Enquanto no Ocidente o cristianismo se difundia cada vez mais, no Oriente e no Norte da África irá sofrer várias restrições só que dessa vez por causa do aparecimento de uma nova religião: o Islamismo, fundado por Maomé, no século VII.

Maomé (Mohammad ibn Abdallah Bin Mottalib) nasceu em Meca, na Arábia central por volta de 580. Desde adolescente viajava com seu tio em caravanas pela Arábia, Síria e Mesopotâmia. Isso lhe proporcionou contato com judeus e cristãos. Por volta de 611, Maomé efetuou sua "conversão". Segundo ele um anjo aparecera-lhe em sonho afirmando que havia um só Deus, Allah, e que ele, Maomé, era o Seu profeta. Ele era incumbido de espalhar a nova doutrina entre seu povo dividido entre crenças idólatras e divindades tribais. Assim Maomé passou a pregar sua doutrina chamada "Islam" que em árabe quer dizer: a Submissão, dedicação à  vontade de Deus. Sua doutrina misturava fundamentos do cristianismo, do judaísmo e crenças tribais. Rejeitado pelo povo, ele tem de fugir de Meca para Medina em 16 de julho de 622. Tal acontecimento passou a se chamar "Hégira" (fuga) e assinala o início da era maometana. A Hégira é celebrada por seus seguidores até hoje.

A partir de Medina sua doutrina se espalha. Seus parentes são os primeiros a se converterem. Depois foi a população local que aderiu à nova crença. Visando unir o povo árabe coeso na mesma fé, Maomé passa a utilizar a força como meio de persuasão a fim de converter os "infiéis". Com isso o Islamismo logo se estendeu por toda a Arábia e pelas regiões vizinhas. Era preciso declarar guerra aos infiéis.

Os muçulmanos, como são freqüentemente chamados, crêem na existência de um só Deus, na imortalidade da alma, no juízo final, jejuam e praticam a caridade. A sua cidade santa é Meca, na Arábia Saudita, onde fica a Caaba, a pedra negra sagrada para eles. Todo muçulmano é obrigado a peregrinar à Meca pelo menos uma vez na vida. São pagãos porque não aceitam Jesus como Deus. Para eles Cristo é apenas um grande profeta. Contudo têm grande respeito por sua mãe, a Virgem Maria. Jejuam, dão esmolas e oram cinco vezes ao dia. Seu livro sagrado é o Corão.

Empreendendo uma guerra de conquistas o Islã se estendeu, por todo o Oriente Médio, Norte da África e penetrou na Europa onde chegaram até Viena na Europa Central e também conquistaram a Península Ibérica (Portugal em parte e Espanha também em parte)    onde criaram o Califado de Córdova.

Hoje em dia o Islamismo é a maior religião pagã do mundo. É a religião predominante na Arábia Saudita, Jordânia, Síria, Irã, Iraque, Paquistão, Afeganistão, Emirados Árabes, Turquia, Indonésia, Malásia, Bangladesh, Iêmem, Omã e praticamente de toda África Meridional até o Mediterrâneo.

O Islamismo merece destaque dentro da História da Igreja por causa dos conflitos com o cristianismo que se desencadearão ao longo dos tempos subsequentes.