A Via-sacra é uma das devoções populares mais puras, pois reúne-se em si:
• O acontecimento histórico do caminho do Calvário;
• A imagem, a ação externa do andar, a disposição interior do arrependimento, a contemplação e a criatividade que vem do espírito de fé;
• Um caminho para se aproximar da Divina Misericórdia.
A prática da Via-sacra nos ajudará a viver mais profundamente a paixão e a morte de Jesus Cristo e sua vida cristã.

Pelo sinal da Santa Cruz. Livra-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos.

(Oferecimento)
Todos: Jesus Cristo, nós queremos acompanhar-vos pelo caminho que Vós percorrestes com a cruz para nos salvar. Queremos refletir-nos vossos sofrimentos e sentir pena e gratidão por eles. Fazei-nos sentir a dor de nossos pecados e reforçai em nós o propósito de não mais nos ofender. Virgem Maria, companheira fiel de vosso filho até a morte da cruz, ajudai-nos a participar com fé e devoção desta Via-sacra.

 

1ª ESTAÇÃO: JESUS É CONDENADO Á MORTE.

Canto:
Ao morrer crucificado./Teu Jesus é condenado.
Por teus crimes pecador./Por teus crimes pecador.

V.Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R.Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

Os sumos sacerdotes levaram o povo a pedir a condenação de Jesus.Por isso, gritaram a Pilatos: "Se deixares Jesus livre, é porque não és amigo de César."Ao ouvir estas palavras, Pilatos apresentou Jesus ao povo e disse aos Judeus: "Ai está o vosso rei!"E eles gritaram: "Crucifique-o" E Pilatos lhes entregou Jesus para que fosse crucificado (Jo 12,14-16)

Todos: Jesus, sendo inocente, é condenado á morte por um tribunal que simboliza toda a espécie de injustiça, covardia ou inibição.
Eles: Ajudai-me, Senhor, a ser compreensivo e a não me condenar por meus pecados e nem me condenar por meus pecados e nem condenar minha família! Fazei com que eu viva essa união com minha esposa dialogando, ouvindo-a e respeitando suas limitações, pois somos todos limitados. Perdão, Senhor.
Elas: Senhor, que eu também, assim como meu esposo, dialogue, ouça e respire suas limitações. Perdão, Senhor.
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

 
2ª ESTAÇÃO: JESUS CARREGA SUA CRUZ

Canto:
Com a cruz é carregado./E do peso acabrunhado.
Vai morrer por teu amor./ Vai morrer por teu amor.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R. Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

Levaram, pois, Jesus. Carregado sua cruz, saiu para o lugar chamado o Crânio, em hebraico Gólgota. (Jo 19,17)

Todos: Ó meu Senhor, ao te contemplar com a cruz ás costas, recordo-me de vosso convite evangélico: "Se alguém quiser me seguir, que negue a si mesmo, tome a sua cruz e venha atrás de mim" (Mt 14,24)
Eles: Senhor, fazei com que eu leve com valentia as cruzes pequenas ou grandes que o Pai enviar. Não permitais que eu sobrecarregue minha esposa com a cruz da indelicadeza, da raiva, da falta de diálogo, da intolerância. Perdão, Senhor.
Elas: Senhor, que eu aceite todas as cruzes que o Pai me enviar, que eu seja parceira de meu esposo, não sobrecarregando meus ombros com a cruz do ciúme, da intolerância, do mau humor. Perdão,Senhor.
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

3ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ.

Canto:
Pela Cruz tão oprimido./Cai Jesus desfalecido.
Pela tua salvação./ Pela tua salvação.

V.Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R.Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

Os Evangelhos nada dizem a respeito das quedas de Jesus a caminho do Calvário. O povo piedoso cristão imaginava que ele tenha caído três vezes. E a tradição da Igreja de Jerusalém diz que "ele caiu várias vezes pelo caminho".

Todos: Meu Jesus, vós me ensinais, caído sob o peso da cruz, que nem sempre poderei caminhar de pé, cheio de ânimo. Um dia ou outro, cairei cansado, me desanimarei, me sentirei sem forças.
Elas: Senhor, fazei com que eu me lembre de vós e saiba tomar de novo minha cruz, quando eu não der carinho, amor, compreensão a meu esposo, e com isso faço com que ele caia várias vezes ao chão.Perdão, Senhor.
Eles: Senhor, quantas vezes permiti que minha esposa caísse, por causa do meu silencio, de minha indiferença, de minha falta de compreensão a meu esposo, e com isso faço com que ele caia várias vezes ao chão. Perdão, Senhor.
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.


4ª ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA SUA MÃE

Canto:
Vê a dor da tua mãe amada./ Que se encontra desolada.
Com seu filho em aflição./ Com seu filho em aflição.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R.Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

Quando Jesus foi levado ao templo, Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: " Este menino vai causar a queda e a elevação de muitos em Israel ; ele será um sinal de contradição; a ti própria, uma espada te traspassará a alma" (Lc 2,34-35)

Todos: Nesta estação, Jesus encontra sua Mãe. Ela sai ao encontro de seu Filho, porque o amor se faz presente onde a dor da pessoa amada o reclama.
E aquela "espada" mostrou o que Maria iria sofrer por causa de Jesus.
Eles: Virgem Maria, vós sois o exemplo maior de bondade e ternura, peço-vos vosso auxilio para que eu assuma o filho de minha esposa como sendo verdadeiramente meu filho, assim como vós entregastes vosso filho para a salvação do mundo, conforme o desejo de Pai. Todos podemos nos espalhar nos exemplos de paz, amor e união que a Sagrada Família de Nazaré nos dá. Quero ser uma verdadeira família.
Elas: Virgem Maria, vós sois o exemplo maior de bondade e ternura, peço-vos vosso auxilio para que eu assuma o filho de meu esposo como sendo verdadeiramente meu filho, assim como vós entregastes vosso filho para a Sagrada Família de Nazaré nos dá. Quero ser uma família verdadeira.
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

5ª ESTAÇÃO: JESUS É AJUDADO POR CIRINEU.

Canto:
No caminho do calvário./ Um auxilio necessário.
Não lhe nega o Cirineu./ Não lhe nega o Cirineu.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R.Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

Depois o levaram para fora, para o crucificar. Para carregar sua cruz, chamaram Simão Cireneu, pai de Alexandre e Rufo, que estava passando por ali, voltando do sitio.(Mc 15,20-21)

Todos: Cristo, nosso Salvador, posso ser eu agora teu Cirineu, levando tua cruz de outras pessoas, ajudando os que sofrem, sorrindo para os que choram.
Elas: Senhor, fazei com que eu saiba carregar a cruz de meu esposo e de nossos filhos, que eu sempre esteja aberta e pronta para ajudar nossa família. Quero ser o Cirineu para meu esposo e nossos filhos.
Eles: Senhor, que eu possa carregar também a cruz de minha esposa e de nossos filhos, minha cruz não é maior que a deles, é apenas diferente. Quero assumir com minha esposa nosso lar, as responsabilidades na educação de nossos filhos. Quero ser o Cirineu para nossa família.
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

6ª ESTAÇÃO: VERÔNICA LIMPA O ROSTO DE JESUS

Canto:
Eis o rosto ensangüentado./Por Verônica enxugado.
Que no pano apareceu./ Que no pano apareceu.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R.Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

Uma piedosa tradição de Jerusalém narra o encontro de uma mulher chamada Verônica, que enxuga o rosto ensangüentado de Jesus.

Todos: Senhor Jesus, toda a Igreja e todos nós devemos ser hoje como Verônica, que num gesto de compaixão e valentia limpou vosso rosto ensangüentado.
Eles: Senhor, fazei com que eu possa imitá-la quando a minha esposa e nossos filhos necessitarem de mim, sendo tão cheio de compreensão, compaixão e amor. Quero agir como Verônica.
Elas: Senhor, que como Verônica, cheia de valentia e de compaixão, eu também assista a nossa família, que eu não desanime no primeiro obstáculo e que eu sempre me doe a nossos filhos e a meu esposo. Quero ser como Verônica.
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

7ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ

Canto:
Outra vez desfalecido./ Pelas dores abatido.
Cai por terra o Salvador./ Cai por terra o Salvador.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R. Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

Chegando lá, Jesus lhe disse: "Rezai para não entrardes em tentação". Afastou-se deles á distância de um lance de pedra e, de joelhos, rezava: "Pai, se quereis, afasta de mim este cálice! Mas não aconteça como eu quero, mas como vós quereis!" (Lc 22,40-42).

Todos: Ó Jesus, peço-vos nesta estação que me dê a virtude de perseverança para saber continuar no caminho do bem, apesar das dificuldades.
Elas: Senhor, cair não é o pior; o erro está em se dar por vencido. Não permita que eu tenha atitudes que vos façam cair (intolerância, impaciência, desamor, mau humor, ciúme, inveja). Fazei com que eu nunca me canse de seguir vossos passos e possa proporcionar, com isso, um alicerce para meu esposo e nossos filhos.
Eles: Senhor, cai é humano, e muitas vezes caí, porque não parei para conversar com minha esposa quando ela sentiu essa necessidade; não parei para brincar com nosso filho quando ele me chamou. Eu me dedico muito a meu trabalho e quando chego em casa estou tão cansado que não tenho tempo para eles, sou sem paciência, irrito-me muito fácil com o barulho das crianças, não tenho tempo para sorrir para minha esposa e nossos filhos. Peço-vos, Senhor, que vossa vontade prevaleça sobre a minha dando a nossa família o melhor de mim por vossa misericórdia.
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

8ª ESTAÇÃO: JESUS CONSOLA AS MULHERES

Canto:
Das mulheres que choravam./Que fiéis o acompanhavam.
É Jesus consolador./ É Jesus consolador.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R. Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

"Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam no peito e o lamentavam.Voltando-se para elas, disse Jesus: "Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, mas chorai por vós mesmas e por vossos filhos" (Lc 23,27-28).

Todos: Senhor Jesus, diante da dor do homem, quase nos esquecemos de chorar.
Elas: Fazei, pois, renascer a humanidade e a ternura em nossos corações. Que a dor de meu esposo e de nossos filhos sejam também minha dor.
Eles: Senhor, quando eu chorar de dor, faça com que me lembre de vosso sofrimento e assim entenda as limitações de minha esposa e de nossos filhos.
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

9ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ.

Canto:
Cai terceira vez prostrado./ Pelo peso redobrado.
Dos pecados e da cruz./É Jesus consolador.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R. Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

"Portanto aquele que julga estar de pé tome cuidado para não cair. Nenhuma tentação vos sobreveio que passasse da medida humana. Deus é fiel." (1 Cor.10,12-13).

Todos: Jesus, a cada passo parece que nos tornamos mais fortes e vos prometemos muitas coisas. Mas vós sabeis que logo nos esquecemos.
Eles: Nessa vossa hora de renúncia e esquecimento, peço-vos pelos que caem. Mas, acima de tudo, peço-vos por minha esposa e nossos filhos. Que nós clamemos por vós, ó Pai, na hora da impaciência, na hora da falta de diálogo em casa, quando não tenho tempo para falar palavras de amor para minha esposa e para brincar com nossos filhos. Perdão, Pai.
Elas: Cair é humano, e nós caímos a cada dia através de tantas tentações, como o ciúme, a falta de paciência e tolerância, o mau humor, a cara fechada, a falta de um sorriso amável, a falta de uma palavra de amor. Senhor, afastai de mim tudo o que me afasta de vós. Perdão, Senhor.
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

10ª ESTAÇÃO: JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES.

Canto:
Das suas vestes despojado./Todo chagado e pisado.
Eu vos vejo, meu Jesus/Eu vos vejo, meu Jesus.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R. Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

"Depois de crucificarem Jesus, os soldados tomaram suas roupas e fizeram quatro partes, um para cada soldado,e também a túnica. Ora, a túnica, toda tecida de alto a baixo, não tinha costura" (Jo 19,23).

Todos: Jesus, vós que nascestes pobre numa estrebaria e também quisestes morrer pobre no Calvário.
Elas: Ajudai-me a viver desprendida das riquezas da terra, a amar a Deus acima de todas as coisas e a meu próximo como a mim mesmo. Que eu perceba em meu esposo e em nossos filhos suas qualidades, a inteligência, a tolerância, a paciência.
Eles: Senhor, que a virtude da paciência, da tolerância, do diálogo esteja dentro de mim como um riacho e que eu possa distribuí-la ás pessoas que me rodeiam, principalmente a minha esposa e nossos filhos.
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

11ª ESTAÇÃO: JESUS É PREGADO NA CRUZ

Canto:
Sois por mim na cruz pregado./ Insultado, blasfemado.
Com cegueira e com furor./ Com cegueira e com furor.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R. Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

"Quando chegarem ao lugar chamado o Crânio, ali o crucificaram, como também aos malfeitores, um á direita e o outro a esquerda. Jesus dizia: "Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lc 23,33-34).

Todos: Senhor, fazei com que, apesar do medo, não reneguemos nossa cruz. Até na cruz vós rezastes, Senhor, e nós nem sequer em casa rezamos com nossas famílias.
Eles: Que eu não guarde rancor, não duvide do grande amor que minha esposa me devota, que eu releve quando ela me ofenda com palavras e atos. Pai, que eu perdoe minha esposa e nossos filhos a cada dia, que eu entenda as limitações de cada pessoa.
Elas: Que eu saiba desculpar as palavras e as atitudes de meu esposo e de nossos filhos, que eu não me irrite, não fique de cara fechada, não sinta rancor, não me feche dando abertura á depressão. Pai, que eu perdoe meu esposo e nossos filhos a cada dia, que eu entenda suas limitações.
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

12ª ESTAÇÃO: JESUS MORRE NA CRUZ

Canto:
Meu Jesus por mim morreste./ Por nós todos padecestes.
Oh!Que grande é nossa dor./ Oh! Que grande é nossa dor.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R. Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

"E, pela três da tarde, Jesus me deu um grande grito: "Eli, Eli, lema sabacthani!" Isto quer dizer: "Meu Deus, meu Deus por que me abandonastes?"E Jesus, tornando a dar um grande grito, entregou o espírito" (Mt 27,46.50).

Todos: Eu sei, meu Senhor Jesus Cristo, que ao morrer na cruz triunfastes, porque vosso amor é mais forte do que a morte. Vós nos amastes tanto que nos quisestes dar vossa vida e com ela nos resgatar da morte e do pecado.
Eles: "Ninguém tem maior amor do que este: dar a vida por seus amigos" (Jo 15,13). E Cristo amou-nos até o fim, apesar de nossos pecados. Será que nós pais poderíamos um dia morrer e dizer com a consciência tranquila: "Tudo esta consumado. Cumpri minha missão! Realizei tudo o que podia fazer por minha família"? Como é difícil doarmos nossas vidas por nossos filhos! Quantas vezes me queixei da vida e me esquivei de me doar mais a minha família e ao próximo? Jesus disse: "Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por causa de mim há de encontrá-la" (Mt 16, 25). Senhor, ajudai-me a encontrar tempo para ajudar nossos filhos e outras famílias. Senhor, perdoai minha falta de disponibilidade e de doação. Obrigado, Senhor, por vossa paixão e morte!
Elas: "Ninguém tem maior amor do que este: dar a vida por seus amigos" (Jo 15,13). E Cristo amou-nos até o fim, apesar de nossos pecados. Será que nós mães poderíamos um dia morrer e dizer com a consciência tranquila: "Tudo está consumado. Cumpri minha missão! Realizei tudo o que poderia fazer por minha família"? Como é difícil doar nossas vidas por nossos filhos! Quantas vezes me queixei da vida e me esquivei de me doar mais a minha família e ao próximo!Jesus disse: "Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por causa de mim há de encontrá-la" (Mt 16,25). Senhor, ajudai-me a encontrar tempo para ajudar nossos filhos e outras famílias. Senhor, perdoai minha falta de disponibilidade e doação. Obrigado, Senhor, por vossa paixão e morte!
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

13ª ESTAÇÃO: JESUS É RETIRADO DA CRUZ

Canto:
Do madeiro vos tiraram./ E á mãe vos entregaram.
Com que dor e compaixão/ Com que dor e compaixão.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R. Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

José de Arimatéia, comprando um lençol, desceu Jesus da cruz e, envolvendo-o no lençol, colocou-o num sepulcro escavado na rocha.Depois rolou uma pedra na entrada do sepulcro. (Mc 15,46).

Todos: Senhor Jesus, agora que acabou a violência de vossa paixão e a cruz não é mais do que uma árvore que teve seu fruto amadurecido, deixai-nos descer convosco ao tumulo do silêncio para continuar a vos amar e acompanhar. Acompanhar-vos significa buscar-vos em nossa solidão. Onde se encontra uma pessoa em dificuldade, aí vós estais.
Elas: Senhor, que eu perceba em minhas caídas de fraqueza, de desilusão, que vós me envolveis com um lençol de vosso amor, com toda a vossa misericórdia. Obrigado, Senhor.
Eles: Senhor, vós sofrestes a solidão do Calvário, morrestes na cruz para que eu não fosse uma pessoa abandonada por vós. Concedei-me a graça de recuperar vossa graça. Não permitais que eu seja um triste solidário, que eu vos tenha como senhor cada dia de minha vida. Obrigado, Senhor!
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

14ª ESTAÇÃO: JESUS É COLOCADO NO SEPULCRO

Canto:
No sepulcro vos puseram./ Mas os homens tudo esperam.
Do mistério da paixão./ Do mistério da paixão.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R. Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ninguém ainda tinha sido depositado (Jo 19, 41).

Todos: Jesus disse: "Se o grão de trigo não morrer, não dará frutos" (Jo 12,24). Jesus, vós sois agora esse grão enterrado no sepulcro que nos dará a espiga maravilhosa de vossa Ressurreição. Não se deve procurar entre os mortos, aquele que está vivo
Elas: Concede a nós, vossas filhas, que no Batismo fomos batizadas com Ele na morte, alcançar junto com Ele a vida eterna. Ele, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém!
Eles: Concede a nós, vossos filhos, que no Batismo fomos batizados com Ele na morte, alcançar junto com Ele a vida eterna. Ele, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Todos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

15ª ESTAÇÃO: A LUZ VENCE AS TREVAS


Canto:
Vitória, tu reinarás./ Ó! Cruz, tu nos salvará.
Brilhando sobre o mundo./ Que vive sem tua luz.
Tu és um sol fecundo./ De amor, de paz, ó cruz.

V. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos.
R. Porque pela tua Santa Cruz redimiste o mundo.

Todos: Senhor, fazei descer vossa benção sobre este povo que comemorou a morte de seu Filho na esperança de ressuscitar com ele; que desçam sobre todos nós vosso perdão e consolo; cresçam em nós a fé e seja reforçada a esperança da redenção eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.