Vimos que desde o Cisma de 1054, quando o Oriente rompeu  definitivamente com Roma,  Constantinopla  ficou sendo a sede da Igreja Ortodoxa. Contudo, após a chegada dos turcos otomanos que conquistam Constantinopla em 1453  pondo fim ao Império Bizantino, vimos que muitos nobres, cortesãos e artistas  bizantinos se refugiaram na Itália onde se estabeleceram. Da mesma forma  a  Igreja Ortodoxa teve de se exilar para as regiões vizinhas que estivessem fora da esfera turca.Com isso se estabeleceram nos países eslavos que haviam aderido à fé ortodoxa a partir do século XI. Entre esses países, foi na Rússia , convertida ao cristianismo justamente no auge do Cisma, que ela reorganizou-se.

A Rússia sofrera um longo período de ocupação sob o domínio mongol  entre 1223 e 1480   Depois de muitas lutas nos séculos XIV e XV, os russos conseguiram se livrar do invasor  mongol  e  se organizaram como uma grande nação cristã. Durante o reinado de Ivã III ( 1462-1505 )  ocorre a unificação  do país e este se torna o soberano de toda a Rússia, no ano de 1495. Esse monarca estabelece a capital em Moscou e adota a teoria da "terceira Roma" dizendo  que o recém fundado Império Russo era herdeiro do outrora Império Romano. O Império Bizantino que deixara de existir em 1453 seria o segundo herdeiro. Assim como Constantinopla fora a Segunda Roma, Moscou agora  seria a terceira  Roma. Dessa forma, em seu sonho restaurador, Ivã III tornou Moscou a Capital da Cristandade. Criou estruturas duráveis na corte e adotou para si as insígnias imperiais bizantinas. Para dar ainda mais naturalidade em seu projeto restaurador, casou-se com Sofia, sobrinha do último imperador de Bizâncio. A  Igreja Ortodoxa tornou-se a religião de Estado, agora  sediada no Patriarcado de Moscou. Que com isso se tornava o centro da Igreja Ortodoxa no Leste Europeu.

Alguns anos depois um de seus sucessores chamado Ivã IV, o Terrível, completou  essa restauração quando ao ser coroado, em 1543, adotou o título de  "Czar " vocábulo russo que equivale a  "César ". Estava ,dessa forma, consumado o sonho de Ivã III de tornar a sua Rússia num terceiro Império Romano. E nesse império, a Igreja Ortodoxa exerceu um papel importante nos séculos seguintes até a Revolução Russa de 1917.