O TRIPÉ DA VIDA ESPIRITUAL


PMD

 

1.     Pequeno deserto quotidiano - é o tempo precioso que diariamente o seminarista, o consagrado, o religioso, o fiel cristão, transcorre num clima de silêncio completo e de recolhimento; inicia com as orações da noite e termina depois do café.

É tempo forte do silêncio externo e do silêncio interior; serve para o exame de consciência escrito, para preparar os pontos da meditação do dia seguinte; para um encontro íntimo com Deus antes do repouso; enfim, para preparar o começo alegre e entusiasta do próximo dia.

 

2.     Meditação - é o exercício da vida espiritual em que, cada dia, por determinado espaço de tempo, a mente, afastada de qualquer outra ocupação, aplica-se à reflexão de uma verdade sobrenatural, para conseguir obter a seu respeito uma convicção sempre mais profunda, para amá-la e vive-la mais intensamente com a ajuda da graça.

Preparada antes do repouso, no Pequeno Deserto Quotidiano, executada pela manhã, concluída com um propósito prático e lembrada durante o dia com uma jaculatória apropriada, será o alicerce de um dia cheio de luz e de amor.

3.     Direção espiritual - é a arte de guiar as pessoas individualmente, com um trabalho constante e progressivo, para a posse do grau de perfeição ao qual Deus as chama.

Deve ser praticada com sinceridade, perseverança e docilidade.

 

O Companheiro da travessia quer ajudar o consagrado a atravessar, com insubstituível tripé da vida espiritual, o mar tempestuoso de ascética cristã para chegar, com alegre perseverança, à meta sublime da vida consagrada e do ser cristão.

 

 

Retiro

Pregador:

Reforma:

Para preparar bem a Reforma:

1)    Não me deixar vencer pela tentação do desânimo, nem pela tentação do suficientismo, mas, pelo contrário, agir com confiança e humildade.

2)    Na escolha do propósito principal, que tornar-se-á o objeto do exame particular, é oportuno seguir a regra de São Francisco de Sales: "Pouco e bem; pouco e doce; pouco e com perseverança".

3)    Imagina-se na hora da morte e considerar que disposições e que atitude eu gostaria de ter sido na presente Reforma; guiar-me, pois, inteiramente por isso para fazer minha escolha.

 

a)     um olhar ao meu passado (depois do último retiro):

b)    programa para o mês de N

1º Santo Padroeiro:

Virtude ou lema:

2º Objeto do Exame Particular:

sanção:

3º Outros propósitos:

4º Confissão e direção espiritual:

5º mortificação voluntárias:

 

c)     No dia a dia usar o seguinte esquema:

Um olhar para o dia que passou

Prática de piedade: meditação; Santa Missa; Comunhão; Confissão; Liturgia das Horas; terço; outras práticas: visita do Sacrário; Hora Santa; propósito do Retiro Espiritual.

Mortificações: do dever; providencial; voluntária.

Estudo

Apostolado

Juízo compressivo do dia

 

[use + positivo; - negativo; X mais ou menos]

 

Meditação para manhã

Assunto:

Preâmbulos:

Pontos:

Propósito:

Jaculatória:

 

Reflexão: