Culto a Deus em toda a parte - Deus é o senhor de todo o mundo, está em toda a parte e deve ser adorado em todo lugar. Cf., Jo. 4, 21-24; At 17,24.Contudo, ele quer que lhe sejam consagrados lugares especiais, e as Religiões de todos os tempos tiveram esse costume..

Por vontade expressa de Deus, os judeus construíram lugares para render culto sagrado. Primeiro  eram os Patriarcas que levantavam um rústico altar onde o Senhor se havia manifestado. Mais  adiante Moisés constrói o Tabernáculo onde a glória divina aparecia visivelmente. Salomão edifica um suntuoso Templo em Jerusalém, destruído e reedificado várias vezes, se tornou o centro do culto israelita, Jesus o freqüentou.

Os lugares sagrados para os cristãos. - O Código Canônico divide os lugares sagrados em duas espécies: lugares para a celebração do culto e lugares para a sepultura dos corpos.Igreja e oratórios e cemitérios.

Lugares do culto cristão. - Até o Imperador Constantino ter outorgado ao Cristianismo o reconhecimento de Religião legal,os cristãos não podiam levantar edifícios ao ar livre para o seu culto. As reuniões litúrgicas faziam-nas em lugares subterrâneos (as Catacumbas, em Roma) e nas casas particulares.

As Igrejas.- A atual legislação eclesiástica divide os lugares de culto em igrejas e oratórios.

A Igreja ou templo é um lugar dedicado exclusivamente à celebração do culto divino, consagrado ou bento pelo  Bispo. É para serviço de todos os fiéis sem distinção. Lá se celebram as assembléias litúrgicas principais: o culto dominical de ouvir a Missa e receber a instrução religiosa, escutar a palavra de Deus e praticar outros atos de culto. Cada igreja tem um sacerdote responsável. Pode ser: catedralícia, basilical, paroquial, conventual, santuário, etc. O Bispo é quem dá a licença para edificá-la e vigia para que o culto nela seja praticado legalmente. Não pode ser usada para serviços profanos. Cf. 1161-1187  (cc. 1214-1222/1258).

Dentro da igreja o ponto central para o culto é o altar, que pode ser consagrado ou bento pelo Bispo; fixo ou móvel. Para poder celebrar Missa era preciso que no altar houvesse uma relíquia de algum Santo num pequeno ofício chamado sepulcro. Era  continuação da praxe dos primeiros séculos da Igreja de celebrar a Missa acima do sepulcro de um Mártir (Cf cc. 1255-1239) (1197-1202). Porém, a obrigação de celebrar a Missa em altar com relíquia de algum Santo, fica quase suprimida nos últimos documentos da Santa Sé.

Os oratórios. - O Código divide-os em três classes: públicos, semi-públicos e privados.Vulgarmente chamamo-los de capelas. O oratório público está para serviço de todos os fiéis, mas não com a amplitude da igreja.

Os semi-públicos são reservados a algum grupo de pessoas, mesmo que também outros possam assistir. O oratório privado é concedido a uma família como privilégio em agradecimento por serviços prestados à igreja. Em dias festivos só cumprem com a obrigação de ouvir a Missa as pessoas daquela família, Porém, ficam excetuadas algumas grandes solenidades, devendo, todos ouvi-la na igreja. É a Santa Sé que concede esse privilégio, após a informação favorável do Bispo.