Ritos Iniciais:

 

1- ACOLHIDA:

 

Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade de zelar por estas crianças que amamos, mas que Ele amou muito antes de nós. É porque antes de serem nossos filhos eles são filhos de Deus, um dia os apresentamos a Igreja e pedimos para eles o Batismo. Hoje respondemos com eles os compromissos daquele dia e pedimos ao Espírito Santo a graça de assumir melhor o nosso Batismo.

Vamos ficar de pé para receber o sacerdote. Cantemos:

 

2- CANTO INICIAL:

SIM, EU QUERO:

 

Sim, eu quero que a Luz de Deus,

Que um dia em mim brilhou,

Jamais se esconda,

E não se apague em mim o seu fulgor.

 

Sim, eu quero que o meu amor,

Ajude o meu irmão,

A caminhar, guiado por tua mão,

Em tua lei, em tua luz, Senhor.

 

Esta terra, os astros, o sertão em paz,

Esta flor e o pássaro feliz que vê,

Não sentirão, não poderão jamais viver,

Esta vida singular que deus nos dá.

 

Quando eu sou um sol a transmitir a Luz,

E o meu ser é templo onde habita Deus,

Todo o céu está presente dentro em mim,

Envolvendo-me na vida e no calor.

 

Sacerdote: Reunida em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, nossa comunidade acolhe com alegria estas crianças, estes jovens e suas famílias que hoje recordam e renovam os compromissos do seu Batismo. Que todos nós, amparados pela graça de Deus, possamos nos ajudar uns com os outros, adultos e crianças, crescendo juntos na fé e no convívio fraterno. Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre convosco.

Todos: Na alegria de estarmos reunidos no amor, bendizemos a Deus que nos fez todos irmãos.

 

3- ATO PENITENCIAL:

Sacerdote: Por um instante vamos pensar anãs faltas que cometemos e vamos pedir perdão a Deus porque nem sempre temos vivido a fé e a amizade entre os irmãos. Cantemos:

 

LEITURA DO NOME DAS CRIANÇAS QUE COMUNGARÃO PELA PRIMEIRA VEZ.

 

Catequista: Esta vela grande que está acesa é o símbolo de Cristo. Na noite da Páscoa as luzes da Igreja estavam apagadas. Então esta vela grande entrou no meio da escuridão e na sua chama todos puderam acender as suas velas. E a Igreja ficou clara. Esta vela grande, que é o Círio Pascal, é o símbolo de cristo que destrói o pecado, que destrói a morte como a luz acaba com a escuridão. No dia do nosso Batismo, o nosso padrinho segurou por nós uma vela acesa, símbolo da fé em Jesus Cristo. E com a luz da fé em nossa vida que vamos acabar com a escuridão do pecado

A fé que recebemos no Batismo, devemos comunicar aos nossos filhos, para que a luz de Deus ilumine as suas vidas. Por isso, neste momento, um pai, representando todos os pais, acenderá a vela no Círio Pascal e passará luz para outro, que passará a outro, e assim por diante, entregando a vela acesa para seu (sua) filho (a).

 

CANTO:         DEIXA A LUZ DE DEUS ENTRAR

 

Tu anseias hoje mesmo a salvação,

Tens desejo de banir a escuridão,

Abre, pois de par em par teu coração,

E deixa a luz do céu entrar.

 

Deixa a luz do céu entrar, (2x)

Abre bem as portas do teu coração,

Deixa a luz do céu entrar.

 

Cristo, a luz do céu, em ti quer habitar,

Para as trevas do pecado dissipar,

Teu caminho e coração iluminar,

E deixa a luz do céu entrar.

Sacerdote: Conservando a vela acesa na mão, renovemos então, diante da comunidade, as promessas que seus pais e padrinhos fizeram por você no dia do Batismo.

O que vocês pedem a Igreja de Deus?

Todos: A fé.

Sacerdote: E como vivemos a Fé?

Todos: Vivendo o mandamento de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amo".

Sacerdote: Vocês crêem que deus é nosso Pai, que ele nos ama e que tudo faz para nosso bem e a nossa felicidade?

Todos: Sim, cremos.

Sacerdote: Cristo venceu todo o mal que nos afasta de deus, e com suas palavras e seus exemplos nos traçou o caminho para o céu. Vocês querem percorrer este caminho?

Todos: Sim, queremos.

Sacerdote: Jesus cristo é a verdade, em sua vida não houve sim e não, mas somente sim a vontade do Pai. Vocês querem viver a verdade, aceitando sempre a vontade de Deus?

Todos: Sim, queremos.

Sacerdote: O homem é criado a imagem da santíssima Trindade. Vocês querem viver a vida trinitária, imitando o Pai que é doação, o Filho que é aceitação e o Espírito Santo que é amor?

Todos: Sim, queremos.

Sacerdote: Vocês prometem ser cristãos autênticos e viver como Cristo viveu fazendo o bem a todos?

Todos: Sim, prometemos.

Sacerdote: Vocês prometem ser fiéis a Igreja, representante de Cristo na terra?

Todos: Sim, prometemos.

Sacerdote: Agora cada um de vocês, fazendo o SINAL DA CRUZ. (o sacerdote dá a benção com a água do batismo).

Sacerdote: façamos agora solenemente, a nossa Profissão de Fé.

PRECES COMUNITÁRIAS:

Sacerdote: Vamos agora entrar em comunhão com nossos irmãos espalhados pelo mundo na certeza de que Deus atenderá nossos pedidos!

 

  1. Pela Igreja de Deus da qual fazemos parte desde o dia de nosso batismo. Pelo Papa _______________________, por nosso Arcebispo ____________________ e seus bispos auxiliares, por todo clero, em especial por nosso celebrante, Pe._____________, para que ele seja sempre feliz servindo a Deus e aos irmãos rezemos ao Senhor:

 

Todos: Senhor escutai a nossa prece.

 

2. Pelo sacerdote, que foi instrumento de Jesus, para que fossemos batizados, rezemos ao Senhor:

 

Todos: Senhor escutai a nossa prece.

 

3. Pelos missionários, para que anunciem com entusiasmo e corajosamente o evangelho de Jesus aos que ainda não o conhecem, rezemos ao Senhor.

 

Todos: Senhor escutai a nossa prece.

 

4. Por nossos pais que nos chamaram a vida, para que sejam abençoados e recompensado por tudo o que fazem por nós, rezemos ao Senhor:

 

Todos: Senhor escutai a nossa prece.

 

5. Por todas as famílias, para que alimentadas e fortalecidas pelo Pão da Unidade, vivam na paz e na alegria, rezemos ao Senhor:

 

Todos: Senhor escutai a nossa prece.

 

6. Pelas catequistas, para que continuem despertando-nos para um verdadeiro amor a Jesus, rezemos ao Senhor:

 

Todos: Senhor escutai a nossa prece.

 

7. Por nós, que hoje renovamos nosso compromisso de fidelidade a Cristo, para que nunca fechemos nosso coração à graça aos pedidos de Deus, reze ao Senhor:

 

Todos: Senhor escutai a nossa prece.

 

8. Por todas as crianças que neste ano fazem sua Primeira eucaristia para que continuem a aprofundar sua fé, vivendo-a em todos os dias de sua vida, rezemos ao Senhor:

Todos: Senhor escutai a nossa prece.

Sacerdote: Cristo que na vossa vida terrena manifestastes um grande amor pelas crianças, aceitai hoje a pureza de suas intenções, fortificai-lhes a vontade e iluminai sua inteligência para que sejam firmes  aos compromissos que hoje assumem. Guardai-as no vosso amor. Isto vos pedimos em unidade com o Pai e o Espírito Santo.

Todos: Amém!