Alguns anos, Mr. Thompson voltou para a Igreja Católica. Sua conversão foi sincera, mas um grande sofrimento o oprimia desde então; no tempo em que vivia afastado da Igreja, recusara-se terminantemente a permitir o batismo de seus filhos e uma de suas filhas havia morrido sem o batismo. O sentimento de culpa pesava-lhe tremendamente na alma.

Um dia falou-me ele da sua grande tristeza e me perguntou: "O que poderei fazer por minha filha?" - "Reze por ela", respondi-lhe. "Mas como pode valer-lhe a minha oração, já que morreu sem o batismo?" "Reze apesar disso e recomende a sua filha à bondade de Deus!" "Deus a quem todas as coisas estão presentes e que já previu sua oração futura, terá salvo sua filha de qualquer maneira. Mister Thompson despediu-se consolado e começou a bombardear o céu com orações por sua filha. Resolveu rezar todos os dias, até sua morte, o rosário inteiro nesta intenção.

Eu já havia esquecido esse caso, quando após muito tempo, o bom homem me veio visitar fora de si de alegria: "Eminência, minha oração foi realmente atendida! Deus salvou minha filha; ela está no céu! E começou  a contar. Ontem visitou-me Betsy, nossa ex-doméstica que, há muitos anos, até pouco antes da morte de minha filha, estava a nosso serviço. Quando percebeu que eu me havia tornado católico, ela ficou muito contente e exclamou: "Como deus é bom!" Há tanto tempo rezo por sua conversão e agora tenho a graça de vê-la confirmada! Falamos de diversas coisas entre as quais da grande preocupação que me pesava na alma com relação à minha filha Myrthe. Mas o senhor acha que todas as suas proibições foram respeitadas? Eu não me importei com suas imposições e mandei batizá-la, antes que morresse. Era de noite, na festa da Assunção da Mãe de Deus; e pedi que o padre a batizasse com o nome de Maria", disse ela, acrescentando: se tiver alguma dúvida peço que vá à casa paroquial, onde poderá tirar o atestado de batismo da pequena Maria.

Dizendo isso, meu amigo tirou do bolso o documento e, cheio de carinho e emoção, desdobrou-me o atestado de batismo, que o Padre vigário lhe fornecera. A oração de Mr. Thompson tivera, pois, efeito "retroativo".

(Relato do Cardeal Hayes de New York, em sermão dominical - colaboração da Comunidade Serra de Niterói, RJ in O SERRA)