II- Conteúdo:

 

1-      A fé é um encontro com Deus

A fé não é um simples conhecimento de Deus; a fé é um encontro com próprio Deus; encontro num diálogo.

O homem, desde a sua origem, vai descobrindo muitas coisas, mas por si mesmo não entra na esfera da luz. Vive num país de sombras. A escuridão da sua origem e a escuridão do seu destino oprimem-no com angústia e até com o desespero (Vat. II, G. et S. nº 3,10,18).

As trevas envolvem e até esmagam o homem. A experiência de séculos foi dizendo que o homem, por si, só, não pode sair deste enredo, por mais que avance o progresso.

Mas há alguém que ama o homem, que pensa nele, porque o ama lhe fala: DEUS. É ele que toma a iniciativa; antecipa-se a dar sinais de si mesmo, a abrir o diálogo com o homem. É o primeiro passo na fé.

 

Deus vem ao encontro do homem

Esta iniciativa de Deus se registra na História da Salvação através de diferentes manifestações:

- Criação... especialmente do homem e da mulher...no início o paraíso... pecado... mais tarde a destruição de quase toda a humanidade.

- Aliança com Noé... Um novo pacto, a partir desta família que foi salva no dilúvio e a esperança de que eles fossem uma  nova criação.

- Aliança com Abraão, Pai de um novo Povo... um povo escolhido por Deus... Deus quer preparar bem um povo e deste haveria de nascer um salvador.

- Aliança com Moisés e a História do povo de Israel... a saída prodigiosa do Egito... a travessia do mar Vermelho... Deus acompanha povo pelo deserto... supera a fome... a sede... a idolatria... nova aliança com as tábuas da lei... deveria ser as cláusulas da Aliança.

- A ação dos profetas, já que o homem sempre de novo caía na idolatria e se afastava do Deus verdadeiro.

- Por fim, falou-nos em Cristo Jesus.

- Deus abre-se aos diálogo, mediante a sua Palavra. É um dom de Deus ter querido comunicar-se aos homens. Por isso veio uma luz intensa que brilhou nas trevas dos homens (Jo. 1,5 ). Veio de alguém que desde toda a eternidade existia no outro lado da fronteira, na esfera da luz. (Jo. 1,2-4)

 

a) Deus fala-nos em Cristo: é a grande comunicação de Deus ao homem; neste fato salvador, que é a incarnação, e sobretudo a morte e ressurreição de Cristo, é que Deus nos fala de maneira última e definitiva.

b) Em Cristo nós damos a resposta de fé a Deus: Crendo nele que é a Palavra viva de Deus, cremos plenamente em Deus, aceitamos todo o diálogo de Deus, tudo o que Deus nos quis revelar de Si mesmo. Crer é receber, aceitar Cristo (Jo. 1,12), ir a Cristo (Jo. 6,37), ser seu discípulo (Jo. 8,31), morar nele (Jo. 6,56). Portanto Cristo é o autor e consumador da fé (Heb. 12,1-2).