A queda de Constantinopla em 1453, tomada pelos turcos otomanos, provocou a necessidade de se buscar novos caminhos para o comércio com a Índia. Navegadores portugueses e espanhóis lançaram-se nesta tarefa. Foi a chamada época dos grandes descobrimentos marítimos

Em 1492 o português Vasco da Gama descobre um novo caminho marítimo para a  Índia  descendo o Atlântico e contornando o Sul da África, alcança o Oceano Índico. O genovês Cristóvão Colombo, a serviço dos reis da Espanha, Fernando e Isabel, descobre a l2 de outubro de 1492 o continente americano. Oito anos depois foi a vez do português  Pedro Álvares Cabral  descobrir o Brasil e tomar posse posse da nova terra para o rei de  Portugal, D. Manuel, o Venturoso. A descoberta dessas novas terras por países católicos como Portugal e Espanha fará com que a fé católica seja espalhada, a partir de então, a todo o mundo recém descoberto.

Essas descobertas marítimas transformaram o mundo da época. Toda a Terra era agora conhecida do homem. Em l513 o espanhol Vasco Nuñez  de Balboa descobre o Oceano Pacífico. Pouco depois, em l519, outro espanhol, Fernão de  Magalhães  empreende a primeira viagem ao redor do mundo. Este tendo morrido durante a mesma teve seu empreendimento completado por Sebastião Delcano. Essa viagem ao redor da Terra mostrou ao povo da época que o mundo era redondo.

As grandes descobertas tiveram grande importância na difusão da fé pois a partir de então os povos dos lugares mais distantes seriam evangelizados por missionários dessas duas nações colonizadoras.