Pelo Mons. Rhawy Chagas

Coordenador Geral das Escolas Diocesanas (Diocese de Joinville)

 

A educação e a formação que uma criança pede dos adultos é necessidade de descobrir as qualidades que tem e ajudá-la a desenvolvê-las.
O ser humano vai crescendo, ele reage a tudo o que se apresenta como resposta ao mundo que o cerca. Ele é sensível à voz que chama, ao carinho, ao alimento, aos objetos que encontra. À primeira vista é querer para si tudo o que aparece. Espécie de conquista que causa satisfação, e de sensação de posse e domínio sobre as coisas. É estímulo natural, é sinal de vida!
Se não houver quem oriente nestes contatos e reações, a criança desenvolve um grande egoísmo, que vai se enraizando sempre mais.
Nenhum barco pode ser largado no mar sem leme, ao sabor das ondas. Nenhum carro chega aonde queremos, se não houver uma mão firme no volante.
Nossas capacidades são forças vivas que nos ajudam a descobrir a vida com alegria. Nossa liberdade vai escolhendo o que mais agrada. Por isso precisamos ser guiados pela razão e pela fé utilizando o que de fato nos levará à realização de nossa vida como Deus deseja.
Educar exige esforço e perseverança.