VIAGEM APOSTÓLICA AO BRASIL
POR OCASIÃO DA XXVIII JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
22-29 DE JULHO DE 2013

VISITA DO PAPA AO HOSPITAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS NA PROVIDÊNCIA DE DEUS (HOSPITAL DA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DA PENITÊNCIA/VOT)

DISCURSO DO ARCEBISPO DO RIO, DOM ORANI TEMPESTA

Hospital São Francisco da Penitência
Quarta-feira, 24 de Julho de 2013

Vossa Santidade, querido Papa Francisco,
Amados Irmãos no Episcopado,
Estimados membros do Hospital São Francisco e profissionais que aqui atuam,
Caríssimos membros da família franciscana e dos demais institutos religiosos aqui presentes,
Autoridades civis e militares,
Santo Povo de Deus!

"Iluminados pelo Cristo, o sofrimento, a injustiça e a cruz nos desafiam a viver como Igreja samaritana (cf. Lc 10,25-37), recordando que 'a evangelização vai unida sempre à promoção humana e à autêntica libertação cristã'" (DA 26).

Estas palavras do Documento de Aparecida tornam-se realidade no dia-a-dia das atividades deste hospital, sem dúvida uma obra de misericórdia e de promoção da dignidade de cada mulher e cada homem.

Quis a providência de Deus que o primeiro compromisso de Vossa Santidade com o povo da JMJ, aqui no Rio de Janeiro, fosse para abençoar um trabalho de acolhimento e recuperação de jovens adictos, que permanecerá como sinal das consequências da evangelização e no amor aos irmãos e irmãs que sofrem.

Aqui se concentram vários trabalhos de prevenção, recuperação e inserção para pessoas adictas. São muitas iniciativas que se concentram, recordando o compromisso da mãe Igreja com seus filhos que sofrem. O nosso Vicariato para a Caridade Social e a Comunidade Religiosa deste hospital se reuniram com todos os grupos que trabalham na recuperação para organizar um trabalho em rede, em que se aproveitem todos os dons de cada um.

Neste local de constante testemunho do Evangelho pela transformação da fé em obras, tenho imensa alegria em receber Vossa Santidade para a inauguração do Pólo de Atenção Integral à Saúde Mental – PAI – como chamamos. Este centro tem capacidade para atender 70 dependentes químicos no período de crise. Deverá se tornar um centro de referência e aprendizado. É um braço a mais nesse campo de recuperação.

Como nosso Pai misericordioso, este espaço quer acolher os que necessitam atenção e cuidados especiais após terem gastado sua juventude em alegrias transformadas em desilusões. Quer ser um apoio para tantas iniciativas existentes. A realidade das drogas vitima milhares de jovens, e sabemos que este trabalho é apenas uma gota no oceano.

Às comunidades religiosas e a todos os profissionais que aqui se encontram, que aqui trabalham, aos representantes das diversas casas de recuperação, da pastoral da sobriedade e de tantas iniciativas: obrigado por acolher o Cristo sofredor em cada um desses jovens. Obrigado por ser, para eles, o reflexo do amor paterno e materno de Deus por cada um de nós. Possa São Francisco renovar sua dedicação e sua entrega para encontrar a perfeita alegria no serviço diário.

Todos sabemos como é importante oferecer aos jovens um legado social da Jornada Mundial da Juventude. Este é um fruto que já existia e que agora, com o trabalho em rede, será ainda mais eficiente. Esse legado, que contou com a colaboração da Conferência Episcopal Italiana e que contará com parcerias governamentais para o seu funcionamento, permanecerá como um sinal para o futuro. E mais claro ainda que os principais frutos da Jornada são aqueles plantados no coração de cada jovem tocado pelo encontro pessoal com Cristo, que revoluciona seu modo de encarar a vida, de se relacionar com Deus, consigo mesmo e com os demais. Rezemos por todos aqueles milhares de jovens aqui presentes nestes dias, para que este encontro pessoal com Cristo,juntamente com Vossa Santidade, possa gerar um reflexo para o bem de toda a sociedade.

Através de iniciativas concretas, a Igreja contribui para humanizar a sociedade, em especial, na luta contra o implacável avanço deste mal do "século".

Papa Francisco, sabemos como o coração de Vossa Santidade é voltado para os necessitados e aqui estão grupos, pastorais, entidades, pessoas, casas de recuperação, hospital que se uniram para trabalhar em rede para ajudar na recuperação de pessoas adictas, com um diferencial cristão que tudo faz por causa de sua fé em Cristo Jesus. Contemplando os diversos rostos de sofredores, odiscípulo missionário enxerga, em cada um, o rosto de seu Senhor (DA 32, 65 e 402). É um belo sinal que a JMJ do Rio de Janeiro deixa para a posteridade!

Peço a bênção para esta obra, para estes irmãos que aqui trabalham e pelos que irão se recuperar com essa rede. Ao Senhor, nosso Deus, toda a glória que nos permitiu chegar até aqui e nos sustente para o futuro!