"Com ordem e tempo se encontra

o segredo de fazer tudo

e fazê-lo bem".

Pitágoras.

 

Ciência, o que é?

 

A curiosidade e o desejo de sobrevivência levam os homens a investigarem a natureza e a organizarem o que aprendem, de modo a torna-lo útil e a prolongar, o homem adquire conhecimento.

O conhecimento pode ser tecnológico e científico. Muitas vezes, os conhecimentos adquiridos tem uma aplicação prática. O homem aprendeu a utilizar o fogo para se aquecer, a utilizar o vento para acionar um moinho, a aquecer um minério a ponto de extrair de um mental. Esta forma do conhecer é um conhecimento tecnológico.

Por outro lado, o homem sistematiza os conhecimentos adquiridos, procura saber os seus porquês e estabelece relações de causa e efeito, ele está obtendo um conhecimento científico dos fatos.

Muitas vezes, o conhecimento científico leva um tecnológico. Por exemplo: o estudo das propriedades de certos materiais semicondutores levou a descoberta do transistor.

Outras vezes, o desenvolvimento do conhecimento tecnológico proporciona, possibilita, o aprimoramento do conhecimento científico. Por exemplo, o desenvolvimento do microscópio eletrônico permitiu inúmeras investigações científicas.

Há, portanto, um entrosamento muito grande entre os dois conhecimentos: tecnológico e científico.

O conhecimento científico é adquirido através de um método próprio, denominado científico (indutivo). Tem por finalidade descobrir regularidades, isto é, relações de causas e efeitos entre os fenômenos e grupos de fenômenos.

Apresenta determinadas etapas, a saber:

1.     Observação - conhecimento com ajuda dos nossos sentidos.

2.     Interpretação - raciocínios que permitem uma perfeita utilização das observações feitas.

3.     Hipótese - a observação dos fatos permitem a formulação de hipóteses que podem ser verdadeiras ou falsas.

4.     Experimentação - as experiências devem ser concebidas de modo a permitir novas observações; para verificar em que condições um determinado fato ocorre e quais os fatores que influenciam. As experiências podem ser qualitativa e quantitativa. Numa experiência qualitativa o cientista se limita a verificar o que acontece, sem efetuar medições. Já numa experiência quantitativa, o cientista efetua mediações, obtendo resultados numéricos.

5.     Lei ou Princípios - se a experiência confirma as hipóteses, estas se transformam em leis cientificas.

6.     Divulgação ou publicação ou comunicação científica - processo científico da mais alta importância. Quando o cientista acredita que seu trabalho e preciso e tão completo quanto possível, ele publica os resultados. Ela permite a outros cientistas repetirem suas experiências e confirmam as suas conclusões.

7.     Teoria científica - conjunto de leis e princípios sobre um determinado assunto.

 

A atividade científica nos dias de hoje: a história das ciências mostra inúmeros casos de pesquisadores que, praticamente sozinhos, mudaram o rumo da sua ciência, através de importantes descobertas ou pela formulação de teorias de grande alcance.

Hoje em dia, a atividade científica é quase sempre um trabalho de equipe, realizado nas universidades e nos institutos de pesquisas.

A esse estudo sistemático do homem em si e de tudo o que cerca dá-se o nome de ciência.