Podemos encontrar nas reduções uma forma de evangelização usada pelos europeus para atingir ,de forma mais sistemática, os índios, tidos por eles como selvagens.

 

Estas reduções consistiam em povoados ou agrupamentos de índios, e tinha como metas principais civilizar os índios e faze-los conhecer as doutrinas cristãs. Segundo a coroa e as ordens religiosas, este era o melhor método para tal tarefa, uma vez que os índios em seu habitat viviam dispersos nas matas e montes.

 

Dentre as ordens religiosas que vieram para a colônia para trabalhar nestas reduções tiverem um papel importante os jesuítas, os dominicanos e os franciscanos .

 

Já desde as primeiras tentativas de fazer tais reduções, foram surgindo as barreiras. Estas barreiras às vezes eram por parte dos nativos, que se recusavam a deixar suas moradias, e outras por parte dos europeus leigos, que queriam se aproveitarem destas reduções para capturar e/ou escravizar os índios, especialmente nas minas, e para tanto forçava estes a irem para estas reduções.

 

Não raro surgiram verdadeiros profetas contra estas injustiças e defensores dos índios, como o padre Bartolomeu de Las Casas. Os próprios índios várias vezes se revoltavam contra os maus tratos recebidos e fugiam.

 

Nas fases das reduções podemos encontrar algumas experiências que deram um bom resultado, como a procura de alguns religiosos de aprender a língua dos nativos para facilitar a comunicação.

 

As reduções possuíam uma organização urbana que dava destaque primeiramente aos serviços religiosos e depois à segurança eB conservação dos índios dentro delas. Nelas todos tinham suas tarefas, sendo que os serviços mais pesados eram dos nativos, que tinham um ritmo diário a ser obedecido.

 

De fato as reduções conseguiram mudar muito da vida pacata dos índios, transformando-os em agricultores e conseguindo estabilizar e conservar as populações indígenas. E como podemos observar no filme "A Missão", as reduções que deram certo foram tomando um rumo independente que não interessava à coroa, o que resultou em conflitos entre os religiosos e os colonos, culminando com o desaparecimento completo das mesmas.

SEMINÁRIO MAIOR DOM JOSÉ ANDRÉ COIMBRA