Quaresma

A Igreja em Penitência e Oração

 

Todos os anos a Igreja revive neste período litúrgico chamado quaresma um forte tempo de conversão. Escutamos os apelos da Palavra de Deus: "Se não vos arrependerdes, parecereis todos"(Lc 13, 5). "O machado já está posto à raiz das árvores. Toda árvore que não produz bons frutos, será cortada e lançada ao fogo. Produzi, pois, frutos de verdadeira penitência". (Mt 3, 8.10).

A quaresma inicia com rito significativo das Cinzas onde a liturgia nos lembra que somos NADA, somos pó diante do nosso Criador e Pai, por isso se queremos ser felizes, devemos viver em comunhão frequente, contínua com Ele. Fuga do pecado é uma exigência fundamental para o cristão consciente.

O pecado inverte, fere a ordem das coisas, mas o amor divino inventa uma nova ordem. Deus, pela misericórdia, tudo recomeça, insiste, de maneira que o amor prevalece.

O que devemos fazer concretamente para viver a quaresma em nossas comunidades?

1)    Participar das reflexões da Campanha da Fraternidade em sua comunidade, procure saber a hora, se há algum subsídio, aprofunde o tema. Em 2013: O tema é a  "Fraternidade e Juventude" e o lema "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8).

2)    Rezar a Via-Sacra, lembrando a Paixão de Cristo, seu amor por nós e que espera nossa resposta pela conversão, mudança de vida. Veja o melhor horário em sua comunidade e em seu grupo, ou faça um grupo.

3)    Fazer um bom exame de consciência, e procurar o sacerdote para fazer uma confissão sincera e completa dos pecados. Sem a graça divina ninguém se justifica diante de Deus.

4)    Multiplicar nos trabalhos, na família, em todos os ambientes, momentos de oração e de jejum.

 

Como viver o jejum?

1)    pode ser diminuindo a quantidade de alimentos.

2)    Pode ser ficando uma parte da manhã só com pão e água.

3)    Os doentes não devem jejuar, mas oferecer o próprio sofrimento a Deus pelos próprios pecados e pela conversão dos outros.

4)    Ficar um dia sem bebida alcoólica e sem fumar.

5)    Deixar de assistir televisão ao menos uma noite.

6)    Tomar iniciativa de perdoar alguém que nos tenha ofendido. Ir ao encontro concretamente.

7)    Fazer o trabalho diário com mais amor e dedicação.

 

Com pequenos gestos e atitudes, certamente nos preparemos de coração para a Semana Santa e a Páscoa do Senhor. Verificaremos que nossa vida após esta quaresma teve um progresso e quão maior foi a nossa adesão neste encontro pessoal com nosso Irmão Maior Jesus Cristo.