II- Fato:

Ler: Jo. 11,17-27

Diálogo de Jesus com Marta:

Lázaro morreu; a irmã aproxima-se de Cristo e diz-lhe:

-          Senhor, se tivesses aqui, o meu irmão não teria morrido.

Jesus responde-lhe: - Teu irmão ressuscitará.

-          Sei que ressuscitará no último dia, diz Marta.

-          Eu sou a ressurreição e a vida; o que crê em mim, mesmo que morra viverá, e todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá para sempre. Crês isto?

-          Sim, Senhor, eu creio que tu és o Messias, o Filho de Deus que veio a este mundo.

 

-          Segundo estas palavras de Cristo, a raiz da vida cristã e a sua base ou fundamento é a FÉ. Aquele que crê em Cristo começa a viver; e esta vida, nascida da fé, perdura mais além da morte. Desta raiz da vida cristã que é a fé, vou falar a vocês agora.

Colocamos a primeira pergunta sobre a vida: Que é vida cristã ? Dando uma resposta dizemos que a vida cristã é primeiramente crer (fé)... Como diz São Paulo, o primeiro passo que tem de dar o que se aproxima de Deus é este: Crer (Heb. 11,6) "Ora, sem a fé é impossível agradar a deus; porque quem se aproxima de Deus deve crer que ele existe e recompensa aqueles que o procuram".

 

Vamos tentar desfazer, talvez, algumas idéias equivocadas que alguns possam ter da vida cristã, julgando que esta consiste num conjunto de práticas, de orações, de recepção de sacramentos, de observâncias de mandamentos... etc. Tudo isso é certo, mas com isso e antes de tudo isso está a fé; se não existir a fé, tudo o mais é estéril, como uma árvore sem raiz, sem seiva. O próprio Jesus disse "Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos" (Mt. 19,17), disse ainda antes de tudo isso: "Aquele que crer e for batizado será salvo..." (Mc. 16,16) - Primeiramente: aquele que crer: A Fé.

Antes de prosseguirmos vejamos a definição tradicional da fé:






É a virtude teológica, infusa por Deus, pela qual aceitamos firmemente todas as coisas que Deus revelou e nos são propostas pela Igreja para crer, por causa da autoridade do próprio Deus que revela".

 



"a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". (Hebreus 11,1)