Créditos de Ju Lauriano

 

porto-velho-dom-moacir-se-despede-da-arquidiocese-da-capital489x346_686aicitonp16g9drnh415991es019ilaeekac1

 

 

domesmeraldo

 

O dia 3 de março de 2012 será certamente lembrado com carinho por cada pessoa que participou da cerimônia de posse

de Dom Esmeraldo Barreto de Farias como Arcebispo de Porto Velho, capital de Rondônia.

Contrariando as previsões de tempo chuvoso, algo natural ainda nesta época do ano na região norte do Brasil, o dia estava brilhante, seco e quente.

O local escolhido foi o ginásio coberto da Escola das Irmãs de Santa Marcelina, totalmente tomado pelo povo, dentro e fora do recinto, que contava com um telão. De vez em quando soprava um vento suave, lembrando que a presença do Espírito Santo pairava por ali.

Com início pontual às 17 horas e condução do cerimonial arquidiocesano, houve a apresentação dos bispos e padres que vieram de outros estados (veja relação completa no quadro anexo).

Foram feitas saudações de agradecimento a Dom Moacyr e boas vindas a Dom Esmeraldo por parte de representantes das autoridadesCivil e das forças armadas de Rondônia e após a entrega de presentes a cada bispo e suas respectivas falas, deu-se a continuidade da Santa Missa presidida agora pelo Novo Arcebispo empossado, Dom Esmeraldo.

Era de se esperar que o novo Arcebispo fizesse a homilia, a parte da pregação litúrgica, mas foi Dom Moacyr emocionado que declarou que agora como dom Esmeraldo era seu superior, ele o havia designado para essa função e ele deveria obedecer. O agora Arcebispo emérito de Porto Velho iniciou afirmando não saber que era tão "chorão" e que as lágrimas corriam soltas desde o início da cerimônia. Dom Moacyr foi aplaudido em vários momentos. O destaque de sua homilia também é consequência de diálogo com o novo Arcebispo que  lembrou que o início da caminhada na Igreja de Porto Velho coincide com o começo da Quaresma e a pergunta que cada um deve fazer a si próprio em todas as situações é: "Senhor, o que devo fazer?."

Dom Moacyr afirmou que não era acostumado a fazer essa indagação a si mesmo, mas que a partir de agora a faria e exortou a todos que fizessem o mesmo durante toda a caminhada quaresmal. Afirmando que alguém lhe disse que estava com o mal de Parkinson, Dom Moacyr justificou assim a falta de palavras que eventualmente teimavam em fugir de sua mente, mas foi breve em sua fala, terminando por agradecer a todos pela realização da cerimônia.

Na procissão do ofertório, onde se entrega o vinho e o pão foram ofertados também vários objetos de trabalho, como vara de pesca, arcos e flechas e outros produtos que lembram a diversidade das comunidades na região, dos populações tradicionais e dos povos indígenas. Ao receber um cocar indígena, Dom Esmeraldo o colocou brevemente sobre a cabeça, sendo fortemente aplaudido.

O primeiro sábado de cada mês, dentro da devoção católica, é dedicado à Maria, e a homenagem feita à Nossa Senhora logo após a comunhão foi um dos momentos marcantes da celebração. A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Porto Velho, foi conduzida por ex-alunas salesianas que preparam com muito carinho o andor que traziam a imagem de Maria. Ao som do canto "Primeira Cristã", foi lembrado que Maria é o grande exemplo daquela que primeiro aceitou, amou e sofreu por Jesus Cristo.

Finalizando a celebração, Dom Esmeraldo agradeceu citando cada participante, cada convidado, todos os que se empenharam na realização da cerimônia. O novo arcebispo ainda lembrou que logo em seguida haveria uma merenda oferecida a todos.

"Anda com a Palavra e a Palavra te conduzirá". Entre esta e muitas outras citações bíblicas,com voz clara e firme Dom Esmeraldo marca o início de sua missão em Porto Velho e comunidades vizinhas. A capital e região ganham novo impulso evangelizador e ainda mantém sua grande referência, o Arcebispo dos povos da Amazônia, Dom Moacyr Grechi, OSM.

Ganha a Igreja de Porto Velho, ganhamos todos nós, integrantes da abençoada família cristã.

Ju Lauriano

Pastoral da Comunicação Arquidiocesana

Porto Velho - RO

8122-9293 (oi) 8141-9135 (tim)