Pela sagrada Unção dos Enfermos e pela oração dos presbíteros, a Igreja toda entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e salve. Exorta os mesmos a que livremente se associem à paixão e à morte de Cristo e contribuam para o bem do povo de Deus.

No curso dos séculos, a Unção dos Enfermos foi cada vez mais conferida exclusivamente aos agonizantes. Por causa disso, recebeu o nome de - Extrema unção - . Apesar desta evolução, a liturgia jamais deixou de orar ao Senhor para que o enfermo recobre a saúde, se tal convier a sua salvação.

O sacramento da Unção dos Enfermos è conferido às pessoas acometidas de doenças perigosas, ungindo-as na fronte e nas mãos com óleo devidamente consagrado - óleo de oliveira ou outro óleo extraído de plantas. -, dizendo uma só vez: Por esta santa unção e por sua piissima misericórdia, o Senhor venha em teu auxilio com a graça do Espirito Santo, para que, liberto de teus pecados, Ele te salve e, em sua bondade, alivie teus sofrimentos.

A Unção dos Enfermos, não è um sacramento só daqueles que se encontram às portas da morte. Portanto, tempo oportuno para receber a Unção dos Enfermos è certamente o momento em que o fiel começa a correr perigo der morte por motivo de doença, debilitação física ou velhice.

O principal Dom deste sacramento è  uma graça de reconforto, de paz e de coragem para vencer as dificuldades próprias do estado de enfermidade grave ou da fragilidade da velhice. Esta graça è um Dom do Espirito Santo que renova a confiança e a Fe em Deus e fortalece contra as tentações do maligno, tentação de  desânimo e de angustia diante da morte. Esta assistência do Senhor pela força de seu Espirito quer levar o enfermo à cura da alma, mas também à do corpo, se for esta a vontade de Deus. Alem disso, se ele cometeu pecados, eles lhe serão perdoados. Tg. 5,15

Cada vez que o cristão cair gravemente enfermo, pode receber a sagrada unção Da mesma forma pode recebê-la novamente se a doença se agravar

Só os bispos e padres podem administrar o sacramento da Unção dos Enfermos.

A graça especial do sacramento da Unção dos Enfermos tem como efeitos:

-   A união do doente com a paixão de Cristo, para seu bem e o bem de toda a Igreja;

-   O reconforto, a paz e a coragem para suportar cristãmente os sofrimentos da doença ou da velhice;

-   O perdão dos pecados, se o doente não pode obtê-lo pelo sacramento da Penitência;

-   O restabelecimento da saúde, se isso convier à salvação espiritual;

-   A preparação para a passagem à vida eterna.

 

 

O Viático è a Eucaristia dada ao doente em estado grave ( a ultima Comunhão) como alimento e força para o caminho em preparação à morte.

 

O Concilio de Trento (1545) confirma o sacramento instituído por Jesus Cristo, sugerido em:

 

Mc. 6,13 - Expeliam muito demônios, ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam.

 

Tg. 5,13-15 - Alguém entre vos esta triste? Reze! Esta alegre? Cante! Esta alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam orações em nome do Senhor. A oração da Fe salvara o enfermo e o Senhor o restabelecera. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados.