PROLEGÔMENOS

 

A PALAVRA TEOLOGIA

 

O termo Teologia, segundo seus aspectos etimológicos é composto de duas palavras gregas theos "Deus"- Qeoz  logoz  - logos "fala" ou "expressão". Tanto Cristo, a Palavra Viva, como Bíblia, a Palavra Escrita, são o Logos de Deus. Ele são para Deus o que a expressão é para o pensamento e o que a fala é para a razão. A teologia e,  portanto uma  Qeologia  - theo-logia ou discurso sobre um assunto específico ou seja, Deus. Contudo, considerando que nenhuma exposição sobre Deus criou, além de Sua Pessoa, a teologia pode adequadamente estender-se incluindo todas as realidades materiais e imateriais que existem e os fatos que se lhes referem e estão contidos nelas. Embora seja altamente impraticáveis onerar a ciência da Teologia com extensos discursos todas as "logias" do universo, não deixa de ser verdade que o fato básico subjacente em toda e qualquer ciência é a sua relação com o Criador de todas as coisas e o Seu propósito na criação. Embora nem sempre incluídas na ciência da Teologia, as outras ciências que ocupam  os pensamentos dos homens seriam santificadas e exaltadas se fossem examinadas,  como aquele  respeito e reverência que reconhecem nelas a presença, o poder e o propósito do Criador. Grandes males resultaram,  obviamente, da tendência moderna de divorciar do relacionamento divino todos os assuntos que se limitam com o natural,, quando,  na realidade, não há nenhuma outra base sobre a qual estas "logias" possam repousar além do propósito original do Criador.

Embora não encontremos nas Sagradas Escrituras a palavra teologia,  sendo ela composta de duas palavras bíblicas familiares,  ela é bíblica em seu caráter.  Em Romanos 3:2 aparecem as palavras ta logia tou Qeou ta logia tou Theou, "os oráculos de Deus ") e em Pedro 4:11 temos as palavras logia Qeou logia Theou, "oráculos de Deus"; e em Lucas 8:21 a frase tov logou tou Qeou ton logon tou Theou, a palavra de Deus.

 

USOS GENERALIZADOS DA PALAVRA

 

Dentro da enciclopédia que a menciona o termo teologia é usado com diversos significados restritos. Quando se deseja reconhecer o primeiro exponente de um sistema teológico, o nome do indivíduo é combinado com o termo, como Teologia Agostiniana, Teologia Calvinista, Teologia Luterana, Teologia Arminiana. Quando se tem em vista a fonte do seu material, emprega-se  termos específicos, como Teologia Revelada, Teologia Católica, Teologia Natural, Teologia Evangélica. Da mesma forma a teologia pode ser classificada pelo lugar de sua origem como Teologia Genebresa, Teologia de Mercesburgo, Teologia de Oxford, Teologia da Nova Inglaterra ou Teologia de Oberlin. Quando se tem em vista o conteúdo particular de uma determinada Teologia ela pode ser citada de acordo, como, Teologia Fundamental, Teologia Histórica, Teologia Homilética, teologia Ética, Teologia Prática  ou teologia Pastoral. Igualmente, diversas teologias podem ser classificadas pelo método que empregam como Teologia Dogmática, Teologia Exegética, Nova Teologia, Teologia Polêmica, Teologia Racional ou Teologia Sistemática.

Entre estas classificações generalizadas, há diversas formas de teologia que exigem  definição particular.

1. TEOLOGIA NATURAL. A teologia Natural designa a uma ciência que se baseia intrinsecamente sobre fatos que se referem a Deus e o Seu universo que se encontram revelados na natureza.

2. TEOLOGIA REVELADA. Este termo designa uma ciência que baseia unicamente sobre  fatos que se referem  Deus e o Seu universo que foram revelados nas Escrituras da Verdade.

3. TEOLOGIA BÍBLICA. A Teologia Bíblica designa umaciência que tem por alvo  investigar a verdade a respeito e Deus e o Seu universo no seu desenvolvimento divinamente ordenado e no seu ambiente histórico conforme apresentados nos diversos livros da Bíblia. A Teologia Bíblica é a exposição do conteúdo doutrinário e ético da Bíblia. Não é um substituto para a teologia Doutrinária ou Ética, mas seu correlativo histórico. É a consideração da verdade conforme foi originalmente dada em sua proclamação profética.

4. TEOLOGIA PROPRIAMENTE DITA.  Este termo designa uma ciência limitada que contempla apenas a Pessoa de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo,  sem  referências às obras de cada um.

5. TEOLOGIA HISTÓRICA. Uma ciência que considera o desenvolvimento histórico da doutrina e se preocupa, também, com as variações sectárias distintas e afastamentos heréticos da verdade  bíblica que apareceram durante a era cristã.

6. TEOLOGIA DOGMÁTICA. Verdade teológica definida com certeza.

7. TEOLOGIA  ESPECULATIVA. Verdade teológica defendida no terreno abstrato e à parte de sua importância prática.

8. TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO.  Assim chamada porque se restringe àquela das Escrituras.

9. TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO. Assim chamada porque se restringe àquela  porção das Escrituras.

10. TEOLOGIA PAULINA, JOANINA E PETRINA. Assim chamadas porque se restringe às obras das pessoas indicadas.

11. TEOLOGIA PRÁTICA . Trata da aplicação da verdade aos corações dos homens.

12. TEOLOGIA SISTEMÁTICA. Uma ciência que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário e que tem o propósito de incorporar no seu sistema toda a verdade a respeito de Deus e o Seu universo a partir de toda  e qualquer fonte, A Teologia Sistemática distingue-se da Teologia Natural em que Teologia Natural extrai o seu  material apenas  da natureza; da Teologia Bíblica em que a Teologia Bíblica extrai o seu material apenas da bíblia; e da Teologia propriamente dita em que  se restringe a considerar a Pessoa de Deus, excluindo as Suas obras.