A palavra "padre" é um sinônimo de "pai". Por isso, podemos chamar a oração dominical tanto de "padre-nosso" quanto de "pai-nosso". Da mesma forma que "madre" é um sinônimo de "mãe". Desta feita, dizemos: a santa madre Igreja católica ou a santa mãe Igreja.

O padre é, canonicamente falando, designado como "presbítero". Destarte, os clérigos podem ser diáconos, presbíteros ou bispos (cf. cânon 1009). O vocábulo "presbítero", de origem grega, quer dizer "ancião". Desta mesma raiz advém, exemplificativamente, a locução médica "presbiopia" (vista cansada; vista velha). O termo "sacerdote", para denominar somente o padre, não é idôneo, porque os bispos também são sacerdotes. Outrossim, há sinônimos de padre ou presbítero. Destaquemos dois: cura (por isso: o cura de Ars) e  sotaina.

Em inglês e tedesco, por exemplo, emprega-se a mesma palavra, "father" ou  "vater", respectivamente, para se reportar assim ao pai de família como ao "pai" da comunidade eclesial. Se bem que nestes dois idiomas, os aludidos termos são usados na sua forma de axiônimo: "Father Carlos is a good priest". "Vater Carlos ist ein guter Priester".

É relevante ressaltar que o bispo é outrossim um padre. Quando determinado varão (pessoa do sexo masculino) recebe o sacramento da ordem no terceiro grau (episcopado), passa a ser um sucessor dos apóstolos, mas, não deixa de ser padre (segundo grau do sacramento da ordem). Por esta razão, se no dia do padre, 4 de agosto,   virmos um bispo, devemos render-lhe nossos encômios, cumprimentando-o com um sorriso jucundo.

É bom que tenhamos em mente que o padre ou pai, sendo o ancião (no sentido teológico) no povo de Deus, tem o direito-dever de chamar de filho qualquer um dos fiéis, independentemente da diferença etária. É-se pai ou genitor na fé, na esperança e na caridade.

Que são João Maria Vianney rogue por todos os padres!

 

Edson Luiz Sampel

Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, do Vaticano.

Membro da Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC)