1)               Muitas pessoas acham que as igrejas inventaram o dízimo. Ele não foi inventado por nenhuma igreja, está na palavra de Deus, a Bíblia. Nela encontramos mais de 80 passagens falando sobre o assunto. Eis algumas delas pra você conferir: Gn 14,18-20; 28, 20-22; Nm 18, 25-32; Dt 12, 6.11.17; Lv 27, 30; Dt 14, 22-29; Ml 3, 5-10; Tb 1, 6-8; Mt 23, 23; 2Cor 9, 6ss.

2)               Só o conhecimento da Palavra de Deus não é suficiente para você entender o que é o dízimo. O demônio conhece profundamente a palavra de Deus e, no entanto detesta Deus e nunca foi dizimista.

3)               É necessário conhecer a palavra de Deus, mas é também necessário crer nessa palavra. A partir da fé eu vou entender o projeto de Deus sobre o dízimo, vou entender o que Jesus ensinou e propôs para mim sobre o dízimo.

4)               A fé não é sentimento. É adesão à pessoa de Jesus e à sua mensagem, ao seu projeto. Aderir à pessoa de Jesus é aceitar Jesus em sua vida de cada dia; aderir à mensagem, ao projeto de Jesus é colocar em prática no dia a dia de nossa vida tudo o que Jesus ensinou. O dízimo faz parte do ensinamento de Jesus.

5) O Dízimo:

- Não é taxa

- Não é imposto

- Não é ajuda

- não é esmola

- não é donativo

As pessoas fazem isso por obrigação ou solidariedade humana. As taxas e impostos somos obrigados a pagar ao governo ou às repartições públicas. Ajuda, donativo mesmo as pessoas que não tem fé praticam esse ato de solidariedade humana. O dízimo não é nada disso.

6)               O dízimo é a partilha feita por mim como expressão de minha fé em Jesus. Eu creio em Jesus, eu sigo a Jesus. Se creio em Jesus eu sou seu seguidor, devo fazer minha partilha que é o meu dízimo.

7)               O dízimo é um ato de amor a Deus. Nós devolvemos a Deus uma parte de tudo aquilo que Ele nos dá. Nós não pagamos o dízimo, já que tudo que somos e temos pertence a Deus. Quando morremos não levamos nada. É sinal de que nada é nosso.

8)               O dízimo é um ato de gratidão para com Deus. É um meio concreto de agradecer a Deus por tudo que Ele nos deu e nos dá. Nós manifestamos nossa gratidão a Deus, não só através de palavras e orações mas por um gesto concreto, entregando nosso dízimo.

9)               O dízimo é um ato de Fé. Só deve entregar o dízimo aquela pessoa que crê em Jesus. O dízimo é expressão concreta da fé. Quem entrega o dízimo como pagamento, como taxa, como esmola etc, primeiro paga as contas do mês, depois se sobrar vai ver se pode entregar o dízimo. Quem entrega o dízimo como expressão de sua fé, no fim do mês primeiro separa o que é de Deus e entrega como dízimo e depois faz outros paga- mentos. Essa pessoa crê que seu dízimo não vai lhe fazer falta e Deus lhe dará em dobro.

10)  O Dízimo é:     - Partilha

- Ato de amor

- Ato de gratidão

- Ato de fé

Esse é o dízimo que Deus pede em sua Palavra que é a Bíblia.