Sacramento que se destacou aos poucos do sacramento do batismo. É dos chamados sacramentos de unção e durante séculos fazia parte do batismo.

O autor foi Jesus Cristo, quando instituiu o batismo, mas não encontramos em nenhuma passagem da escritura a instituição desse sacramento, mas como a Igreja com seu poder das chaves pode ligar e desligar, acrescentar r distinguir, com o passar do tempo, a Igreja separou do batismo uma parte que era nele contida, que é a confirmação.

Na vigília da Páscoa, os catecúmenos recebiam os três sacramentos - batismo, crisma e eucaristia.

A matéria da confirmação é a unção com óleo do crisma. Porque o óleo se chama crisma, é que às vezes se chama de crisma o sacramento, mas o nome certo é confirmação. Do que? Do batismo. Imprime caráter e por isso só se recebe uma vez na vida.

Para a pessoa ser crismada é condição essencial não ter sido crismada antes.

Caráter - deixa como que uma marca que não se apaga, não se dilui, não se dissolve, ainda que esse sacramento não seja necessário à salvação.

O único sacramento necessário à salvação é o batismo, mesmo que os demais ordem e confirmação, também imprimam caráter.

As Igrejas Orientais continuam até hoje a confirmar junto com o batismo. A Igreja católica latina só faz isso no caso de adulto ou criança já com uso da razão. Os de rito bizantino junto com o batismo, ministram a confirmação e também a eucaristia, esta sob a forma de vinho - portanto, os três sacramentos um em seguida ao outro.

A unção com óleo que se faz no batismo é diferente da do crisma. No batismo é o sinal de que o batizado se revestiu de Cristo como sacerdote, profeta e rei. No crisma, a unção transmite o dom do Espírito Santo.

O mais claro e simples dos sacramentos citados na escritura é o batismo.

- Fazei isto em memória de mim - sacramento da ordem - naquela hora os discípulos foram ordenados.

- Tomai e comei.... - eucaristia

Nos evangelhos não há citação sobre:

- unção dos enfermos, a não ser - ungi os enfermos, há alguém enfermo entre vós...

- penitência - recebei o Espírito, os pecados perdoados....

 

No livro dos Atos dos Apóstolos encontra-se que o diácono Filipe foi para a Samaria e batizou e Pedro impôs as mãos e transmitiu o Espírito Santo - aqui se percebe que a realidade já existia desde os tempos apostólicos.

Para nós a escritura não é a única fonte, há ainda a tradição e o magistério.

Para os protestantes, a fonte é só a escritura.

Para os ortodoxos, é a escritura e a tradição.

Jesus instituiu o sacerdócio e a Igreja o desdobrou em graus. Somente os apóstolos é que receberam a plenitude do sacerdócio.

Tito e Timóteo eram Bispos itinerantes que verificavam como funcionavam as comunidades criadas por Paulo (uma espécie de corregedoria da Igreja).

Ler livro dos Atos - aparições de Jesus, a cada sete dias, sempre no primeiro dia da semana - dies domine - dia do Senhor - Domingo.

Ministro Ordinário - o Bispo

Ministro Extraordinário - o presbítero porque precisa ser sacerdote. A faculdade do presbítero pode ser dada de forma ordinária.

 

Os maronitas, melquitas e alguns outros orientais são batizados e crismados ao mesmo tempo.

 

Função do padrinho - análoga ao do batismo, mas no batismo, o padrinho responde pelo afilhado e, portanto é mais importante. Na crisma presume-se que o crismando seja capaz de pensar sozinho. Deveria ser o mesmo padrinho do batismo e é um representante, que apresenta a pessoa para ser crismado e também acompanhar os passos do crismando.

Os requisitos são os mesmos dos padrinhos de batismo. Tanto pode ser uma pessoa como um casal.

Pode-se dar o sacramento da confirmação sob condição como no batismo e disso se faz um registro na paróquia, em duas vias, e uma delas vai para a Cúria Diocesana.