A Fé

Introdução: 1- Expressar a alegria em falar sobre a fé...

2- Leitura: Jo. 11,17-27: A fé em Cristo

I- Fato: Ler: Jo. 11,17-27

Diálogo de Jesus com Marta:

Lázaro morreu; a irmã aproxima-se de Cristo e diz-lhe:

- Senhor, se tivesses aqui, o meu irmão não teria morrido.

Jesus responde-lhe: - Teu irmão ressuscitará.

- Sei que ressuscitará no último dia, diz Marta.

- Eu sou a ressurreição e a vida; o que crê em mim, mesmo que morra viverá, e todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá para sempre. Crês isto?

- Sim, Senhor, eu creio que tu és o Messias, o Filho de Deus que veio a este mundo.

- Segundo estas palavras de Cristo, a raiz da vida cristã e a sua base ou fundamento é a FÉ. Aquele que crê em Cristo começa a viver; e esta vida, nascida da fé, perdura mais além da morte. Desta raiz da vida cristã que é a fé, vou falar a vocês agora.

Colocamos a primeira pergunta sobre a vida: Que é vida cristã ? Dando uma resposta dizemos que a vida cristã é primeiramente crer (fé)... Como diz São Paulo, o primeiro passo que tem de dar o que se aproxima de Deus é este: Crer (Heb. 11,6) "Ora, sem a fé é impossível agradar a deus; porque quem se aproxima de Deus deve crer que ele existe e recompensa aqueles que o procuram".

Vamos tentar desfazer, talvez, algumas idéias equivocadas que alguns possam ter da vida cristã, julgando que esta consiste num conjunto de práticas, de orações, de recepção de sacramentos, de observâncias de mandamentos... etc. Tudo isso é certo, mas com isso e antes de tudo isso está a fé; se não existir a fé, tudo o mais é estéril, como uma árvore sem raiz, sem seiva. O próprio Jesus disse "Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos" (Mt. 19,17), disse ainda antes de tudo isso: "Aquele que crer e for batizado será salvo..." (Mc. 16,16) - Primeiramente: aquele que crer: A Fé.

Antes de prosseguirmos vejamos a definição tradicional da fé:

É a virtude teológica, infusa por Deus, pela qual aceitamos firmemente todas as coisas que Deus revelou e nos são propostas pela Igreja para crer, por causa da autoridade do próprio Deus que revela".

"a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". (Hebreus 11,1)

II- Conteúdo:

1- A FÉ É UM ENCONTRO COM DEUS

A fé não é um simples conhecimento de Deus; a fé é um encontro com próprio Deus; encontro num diálogo.

O homem, desde a sua origem, vai descobrindo muitas coisas, mas por si mesmo não entra na esfera da luz. Vive num país de sombras. A escuridão da sua origem e a escuridão do seu destino oprimem-no com angústia e até com o desespero (Vat. II, G. et S. nº 3,10,18).

As trevas envolvem e até esmagam o homem. A experiência de séculos foi dizendo que o homem, por si, só, não pode sair deste enredo, por mais que avance o progresso.

Mas há alguém que ama o homem, que pensa nele, porque o ama lhe fala: DEUS. É ele que toma a iniciativa; antecipa-se a dar sinais de si mesmo, a abrir o diálogo com o homem. É o primeiro passo na fé.

- Deus abre-se aos diálogo, mediante a sua Palavra. É um dom de Deus ter querido comunicar-se aos homens. Por isso veio uma luz intensa que brilhou nas trevas dos homens (Jo. 1,5 ). Veio de alguém que desde toda a eternidade existia no outro lado da fronteira, na esfera da luz. (Jo. 1,2-4)

a) Deus fala-nos em Cristo: é a grande comunicação de Deus ao homem; neste fato salvador, que é a incarnação, e sobretudo a morte e ressurreição de Cristo, é que Deus nos fala de maneira última e definitiva.

b) Em Cristo nós damos a resposta de fé a Deus: Crendo nele que é a Palavra viva de Deus, cremos plenamente em Deus, aceitamos todo o diálogo de Deus, tudo o que Deus nos quis revelar de Si mesmo. Crer é receber, aceitar Cristo (Jo. 1,12), ir a Cristo (Jo. 6,37), ser seu discípulo (Jo. 8,31), morar nele (Jo. 6,56). Portanto Cristo é o autor e consumador da fé (Heb. 12,1-2).

Onde se realiza esse encontro de fé

O encontro de fé com Cristo realiza-se para nós na Igreja por virtude do Espírito Santo.

a) Deus continua a falar-nos por Cristo na Igreja: a Igreja é para nós a mestra e nutriz de nossa fé; a Igreja fala-nos:

- Transmitindo-nos a Palavra autêntica de Cristo; só se pode ler a Palavra de Deus na Igreja. É melhor errar com a Igreja do que acertar sozinho.

- Interpretando autenticamente essa Palavra de mil modos.

- Tirando conseqüências dessa mesma Palavra. Por isso dizemos "Quanto a Igreja nos propõe".

b) E na Igreja damos a resposta de fé: Isso significa que:

- Aceitando todas as verdades que a Igreja nos propôs, é como respondemos a Cristo e por Ele a Deus.

- Assim como Deus se serviu de Cristo e da Igreja para descer até nós, também nós subimos a Ele pela Igreja e por Cristo.

- Quando manifestamos a fé comunitariamente na assembléia litúrgica (por exemplo, recitando o credo na Missa) essa manifestação é plena (pensei em fazer esse retiro sobre o "Creio em Deus Pai...").

- Assim, os que constituímos o Povo de Deus, a Igreja, como "os que temos acreditado" (At. 2,44) "Os que acreditamos" (1Tess. 1,7). A porta de entrada no Reino de Deus é a fé, mesmo antes do Batismo.

- Que pedes à Igreja de Deus ?

A Fé

A fé, evidentemente, é o primeiro passo, o começo e a base da

nossa aproximação de Deus e da nossa comunhão com Ele.

-

2- A fé é uma nova forma de vida (a fé é vida)

Dissemos que a fé é um encontro com Deus; isto é, uma intercomunicação. Mas uma intercomunicação vital, não só de idéias.

a) A fé é vida

Não se limita apenas ao conhecimento e aceitação de certas verdades; é mais: o começo da participação da sua própria vida, que será mais perfeita na graça e encontrará a sua plena perfeição no céu (visão).

- "que Cristo habite pela fé nos nossos corações" (Ef. 3,17)

- "o justo vive da fé" (Rom. 1,17)

- "se a fé está em vós, Cristo está em vós" (S. Agostinho)

- Porque supera todas as forças naturais do homem.

b) A fé é uma vida nova:

- Porque supera todas as forças naturais do homem.

- Porque abre um novo horizonte de existência: a existência cristã.

Para a sagrada escritura, a fé é a fonte de toda a vida religiosa. É só pelo

ângulo da fé que se pode entender a vida cristã, e só por este ângulo se pode vivê-la. Sem esta fé, a vida cristã seria um absurdo, uma estupidez; seríamos "os mais miseráveis de todos os homens" (1 Cor.15,19). .

A fé, portanto, é o primeiro raio de luz de Cristo em nossa vida. É a raiz viva donde brotará pujante toda a árvore magnífica do nosso novo ser cristão; a base firme de toda a nossa vitalidade e atividade cristã

3- A fé é interpelação que exige resposta:

a) Esta comunicação feita por Deus aos homens é um convite a aceitar as verdades comunicadas, e, sobretudo, a aceitar a Ele, a suprema verdade. É assim que o homem passa a formar parte do povo que nas trevas viu uma grande luz. É um convite para entrar na esfera do amor, é oferta para fazer um Aliança com Ele.

b) Os homens são livres e podem escolher várias atitudes de resposta:

- Os que parecem não notarem nada na presença dos vestígios e da voz de Deus: Limitam-se a tirar proveito das coisas criadas por Deus. Não aceitam a Deus porque não descobriram o seu interesse. Julgam ser suficiente a terra.

- Os que tudo interpretam como efeitos de causas naturais: Mesmo a pessoa Cristo, com tudo quanto significa de mudança na história dos homens, não passa para eles de um homem extraordinário, mas simples homem, Não aceitam deus, porque para eles, "a priori" não pode existir.

- Os que dão Deus por morto: Para eles, Deus foi só uma idéia, um mito inventado pelos homens e que agora já não é necessário. Segundo eles, Deus e as realidades sobrenaturais não são eficazes hoje.

- Os que sentem angústia e perguntam por que estão neste mundo: Querem saber para que estão neste mundo.

- Os que o buscam: Dois grandes grupos:

1- Os que ainda não o encontraram.

2- Os que, conhecendo-o, o procuram ainda mais, querendo conhecê-lo e amá-lo cada dia mais. Quando o homem busca, Deus antecipa-se-lhe.

Salientar aqui alguns pontos básicos:

- No casamento: houve confiança mútua, houve fé mútua, você confiou nele e ele

confiou em você.

- Fé nos homens: confio nos homens (Motorista de ônibus).

- Fé na natureza-

- Fé no carro, etc. Eu coloco fé naquilo que não me dá segurança, mas quando chega a hora de Ter fé naquele que é, eu arrumo mil desculpas.

4- A fé impõe-nos exigências

Mas a fé não é toda a vida cristã; é o começo. Ficar na fé pe ficar na raiz de uma bela roseira..., para que nos serve a raiz ? Essa raiz tem de desenvolver-se. A raiz da fé irá crescendo até chegar a vida perfeita.

a) Abrindo-se à vida sacramental: isto é, a fé tem de nos levar aos Sacramentos, que são "Sacramentos da fé" (SC.59); é aí que a fé se robustece e se completa.

b) Abrindo-se às obras da fé: A fé "age pela caridade" (Gal. 5,6) e sem as obras a fé é estéril, está morta (Tiago 2,14).

- A fé desenvolve-se na obediência à vontade de deus (At. 6,7 ; 2Tess. 1,8) : "Que aproveita dizer ‘Eu tenho fé'", se não tem obras ? (Tiago 2,14) se for possível, ler: Tiago 2,14-26.

- A fé desdobra-se na atividade duma vida moral fiel à lei de Cristo (Gal. 6,2; Rom. 8,2 ; Tiago 1,25;2,12)

- A fé é fiel até a morte, a exemplo de Jesus (Heb. 12; At. 7,55) - E explicar um pouco a vela acesa no batismo fé).

c) Esta fé exige o meu testemunho onde estiver... não posso de modo algum negar aquilo que é objeto de minha fé... (Crisma: testemunho da fé).

d) Até chegar à perfeição definitiva: no céu, a fé dará passagem à visão beatífica (e posse de Deus). "Agora vemos por um espelho e obscuramente, mas então veremos face a face" (1Cor.13,12).

5- Conexão com a celebração da Eucaristia

Logo que se realiza a conversão do pão e do vinho no Corpo e Sangue do Senhor Jesus, o sacerdote proclama:

"EIS O MISTÉRIO DA FÉ !"

Sobre o altar está o grande mistério, o sacramento da fé, da aliança com o Pai, através de Cristo e no Espírito Santo. O conteúdo e realidade principal de nossa fé é Jesus cristo e o convite de Aliança. É em Jesus, na Palavra, no Verbo que Deus se nos comunica, que se realiza a fé; é no seu Corpo e no seu Sangue que se realiza a Nova Aliança.

Ele é a Palavra da Vida, o Pão da Vida. Quem aceitar, quem Comer Dele terá a vida eterna (Jo. 6).

Concluindo:

Para eu Ter a fé é necessário que eu abra o meu coração e deixe o Espírito Santo falar dentro de mim. Para Ter a fé é necessário entrar por uma só porta e quem tem a chave desta porta é somente você e esta porta se tranca por dentro e somente você, exclusivamente você, pode abrir essa porta que é o seu próprio coração.

- Abra seus ouvido para ouvir a Palavra de Deus;

- Abra sua inteligência para compreender a Palavra de Deus;

- Abra a sua vontade para que a Palavra possa penetrar em você;

- Abra os seus olhos para ver como pedia o cego do Evangelho "Senhor, que eu veja";

- Abra sua boca para falar palavras de fé;

- Abra o seu coração para que seja um terreno fértil, onde germine e cresça a Palavra de Deus. Não deixe para amanhã, você deve começar a crer hoje.

Eu conheço um remédio espetacular para a fé - para você crescer

na fé- Somente requer que você siga ao pé da letra a bula.

Vou indicar para vocês esse remédio e darei a bula:

1- Mostra o vidro de remédio: A Bíblia.

2- Indicar a bula:

a) Tomar em jejum: no desapego de si mesmo.

b) Tomar em pequenas doses: tudo de uma vez, dá intoxicação.

c) Deixar dissolver na boca: Meditar em cada passagem e tirar

mensagem para a vida.

d) O horário: quantas vezes quiser porque se trata de fortificante.

e) Deve-se tomar em união com Nossa Senhora, a mãe de Jesus.

 

(Explicar um pouco sobre idolatria)