INTRODUÇÃO

O presente trabalho buscou realizar uma pesquisa com uma certa profundidade e muita coerência  sobre a Religião da  Humanidade ou Postivismo Religioso A incessante  busca de coordenação do sentimento, do pensamento e das  atividades é que  se fundamenta o Positivismo. Colocando sempre os instintos egoístas subordinados aos instintos altruístas. Nessa perspectiva  o presente trabalho mostra de maneira  seria e verdadeira, depois de consultar uma vasta bibliografia da própria igreja  e  de  entrevistar os responsáveis por essa religião, dados  que possibilitam um conhecimento básico do que venha ser a Religião da Humanidade.

Apresentamos os dados históricas que mostram que consequência levaram  Augusto Comte a Religião da Humanidade. Bem como  o seu desenvolvimento na França e no Brasil.

Em seguida,  passamos  a mostrar como se estrutura  da Religião Humanidade:  Começando com a base de ação da religião que é  o CULTO, a parte de maior relevância da religião porque é nela que  acontece a sistematização do DOGMA (segunda parte) e a instalação do REGIME (terceira parte)

Por fim, expomos  a constituição do Catecismo Positivista elaborado  por Augusto Comte. Nele encontra-se a teoria geral e as normas básicas da religião.

Embora  esse trabalho tenha caráter de uma exposição genérica da Religião Positivista, os dados contido nele são de máxima confiabilidade, pois   é resultado de uma pesquisa que seguiu fielmente as fontes que nos foram oferecidas pelos integrante dessa religião nessa cidade.

 

 

 

POSITIVISMO - RELIGIÃO DA HUMANIDADE

 

O Positivismo compreende a religião como a  unidade humana.  Significa ligar todas as partes componentes de cada indivíduo e religá-lo aos demais indivíduos.

Para ser uma religião precisa de duas condições: Amor e fé. Obtém-se o equilíbrio das funções individuais pela supremacia do amor, subordinando o egoísmo ao altruísmo ( amor ao próximo ). A fé religa cada homem aos seus semelhantes. A religião é característica do homem, e é indispensável para vida social porque é principio de unidade.

A máxima do Positivismo está na seguinte frase: " Amor por princípio, ordem por base, o progresso por fim." Os positivista afirma que esta frase é o resumo da Religião Positiva . É tida também como uma fórmula sagrada do Positivismo e usada como prefácio das conferências.

Como toda religião, a Religião da Humanidade desdobra-se em 03 partes, correspondentes  aos três atributos da natureza humana:

  • Culto - regula o sentimento;
  • Dogma - regula a inteligência;
  • Regime - regula a atividade.

 

É necessário dizer que esta religião não se dirige à Deus, já que Deus corresponde ao estado teológico já caduco. O Positivismo não nega a existência de Deus, porém a declara inconcebível, porque o único conhecimento possível se limita aos fenômenos. " O absoluto  é um oceano para o qual precisamos de bússola é vela " Assim afirmou Litrré. Nessa perspectiva o maior ser que o homem pode conhecer é a Humanidade, centro imutável da unidade final, em torno da qual virão agrupar-se todos os seus filhos, movidos  por um mesmo amor, guiados pela mesma fé  e dedicação    a uma mesma atividade.

O Ser-Supremo é  Humanidade,  representada por uma mulher de trinta anos com seu filho nos braços. A humanidade reúne os atributos supremos da natureza humana, máximo de altruísmo e o mínimo de egoísmo, a maior ternura e a maior pureza do tipo da Virgem Mãe, cuja utopia e o resumo do positivismo. A trindade positiva:

Humanidade  - Grão Ser

Terra              - Grão Fetiche

Espaço           - Grão Meio

A Doutrina Positivista vem estabelecer uma harmonia completa no indivíduo, na família, na pátria e na Humanidade. A Religião da Humanidade surge com o objetivo de superar a anarquia moderna.

 

ORIGEM DO POSITIVISMO

Fundador: Augusto Comte ( 1798-1857 ). Foi educado no catolicismo. Perdeu a fé aos 13 ou 14 anos quando estudava no Liceu. Aos 16 anos entrou para a Escola Politécnica - fruto a Revolução Francesa e Revolução Industrial. Por acreditar  que a ciência devia substitui a fé, fundou uma filosofia nova: A Filosofia Científica. O fato mais decisivo para a sua formação foi o estudo do Esboço de um Quadro Histórico dos Progressos do Espírito Humano - Condorcet ( 1743-1794 ), integrante da corrente de pensadores evolucionista, cujo o maior expoente é Gioachino Di Fiori.

Em seguida, A. Comte, faz algumas publicações dentre outros, o Plano de Trabalhos Científicos Necessários à Reorganização da Sociedade, Discurso sobre o Espírito Positivo   e Curso de Filosofia Positiva.. Durante  o ano de 1845-1846, Comte viveu um grande amor, totalmente platônico por Clotilde de Vaux. Desse encontro com Clotilde de Vaux que A. Comte consegue concretizar o seu pensamento religioso. Clotilde permitiu-lhe expressar todos os seus sentimentos e necessidades emocionais. Comte transformou-se então no Gênio inspirador de uma nova religião, cujas ideias se encontram numa extensa obra - Política Positiva ou Tratado de Sociologia ( em quatro volumes )  que foi publicada entre  1851 e 1854. De fato, ele mesmo refere o nascimento do Positivismo Religioso na data de 16 de maio 1845. Junto com Clotilde de Vaux ele havia tido a experiência de um amor puro, que dizer desinteressado, e dele havia sacado a ideia de que em tal amor reside a essência da vida moral e religiosa. Clotilde morreu em 1946.  Porém, Comte, a venerou por toda a sua vida como Santa do Positivismo. Em 1847 ele fundou a Religião da Humanidade e proclama sumo sacerdote da mesma.

 

POSITIVISMO NO BRASIL

A primeira noticia que se tem da Doutrina Positivista no Brasil é de 1865 com a publicação do livro A Escravatura no Brasil de Dr. Francisco Antônio Brandão. Durante muitos anos o Positivismo só foi conhecido entre alguns professores (Sr. Benjamim Constant, Luís Pereira Barreto, entres outros) que utilizavam nos seus cursos as vistas filosóficas de Comte.  Foi na Escola Politécnica do Rio de Janeiro que surgiram os primeiros apóstolos  da nova doutrina.

No início havia m dois grupos de positivistas:

  • Primeiro grupo, denominado Letrista, era ativo, ardente, que escrevia, falava e agia sobre a mocidade das escolas.
  • Segundo grupo era isolado, sem nenhuma preocupação social ou política. Dizia apenas aceitar a totalidade da obra do Mestre.

O Sr. Oliveira Guimarães, professor e matemática e pertencente ao primeiro grupo, propôs a fusão dos dois grupos e a proposta foi aceita. Assim, em 01 de abril de 1876 ( 07 de Arquimedes de 88 ) nasceu a primeira Associação Positivista do Brasil. Foram sócios fundadores os senhores Oliveira Guimarães, Benjamim Constant, Álvaro de Oliveira, Joaquim Roberto de Mendonça, Osvaldo Araújo, Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.

Em 1878, com a morte de Oliveira Guimarães, a primitiva associação passou se a chamar-se Sociedade Positivista do Rio e Janeiro. Elegendo o Sr. Joaquim Ribeiro de Mendonça como novo presidente.

O CULTO POSITIVISTA

Fundamenta-se na rememoração dos ausentes, para exprimirmos  o nosso afeto e a nossa gratidão. Os mortos devem ser evocados com inteira fidelidade, apenas esquecendo-se os defeitos , mas sem exagerar as qualidades.

O Culto consiste, pois, na comemoração dos grandes homens que tem sido, de uma forma ou outra os benfeitores da Humanidade. O culto deve ser a base de toda ação da Religião da Humanidade. Porque só dessa forma, será possível tornar os fiéis aptos para o cumprimento dos deveres, bem como, assegurar com eficácia o Positivismo. É no culto que se dá sistematização do Dogma e a instalação do Regime. E ao culto pertence o predomínio sobre as duas últimas partes.

O culto positivista pode ser Privado ou Público.

- O Culto Privado divide-se em Pessoal - quando é dirigido principalmente à mãe, à esposa e à filha, nossos melhores anjos da guarda  e que despertam e desenvolvem os afetos  generosos no coração do homem - e Doméstico - caracterizado pela realização dos 09 sacramentos sociais. Os sacramentos são os seguintes:

 

1) - Apresentação - consagrando o nascimento;

2) - Iniciação - aos 14 anos quando começa a educação enciclopédica ministrada     pelo sacerdócio;

3) - Admissão - aos 21 anos, marca o início do concurso individual;

4) - Destinação - aos 28 anos, consagra a profissão escolhida;

5) - Casamento - geralmente dos 21 aos 28 anos para as mulheres, e aos 28 aos 35 anos para homens, constitui o principal ato privado; fundando a família, célula da sociedade e fonte de felicidade. Aperfeiçoamento mútuo dos dois sexos em benefício da sociedade;

6) - Madureza - aos 42 anos, mostra a inflexível responsabilidade da fase da vida ativa;

7) - Retiro - aos 63 anos, quando o homem prático, depois de haver indicado o seu sucessor, abandona uma atividade exausta para exercer uma influência consultiva;

8) - Transformação - consagra a morte;

9) - Incorporação - sete anos após a morte, como resultado de um exato julgamento de cada útil existência, sendo os restos mortais solenemente transportados do cemitério civil para jazido perpétuo do Bosque Sagrado que cerca cada Templo da Humanidade.

 

- O Culto Público - será  feito no futuro segundo o Calendário Abstrato.

TEMPLO POSITIVISTA

No altar principal do templo positivista fica a Humanidade, personificada em Clotilde de Vaux, tendo em baixo a imagem de Augusto Comte.

Há 14 capelas interiores consagradas:

 

a) - Moisés, representando a teocracia inicial;

b) - Homero, a poesia antiga;

c) - Aristóteles,  filosofia antiga;

d) - Arquimedes, a ciência antiga;

e) - César, a civilização militar;

f) - São Paulo, o catolicismo;

g) - Carlos Magno, o feudalismo;

h) - Dante, a epopeia moderna;

i) - Gutenberg, a indústria moderna;

j) - Shakespeare, o drama moderno;

i) - Descartes, a filosofia moderna;

l) - Frederico, a política moderna;

m) - Bichat, a ciência moderna;

n) - Heloísa, a santificação feminina.

 

A décima quarta capela é dedicada à santidade feminina. Simbolizando o pensamento ou a sabedoria temos  Tereza D'avila; o sentimento, temos Heloísa e simbolizando uma mulher de ação temos Joana D'Arc.

 

CALENDÁRIO POSITIVISTA

O calendário histórico positivista tem início a partir da Tomada de Bastilha - publicado em 1855. É composto de 13 meses ( quatro semanas cada um ). Consagra-se os meses aos grandes benfeitores da Humanidade, os domingos aos nem tanto, e os dia aos pequenos benfeitores. É uma maneira de eternizar a existência humana. Por exemplo: mês Descartes, domingo Hume, dia Kant.  Os 06 primeiros meses são destinados aos laços fundamentais ( humanidade, casamento; paternidade; filiação fraternidade e domesticidade ). Os 03 meses  seguintes são destinados ao estados preparatórios ( fetichismo, politeísta e monoteísta ). Enquanto que os últimos quatro meses são destinados para as funções normais:

  • Mulher ou providência moral;
  • Sacerdócio ou providência intelectual;
  • Patriarcado ou providência material;
  • Proletariado ou providência geral;

DOGMA  POSITIVISTA

O Dogma é que sistematiza o Culto. Tendo este uma característica profundamente racional, baseado na Filosofia Positiva. Encontra-se no Dogma a concepção geral do mundo e do homem, pelo conhecimento das leis naturais  imutáveis. Nada de causas, princípios e fins. Nunca de explicar o "porque", apenas  se constata o "como" as coisas se passam.

O domínio da ciências compreende a Filosofia Primeira, Filosofia Segunda e Filosofia Terceira.

A Filosofia Primeira  é formada pelo conjunto das quinze leis universais, sob diversas formas, a todas as classes de fenômenos. A Filosofia Segunda é constituída  pelas leis especiais relativas as ciências que estabelecem o conhecimento do mundo e da humanidade. A Filosofia Terceira além de sua constituição geral da Política, ela abrange especialmente as regras práticas da Indústria.

 

LEI DOS TRÊS ESTADOS

Para os positivistas  a lei dos três estados é uma ideia que, apesar de ter se apresentado fortemente em certo período da história, pode acontecer no presente devido a sua continuidade. A História da Humanidade divide-se  em três idades: A Fictícia, A Abstrata e a Positiva. E o espírito humano teve também três tipos de mentalidade.

  • Estado Teológico ou Fictício - teve sua predominância na antiguidade. Nesse período a inteligência explica fenômenos materiais e sobrenaturais. É tido, segundo a visão positivista, como um estado provisório. É uma situação mental em que o homem não concebe coisa alguma além dos corpos que os rodeia e aos quais atribui qualidades humanas. O homem diante do espetáculo da natureza. Bastando-lhe as explicações dos fenômenos. Caracteriza-se pela ação e a vontade dos deuses, é uma maneira de crer no Absoluto. O homem usa a imaginação e não a razão.

 

  • Estado Metafísico ou Abstrato - é um estado transitório, tendo seu auge na Idade Média. É um aperfeiçoamento em relação ao estado anterior. Em lugar de acudir as divindades sobrenaturais; o homem refere os fenômenos naturais a entidade metafísica, causas, substâncias, faculdades, etc. Ainda predomina a imaginação sobre a razão.

 

  • Estado Positivo ou Definitivo - opõe-se aos dois estados anteriores. Renuncia toda explicação tanto imanente como transcendente. Envolve somente com fatos conhecidos pela observação e pela experiência. Renuncia o conhecimento do Abstrato pelo Relativo que é o único objeto acessível à razão. Surgiu na Idade Moderna com uma resposta definitiva ao modelo de estado ideal. Sua principal característica é a de substituir o estudo do absoluto pelo relativo. " Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto." Com isso abandonou-se as discussões estéreis a cerca de problemas sem soluções.

 

O Positivismo, em primeiro lugar, é um empirismo, no sentido de não admitir mas que uma  só fonte de conhecimento: a experiência, mas precisamente a experiência sensível externa. A consciência não existe como faculdade espiritual: é orgânica e por tanto não pode refletir sobre si mesma. Por fim, o conhecimento humano não vai além do plano dos paradigmas, dos resultados obtidos, desse modo a Filosofia Positiva é a verdadeira e a única Filosofia do Espírito. O que caracteriza em si mesmo ao conhecimento científico é o ter por objeto exclusivamente os fenômenos e as leis.

 

REGIME  POSITIVISTA

Para o positivista vida se resume em resignação e atividade. "A submissão é a base do aperfeiçoamento, primeiro físico, em seguida intelectual, enfim e sobretudo moral "

O Regime religioso da Religião da Humanidade dirige o progresso moral. Consiste na ação humana sobre si, compete principalmente à mulher. Enquanto que a Política dirige o progresso material. Consiste na ação humana sobre o mundo, compete principalmente ao homem.

O guia do Regime Positivista é o sacerdócio. Desempenhando a tarefa de conselheiro, consagrado e regulador. De  dirigir homem pelo caminho do bem, fazer triunfar sempre a moral em todas as relações humanas.

O Regime  Positivista divide-se em duas partes:

  • O Regime Privado pode ser pessoal - quando é instituído pela subordinação do egoísmo ao altruísmo. " Viver para outrem." Ou doméstico - quando é feito pela constituição altruística do casamento; cujo o verdadeiro destino é o aperfeiçoamento mútuo dos dois sexos.

Algumas recomendações que contribuirão para aprimorar a família:

 

1) - Viuvez eterna e voluntária;

2) - Educação dos filhos pela mãe;

3) - Sustento a mulher pelo homem;

4) - Supressão de dotes e de heranças femininas;

5) - liberdade de testas ( direção e administração )  e adotar.

O Regime Público divide-se em cívico - repousa sobre a " A dedicação dos fortes pelos fracos e a veneração as fracas pelos fortes" e universal - fundamenta-se n busca da construção de civilização pacífica  e industrial e as relações internacionais se inspirarão na mais fraternal colaboração, em vez de violência, da desconfiança, ou mesmo da competição.

 

O CATECISMO POSITIVISTA

O Catecismo da Religião da Humanidade foi escrito por Augusto Comte em 1852. Sendo esta a obra máxima da religião, pois contém as normas necessárias como deve dirigir a vida de cada fiel. Toda a obra é composta de 13 conferências.

Na  Introdução, contém duas conferências. A primeira trata-se da Teoria Geral da Religião. A segunda, diz respeito a Teoria da humanidade.

A primeira parte, O Culto ( que regula o sentimento ), é composta de três conferências onde encontra-se as explicações básicas para a realização do culto positivista.

A  segunda parte é a Filosofia Positiva ou Dogma, composta também de três conferências que tratam da concepção geral do mundo e do homem pelo conhecimento das verdades naturais imutáveis.

 

A terceira e última parte é o Regime, é composta de cinco conferências e  tendo como objetivo a resignação  a tudo que estiver fora do alcance  intervenção humana.

CONCLUSÃO

Embora encontra-se, hoje, com pouca atração e com poucos seguidores, a Religião da Humanidade  tem muito à oferecer para a atual sociedade. Sobretudo no que diz respeito a construção de uma sociedade  fundamentada nas relações altruísticas.

Nota-se com tamanha clareza que a Religião da Humanidade conserva  valores indispensáveis para pessoas que buscam o aperfeiçoamento e o desenvolvimento altruísta. Aqueles que consideram responsáveis pelo destino do homem  e da sociedade.

Com intuito de uma aperfeiçoamento interior  da natureza humana, tanto moral como intelectual, o Positivismo busca essencialmente estabelecer influências na sociedade. Porque é a partir da existência social que despertam os impulsos de generosidades.

Deixa-nos imensamente agraciados podido ter a oportunidade de realizar uma experiência tão enriquecedora como foi essa pesquisa  sobre  a Religião da Humanidade. 

Dessa forma esse trabalho desperta-nos para uma nova maneira de nos relacionarmos com aqueles que  nos cercam, bem como um maior compromisso com a vida social.  

BIBLIOGRAFIA

COMTE,  Augusto. Calendário    e    Biblioteca   Positiva, (Org.   Miguel   Lemos ).

Tipografia  do  "Apostolado   Pozitivista  do Brasil", Rio de Janeiro, 1902.

 

______________.  Catecismo Positivista. (Trad. Miguel  Lemos).  4ª ed.  Lucas  &  Cia,

Lisboa, 1934.

______________. O Ano  Sem  Par. (Trad.   Raimundo  Teixeira  Mendes).   Tipografia

do  "Apostolado   Pozitivista do  Brasil", Rio de Janeiro, 1900.

EDGER, Henrique. Indicações Gerais Sobre o Positivismo. 2ªed. (Trad. Miguel Lemos).

Tipografia do "Apostolado  Pozitivista do Brasil", Rio de Janeiro, 1902.

LAGARRIGUE, Dr. Jorge.  Positivismo   e  Catolicismo. 2ª ed.   (Trad.  J. J. Felizardo

Júnior). Porto Alegre, 1902.

 

LEMOS, Miguel.    Resumo  Histórico   do  Positivismo   no   Brasil. Tipografia     do

"Apostolado  Pozitivista  do  Brasil",   Rio de Janeiro, 1981.

 

MENDES,   Raimundo   Teixeira.     O   Culto  Católico.    Tipografia   do  "Apostolado

Pozitivista  do Brasil, Rio de Janeiro, 1903.

 

SILVA OLIVEIRA,    Henrique   Batista   da.     Nota   Sobre   o  Positivismo. 4ªed.

Tipografia do "Apostolado   Pozitivista   do Brasil, Rio de Janeiro, 1979.

 

VERNEAUX, Roger.  Historia   De   La  Filosofía   Contemporánea. 5ª ed.   Editorial

Hender  S. A., Barcelona, 1980.

 

VV. AA.  Augusto Comte. Os Pensadores, XII. 4ª ed. Abril Cultural, São Paulo, 1974.