1 -FACE AOS PAGÃOS
Desde a criação é o Logos que conduz a história presente no homem total.
Justino chama também o homem sacerdote do Cosmo.
O leitor do Cosmo - porque sacerdote imagem e semelhança - lugar de encontro como imagem e semelhança com Deus.
Justino acentua Heráclito e Sócrates, depois os profetas e Cristo - isto para ganhar os pagãos.
Ele quer mostrar que é o mesmo Logos.
É o Logos que vai conduzindo a mente humana para a certeza, para a verdade.
Cristo cumpriu as profecias
- funda a religião cristã - mas ele é a plenificação do que já existia no Logos
- é o filho de Deus, enviado para transformar e restaurar a humanidade.
- a preocupação de Justino é pois mostrar o Cristianismo como revelação do Deus único
2 -FACE AO MUNDO JUDEU
Com os judeus desenvolve a Cristologia - antes de tudo é o anúncio do Cristo na Sagrada Escritura .
É Cristo conduzindo para verdade.
Justino expõe as profecias que anunciam o Messias, proclamando a realização delas na pessoa de Jesus Cristo, por eles crucificado. Ele busca na Sagrada Escritura o que os judeus suprimiram por causa da referência à morte de Jesus.
Cristo superou os sacrifícios antigos..
Apresenta o Cristo Crucificado - nos principais argumentos:
a) O sinal da cruz que se encontra prefigurado em todo o AT: É a prece de Moisés, é a serpente no deserto, etc.
b) Cita por inteiro o salmo 21, que estaria visando alguém crucificado: O Messias sofredor na Cruz. Comenta versículo por versículo, pois as epifanias no AT são epifanias de Cristo, são manifestações de Deus em seu Filho.
O Logos seria aquele que daria um consciente a humanidade.
O homem já trás idéias inatas = sementes do Logo.
Razões seminais como diz Santo Agostinho.
3 - TRANSCENDÊNCIA DE DEUS
Justino fala de um Deus transcendente.
Aquele que supera, mas inclui.
Superioridade a tudo que existe inexprimível, contudo presente no homem pela criação
A incognocibilidade de Deus - por mais que conduza a história, a Igreja nunca vai falar univocamente de Deus.
Justino falando no seu Diálogo = queria exprimir a maior intimidade possível de Deus com o mundo.
Deus se revela em suas criaturas como Criador e Pai, e como aquele que continuamente se revelando vela.
4 -O LOGOS SPERMATIKÓS
Justino tem uma visão universalística da Encarnação.
O Logos está presente desde a Criação, tem sua semente nos vários filósofos e completa na História de Israel e Cristo.
Não só o AT é uma preparação para o Cristianismo, mas também a filosofia grega.
Em todos os homens, Justino descobre sementes do Logos.
O ponto alto destas manifestações são os profetas como Moisés e os filósofos como Heráclito e Sócrates.
a) O Logos da criação
- "O Logos é coexistente com Deus antes da criação, quando no princípio criou e ordenou por seu meio todas as coisas." O texto nos faz pressentir o alcance cosmológico do Logos
- Justino estabelece a distinção entre o Pai e o Filho. O Pai não gerado, possui a divindade como sua essência, isto é, sua divindade não é derivada.
- O Filho de Deus por derivação: sua divindade deriva do Pai não por criação do nada, mas por derivação
- Na interpretação do Diálogo as passagens de Gn. 1,26 e 3,32 - afirma que a forma plural "façamos o homem... a nossa semelhança" indica a presença do Verbo no ato da criação.
- Justino quando estabelece a relação do Logos com a criação ele está visando a economia da salvação.
b) O homem considerado em relação ao Logos
- Através do poder operativo do Logos faz que o homem entre na sociedade divina.
- Segundo Justino - a obra da criação foi realizada por meio do Logos: através do Logos de Deus todas as criaturas foram feitas - entre elas o homem ocupa lugar privilegiado e tem portanto uma relação toda particular com Deus e com seu Logos.
- Na adesão do Deus que se fez homem - neste encontro o homem vai entrar na própria comunhão com Deus.
- Não só o Espírito vai ser liberto mas todo o homem vai ser santificado - vai ser transformado.
- Com o Batismo todo homem é regenerado, libertado, purificado e iluminado.
- Justino coloca o cristão no estado de uma nova criação mediante Cristo - segundo seu pensamento os cristãos são homens renovados que receberam a regeneração.
- Pela Eucaristia - o Logos encarnado. Para indicar a ação salvífica de Deus: "Jesus nosso Salvador que tomou carne e sangue para nossa salvação.
O sangue e a carne de Cristo transforma nossas vidas.
O homem, imagem e semelhança de Deus deve transformar-se.
A eucaristia transmite a síntese do cosmo.
Ali está o homem libertado, sacerdote do cosmo.
Na oferta assume a realidade cósmica e apresenta a Deus.
- Justino estabelece um nexo sempre mais profundo entre Batismo e a Eucaristia até formar um só todo - na chamada iniciação cristã.
- Justino recusa aceitar o que é contrário a doutrina cristão - afirma a plena transcendência de Deus.
3. A recapitulação em Santo Ireneu.
O termo recapitular significa resumir, mas com conotação clara de levar à plenitude.
O desígnio de Deus em relação à plenitude é de unir sob uma cabeça todas as coisas em Cristo, as que estão, no céus e as que estão na terra.
Cristo é o poder restaurador - restaura a unidade do plano de Deus, reunido em si judeus e gentios, escravos e livres, e assumindo os poderes cósmicos - tudo retorna a ele como ponto de harmonia de todo o universo - nele tudo tem sua razão de ser e é nele que todas as coisas adquirem seu verdadeiro sentido de ser. N'Ele elas encontram sua unidade.
Para Santo Ireneu o termo assume uma forte ressonância da história, ao mesmo tempo que é meta para qual ela se orienta.
Ireneu como Justino vê a história como o lugar das intervenções do Verbo, cujo ponto máximo é sua Encarnação. sendo assim consideramos:
1. O tema da concisão - é uma síntese precisa - na controvérsia dos cristãos com os judeus. Cristo resume em sua pessoa toda lei e os profetas. Deste modo a lei é recapitulada pela caridade - Abrange a recapitulação da humanidade desde Adão. A humanidade no seu desenvolvimento histórico foi assumida pelo Verbo que lhe confere a salvação em um resumo. Esta se concretizou na intervenção do Logos encarnado, que se recapitula nele todo o sangue derramado desde a origem de todos os justos e de todos os profetas - Ela condensa todas as intervenções anteriores.
2. O tema da recapitulação.
- Cristo é o poder recapitulador da história dos homens e seu Evangelho resume em plenitude todos os Testamentos anteriores de Noé, de Abraão e o de Moisés. Sendo que o quarto testamento que é Cristo - renova o homem e recapitula tudo nele, conduzindo sob suas asas até o reino dos céus.
- Irineu procura mostrar aos gnósticos que o mesmo Deus é autor do Antigo e do Novo Testamento.
- O AT é preparação para Cristo. É tempo de lento desenvolvimento para receber o Verbo encarnado.
- O mundo é o quadro no qual se desenrola esta história de Cristo.
- Irineu demonstra a grandeza do Cristianismo - não podemos então retornar mais à lei antiga, pois recebemos o Mestre da Lei, o filho de Deus, e pela fé nele, aprendemos a amar a Deus de todo nosso coração e ao próximo como nós mesmos.
-Irineu salienta : O cristão recapitula a fé de Abraão, levada por Cristo à sua plenitude.
3. Recapitulação sob o Senhor - Verbo
- Irineu apresenta o Logos como que recapitula a obra que ele modelou no início.
- A recapitulação não compreende só a humanidade, mas se estende ao cosmos todo: "Ele recapitulou nele todas as coisas, as que estão sobre a terra e as que estão no céu?"
- Irineu confirma : O Verbo encarnado, é a cabeça - é aquele ao qual tudo converge.
4. Irineu insiste: "Há uma pedagogia divina.
-Deus vai dispensando a salvação conforme cada tempo - a respeito do mundo e do homem. Isto é, vai administrando prevendo as necessidades ao homem novo.
a) A plenitude da economia abrange o plano da salvação de Deus realizado por Cristo.
- desde a criação até o fim dos tempos.
b) Irineu acrescenta à palavra economia o adjetivo "universa"- para indicar que o plano de Deus abarca tudo: o mundo, homens, a criação, a redenção.
c) A história não é vista como somatório de fatos e acontecimentos, mas como a revelação progressiva do evento Cristo realizando a salvação de todos - em oposição ao gnosticismo do tempo, um só Deus, um Cristo, uma só economia.
d) Economia e recapitulação compreende a totalidade da história.
5. Na pedagogia do desejo
- A imagem é algo permanente ao homem desde a origem, à sua natureza e que não perdeu e que não pode perder.
- A presença do Verbo em si = desejo de Deus.
- É neste Cristo que o homem deve buscar sua imagem.
- A semelhança - é um dom dado pelo Espírito que torna o homem perfeito e espiritual - foi feito à imagem e semelhança de Deus.
- Ela é a expressão do agir do Espírito em sua ação transformante - conduzindo o homem à semelhança cada vez maior com o Filho.