O Ser Humano Busca o Transcendente

O Ser Humano é um Ser que Busca

 

Psicopedagogia Religiosa

Profª Drª Solange M. F.

 

Faz parte da estrutura do pensamento humano a busca de respostas e o ser humano passa toda a sua buscando respostas para as perguntas que estão em seu interior. Por que tanta pergunta? Porque o ser humano é um eterno insatisfeito com a própria realidade que vai transformando. O homem é um ser livre, aberto e por não ser limitado por sua razão, desejo, imaginação; ser humano revela se incompleto, mas ao mesmo tempo com enormes possibilidades criativas. Ele é marcado pela consciência e pela liberdade. Pela consciência, ele desenvolve a noção de valores, do certo e do errado e como liberdade, percebe-se um ser relacional, de ação, de transformação e essa vivência se dá num contexto histórico.

A dimensão de ser incompleto permite ao homem fazer uma dupla experiência: de insatisfação e de esperança. De insatisfação à medida que percebe seus limites, a transitoriedade de seu presente, a pequenez e insuficiência de seus momentos de felicidade e isso é causa de uma grande ansiedade, visto que o passado não nos pertence e o futuro pertence ao que há de vir, a prospecção e o que nos pertence é unicamente o momento e nós abrimos mão dele. Na verdade o ser humano busca algo que os preenche e para os cristãos, dá se o nome de Transcendente. Essa busca é feita, muitas vezes de uma maneira confusa e isso causa ansiedade e desgaste emocional.

É justamente à distância do Ser (presente real) e do Vir A Ser (futuro/ ideal), que marca o grau de insatisfação, de existência incompleta e é nesse contexto que se revela a dimensão de Espírito no Homem, de Transcendência. No coração humano, aninha-se um desejo profundo de busca ao desconhecido. O sentimento religioso é imanente no homem, isto é, já existe desde sempre e nunca houve um crescimento tão grande de seitas, templos, filosofias de vida, como busca de harmonia, a própria Igreja Católica reascende o coração do homem com a Renovação Carismática, por exemplo.

Um psicólogo social MASLOV diz que o homem busca a sua completude através da superação de algumas necessidades básicas, por exemplo, à medida que o homem supera a fase da: SOBREVIVÊNCIA, (comida, casa, ...) ele sente necessidade de:

SEGURANÇA (social, sair na rua/ afetiva, relacionamento sólido, ...)

REALIZAÇÃO (profissional vocacional ...)

ESTIMA (sentir-se importante/valorizado pelo amigo, chefe, parceiro, ...)

IDEAL está fora do plano natural, onde para o Cristão, chama-se o IDEAL de transcendente.

Por isso o ser humano é um ser que busca e de todas as questões que o homem levanta, três se destacam (de onde venho? Quem sou? Para onde vou?) Essas perguntas são fundamentais, pois dependendo de sua resposta, ela poderá determinar o modo de vida e a relação do homem com os outros seres. Por isso essas perguntas são feitas no singular e não no plural e dentre todas as respostas possíveis onde a Ciência responde com a evolução (macaco), a religião (como sopro de Deus barro) a tradição religiosa surge como a mais duradoura, pois ao se interrogar; o homem abre possibilidade para que ocorra a Revelação, a Manifestação do Transcendente e por mais que nos perguntemos, ainda não há uma resposta humana, por quê???

1º - Se "Tomarmos" o homem como Criatura, nós o admitimos como Dependente de seu Criador, mas não suprime sua liberdade, de dizer NÃO ao seu Criador.

2º Se "tomarmos" o homem como Evolução da Matéria, caímos no vazio existencial, trás uma visão árida do ser humano que: nasce, vive e morre. O ser humano possui uma dupla dimensão de Corpo e Alma Espiritual (é um ser psicossomático), o que não podemos fazer é supervalorizar uma dimensão em detrimento da outra.