A)
1- Conhecer, em seus pormenores, o setor de trabalho que está sob sua coordenação.
2- Conhecer todas as pessoas, funcionários ou voluntários que estão sob a sua coordenação e tem a missão de fazer o que a empresa necessita com qualidade.
3- O coordenador é a chave de ignição que faz o carro funcionar harmonicamente. É o primeiro que chega e é o último que sai.
- É o ponto de referência para todos do seu setor, por isso não deve se ausentar do seu setor.
4- Deve evitar a fama de "bonzinho", mas deve coordenar com humildade, docilidade, serenidade, energia e firmeza sem dar a entender que tem seus privilegiados.
5- O coordenador deve conhecer a fundo o trabalho de seus coordenados. Do contrário, ele perde a credibilidade e os seus coordenados riem em suas costas: "Não entende e quer mandar".
(próximo encontro: iniciar o conhecimento da amplitude do trabalho em nosso caso)
B)1- O coordenador da Comunidade Eclesial deve ser o ponto de equilíbrio dos funcionários e gerar segurança e tranqüilidade para a equipe de padres que atuam na Comunidade Eclesial.
2- A Comunidade Eclesial é a igreja que acolhe. Ela deve ser bem organizada em sua pastoral, economia, administração e de modo especial no atendimento a comunidade que as outras comunidades que compõem a paróquia (a rede de comunidade) se espelhem nela.
3- Os primeiros responsáveis por essa organização são o pároco, vigários paroquiais e o coordenador.
4- Para que a coordenação exerça bem sua missão deve ter conhecimentos litúrgicos, bíblicos, teológicos, leis trabalhistas, relações humanas, etc e de modo especial conhecer o diretório pastoral, , às diretrizes pastorais da Arquidiocese.
5- A Comunidade Eclesial é ponto de convergência numa rede uma com a outra constituindo a verdadeira paróquia para os nosso dias como nos pede Aparecida.
6- As celebrações são realizadas na Comunidade Eclesial.
7- Por isso a Comunidade Eclesial tem o DEVER e a OBRIGAÇÃO de proporcionar a melhor ACOLHIDA possível e todos que a procuram. E O PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR ESSA ACOLHIDA É O COORDENADOR. Ele é que coordena os funcionários e voluntários que fazem tudo isso acontecer.
8- O coordenador deve estar em contínuo contato com cada funcionário, com cada voluntário, avaliando, na serenidade, o seu trabalho, de modo especial no que diz respeito à ótima acolhida. (Veremos depois o que é uma ótima acolhida).
9- A presença do coordenador junto ao funcionário ou voluntário deve proporcionar-lhes serenidade, segurança e alegria. Se a presença do coordenador causa nervosismo, repulsa, algo errado está acontecendo.
10- O PRIMEIRO E GRANDE RECEPCIONISTA DE COMUNIDADE ECLESIAL DEVE SER O COORDENADOR(A).
11- Ele deve ser o primeiro a chegar para abrir a porta e acolher cada funcionário com um abraço carinhoso desejando a cada um bom dia de trabalho.
12- Diante de qualquer problema e de qualquer natureza, ele nunca deve alterar a voz e encarar tudo com serenidade, equilíbrio, bondade, mas energia e firmeza. O grito é sinal de quem não tem argumento.