Os doze apóstolos ainda vivem entre nós

Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior - PUC-SP - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ao celebrar os 50 anos da sessão inaugural do 21º. Concilio Ecumênico Vaticano II recordamos a importância de tal evento eclesial que transcorreu do dia 11 de outubro de 1962 até 08 de dezembro de 1962, na presença de 2448 padres conciliares com direito a voz e voto. Por conta disso será inaugurado um ano santo da Fé para fazer memoria deste evento eclesial.

Retomei a lista dos presentes naquela data e verifico que no dia de hoje, 14 de janeiro de 2012, estão vivos 46 destas testemunhas da primeira sessão, 55 da segunda sessão, 67 da terceira sessão, e 78 padres da quarta sessão, e entre todos é significativo que haja dez bispos conciliares brasileiros vivos. Foi certamente o evento central do século XX e um marco para a caminhada da Igreja nestes últimos cinquenta anos.

Dos atuais 5207 bispos vivos hoje no mundo, 46 destes bispos foram à primeira sessão conciliar em todas as suas aulas e votações, 55 na segunda, 67 na terceira, e 78 foram à última (muitos estiveram nas quatro sessões e outros em algumas delas). Fiz uma minuciosa pesquisa e verifiquei que dos atuais 468 bispos que estão vivos no Brasil entre os diocesanos e eméritos temos dez bispos vivos que estiveram ao menos em uma das quatro sessões conciliares além dos dois peritos citados abaixo.

O Brasil enviou de 11 de outubro de 1962 até 08 de dezembro de 1965, um total de 243 bispos e prelados para participar das quatro sessões conciliares, acrescidos do trabalho de nove peritos (teólogos, biblistas, liturgistas, comunicadores e canonistas) e ainda da presença oficial de um leigo (senhor Bartolo Perez) como membro dirigente da JOC e operário de uma fábrica na Moóca, bairro da zona leste paulistana.

Usarei da nota eclesial da apostolicidade (una, sancta, catholica e apostolica) para chamar este grupo de digno e belo sucessor do colégio dos doze apóstolos. Será como que uma bela parábola de seu testemunho e de sua presença memorial entre nós brasileiros, que somos mais jovens e deles recebemos esse tesouro que foram os 16 documentos conciliares. São estes doze brasileiros como que a memória viva da Igreja que recebe sempre a tradição, a celebra na unidade e faz vida na história e finalmente a projeta como utopia no seguimento de Jesus pelas asas do Espírito Santo obedecendo fielmente ao Pai Santo de Amor. Tudo na Trindade.

Eis a lista dos padres (bispos) conciliares vivos do Brasil e no Brasil:

1.                  Dom Armando Círio, OSI, arcebispo emérito de Cascavel-PR, nascido em 30/4/1916, atualmente com 95,69 anos de idade, participou da 1ª. e da 3ª. sessões do Vaticano II. Vive atualmente em Cascavel-PR.  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2.            Dom Jaime Luiz Coelho, arcebispo emérito de Maringá-PR, nascido em 26/7/1916, atualmente com 95,45 anos de idade, participou de todas as quatro sessões 1ª, 2ª, 3ª e 4ª do Vaticano II. Vive atualmente em Maringá-PR. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

3.         Dom Servílio Conti, imc, prelado emérito de Roraima-RR, nascido em 19/10/1916, atualmente com 95,22 anos de idade, participou da 4ª. sessão do Vaticano II. Mudou-se recentemente de Torino-Itália para a Casa Paroquial de Aparecidinha, próximo da cidade de São Manuel - SP CEP 18650-000 - SP, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

4.            Dom (Frei Caetano) Antonio Lima dos Santos, ofm capuchinho, bispo emérito de Ilheus-PR, nascido em 26/10/1916, atualmente com 95,20 anos de idade, participou de todas as 4 sessões 1ª., 2ª., 3ª, e da 4ª. do Vaticano II. Deixou o ministério sacerdotal e vive atualmente em Governador Valadares-MG atuando como professor e tradutor. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

5.            Dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba-PB, nascido em 15/03/1919, atualmente com 92,81 anos de idade, participou da 1ª., 2ª., 3ª, e da 4ª. sessões do Vaticano II. Vive atualmente em Belo Horizonte-MG. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

6.            Dom Eugenio de Araújo Sales, cardeal arcebispo emérito do Rio de Janeiro-RJ, nascido em 08/11/1920, atualmente com 91,16 anos de idade, participou da 1ª., 2ª., 3ª, e da 4ª. sessões do Vaticano II. Vive atualmente no Rio de Janeiro - RJ. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

7.            Dom Waldyr Calheiros Novaes, bispo emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda-RJ, nascido em 29/7/1923, atualmente com 88,44 anos de idade, participou da 3ª. e da 4ª. sessões do Vaticano II. Vive atualmente em Volta Redonda-RJ. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

8.            Dom Serafim Fernandes de Araújo, cardeal arcebispo emérito de Belo Horizonte-MG, nascido em 13/08/1924, atualmente com 87,40 anos de idade, participou da 1ª., 2ª., e da 4ª. sessões do Vaticano II. Vive atualmente em Belo Horizonte-MG. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

9.            Dom José Mauro Ramalho Alarcón Santiago, bispo emérito de Iguatu-CE, nascido em 14/05/1925, atualmente com 86,65 anos de idade, participou da 1ª., 2ª., 3ª. e da 4ª. sessões do Vaticano II. Vive atualmente em Iguatu-CE. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

10.          Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, arcebispo emérito de Goiânia=GO, nascido em 10/06/1926, atualmente com 85,58 anos de idade, participou da 4ª. sessão do Vaticano II. Vive atualmente em Inhumas-GO. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Aqui os nomes dos dois peritos vivos:

1-            Zeferino Jesus Barbosa Rocha, atualmente na UNICAP-PE em Recife.

2-            Luis João (Guilherme) Baraúna, vive atualmente aposentado em Ribeirão Preto, com 83 anos de idade.

Aí estão entre nós, vivos, estes doze apóstolos de Jesus, que participaram do Pentecostes eclesial do qual podemos nós outros dizer que somos os filhos, os netos quiçá já estejam a nascer os bisnetos como os herdeiros do belo evento do Espírito Santo no meio do mundo.

Deus seja louvado por isso e pelo testemunho de cada um deles!

Abraços e feliz ano jubilar a todos nós e a cada um deles lembrando de suas singulares pessoas em primeiríssimo lugar. O mais para nós e os que vem depois de nós é viver o que a Lumen Gentium nos propos, o que a Dei Verbum iluminou e o que a Gaudium et Spes fez ressoar: que sejamos os humildes servidores do Evangelho de Jesus Cristo na vida do povo de Deus, em comunhão e participação rumo ao Reino de Deus nesta pátria brasileira.