Obrigado, Santo Padre

No último dia 11, memória de Nossa Senhora de Lourdes e Dia dos Enfermos, fomos surpreendidos pelo anúncio, do papa Bento XVI, que apresentará Sua renúncia ao serviço de Bispo de Roma, e, consequentemente papa da Igreja Católica, na próxima sexta feira, dia 28 às 20h00 de Roma. Em mais de 2000 anos de Igreja Católica foram poucas as ocasiões que isto aconteceu e a todos causou surpresa !

Como a renúncia, que não precisa ser aceita por ninguém, neste dia a Santa Sé ficará vacante e as leis que regem a Igreja nesta situação estão na Constituição Apostólica "Universi Dominici Gregis" (Todo rebanho do Senhor), de João Paulo II, promulgada aos 22 de fevereiro de 1996, que trata da vacância da Sé Apostólica e da eleição do Romano Pontífice

Os cardeais do mundo inteiro, que ainda não completaram 80 anos até esta data , são convocados para o conclave=com chave, referencia ao local que os cardeais são fechados para a eleição, hoje a Casa Santa Marta, dentro da Cidade, Estado do Vaticano.

Faz-se reuniões chamadas, "Congregações Gerais" reuniões e análise da situação da Igreja e do mundo atual, e após alguns dias a eleição do Sumo Pontífice.

Eleito, o novo Bispo de Roma, aceitando é o novo Pontífice Romano, papa da Igreja Católica.

Nobre e grande o gesto do Santo Padre Bento XVI, demonstra consciência de suas altas responsabilidades como Sucessor de Pedro e Vigário de Cristo; se o corpo não pode acompanhar mais seus trabalhos, que não são poucos, prefere renunciar para não prejudicar a caminhada da Igreja.

Quanto as "outras hipóteses", alardeadas pelos meios de comunicação, devo alertar que o papel aceita tudo, muitas vezes intrigas, mentiras e campanhas difamatórias, também....

Obrigado Santo Padre, por Sua coragem e fé; obrigado por Sua fidelidade a Cristo e ao Evangelho; obrigado por tantos anos ao lado do grande João Paulo II, como Seu colaborador; obrigado novamente pelo sim, aos cardeais, quando já aos 78 anos ,em abril de 2005, quando muitos estão já descansando, de uma vida de trabalho e doação, dissestes mais uma vez sim ao aceitar esta missão.

Obrigado, papa Bento XVI, que Maria, Mãe da Igreja O abençoe e que São Bento que escolhestes como protetor O guarde.

Oremos pelo novo conclave . Amém.