VIAGEM APOSTÓLICA AO BRASIL
POR OCASIÃO DA XXVIII JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
22-29 DE JULHO DE 2013

SANTA MISSA PELA XXVIII JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO CAMPUS FIDEI DE COPACABANA

SAUDAÇÃO DO ARCEBISPO DO RIO DE JANEIRO, DOM ORANI JOÃO TEMPESTA

Domingo, 28 de Julho de 2013

Santo Padre,

Ao encerrar a XXVIII Jornada Mundial da Juventude, a Igreja, através de sua oração envia-nos a todos para "fazer discípulos entre todas as nações". Esta não é uma celebração de despedida, mas de partida para a missão, portanto, uma celebração de envio. Somos discípulos missionários e queremos anunciar a Boa Noticia da salvação a todos os povos.

Agradeço a solicitude de Vossa Santidade em todos os momentos da semana que passou. Ficará gravada para sempre a presença do Pai e Pastor junto à juventude do mundo, e o seu primeiro retorno à América Latina como primeiro Papa latino-americano da história. Vossa santidade nos confirmou à luz da fé em nossa caminhada de Igreja. A atualização do documento de Aparecida para o Brasil para nós Bispos, o "documento do Rio de Janeiro" será uma direção apontada pelo sucessor de Pedro. A entrega dessa viagem aos pés da Virgem Aparecida, local da celebração da V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho que tanto permaneceu no coração de Vossa Santidade, o acolhimento dos jovens, dos pobres, dos doentes e a preocupação com todo o povo de Deus em sua caminhada histórica convidou-nos à grande missão contemporânea. O diálogo com as autoridades e com todas as situações sociais representadas neste universo de quase 180 nações aqui presentes foi uma demonstração concreta do afeto divino.

A Jornada Mundial da Juventude é a Nova Evangelização em prática! Queremos que os frutos desses dias auxiliem a formar uma Igreja cada vez mais presente entre os pobres, doentes, necessitados, e que os jovens –, protagonistas de um mundo novo –, junto com toda a sociedade sejam construtores da Civilização do Amor sonhada por Jesus. Bendigo a Deus pelo Beato Papa João Paulo II que criou as JMJs, pelo Papa Bento que nos escolheu como sede, e a Vossa Santidade que veio presidir e viver conosco esses dias.

O Brasil viveu uma grande missão com a peregrinação dos símbolos da Jornada. Também muitos jovens, Santo Padre, fizeram uma Semana Missionária antes de chegarem ao Rio de Janeiro. Sabemos que tal experiência enriqueceu a vida de cada jovem e de cada diocese brasileira visitada. Outros ainda farão encontros, visitas e missões após a Jornada. Agora somos convidados e enviados em missão a partir desta Celebração Eucarística. Temos certeza de que os peregrinos que para cá vieram foram confirmados e aprofundaram sua fé no encontro com Jesus Cristo, e retornam empenhados a serem evangelizadores de outros jovens e da sociedade.

No final do Concílio Vaticano II, que estamos comemorando os 50 anos, os padres conciliares escreveram uma mensagem a todos os jovens, conclamando-os a receber a tocha da vida das gerações anteriores e a contribuir para a construção do futuro com base na dignidade, na liberdade e no direito das pessoas. Hoje, Vossa Santidade entrega novamente nas mãos destes jovens a tocha da evangelização para "fazer discípulos entre todas as nações" nesse mundo tão desigual e complexo. Temos certeza de que o Espírito Santo iluminará e cuidará de cada jovem que aqui está aberto à graça de Deus.

Papa Francisco, neste Ano da Fé quisemos que o espaço de envio se chamasse Campus Fidei, Campo da fé. A escolha do local, que queríamos que fosse a Missa de Envio, fez os olhos do mundo se voltarem para essa região do Rio de Janeiro, e fez com que todos conhecessem as necessidades do povo, e também ajudou os responsáveis a se empenharem numa solução para as várias situações de necessidade. Em conversa com o prefeito municipal ouvi a sugestão de transformar o futuro "Bairro Campus Fidei" em local popular para habitação de muitas famílias. Ali, onde os jovens do mundo colaboraram e investiram e ficará como contribuição para esse futuro de tantas famílias que ali habitarão. Porém, como Vossa Santidade mesmo disse ontem, esse campo somos nós. Deus nos fala também pelos acontecimentos. E realmente o Senhor nos deu muitas ocasiões para que a fé crescesse. Deu-nos a certeza de que é Ele quem nos conduz em nossa vida e nos dá a direção. Nós fazemos os planos e sonhamos. Porém, não nos desesperamos se as coisas não ocorrem como imaginamos. O Senhor nos coloca na realidade de cada dia e faz com que Ele apareça em sua providência. Essa linguagem aparenta meio estranha para a nossa sociedade, mas nós nos colocamos dentro dessa perspectiva: o Senhor conduz a história! Cabe a nós encontrar os significados. Este local é hoje um "grande cenáculo", onde os discípulos ceiam, recebem o Espírito Santo e são enviados. Vossa Santidade nos convida, neste Ano da Fé, a permanecermos firmes à luz da fé, pois "se tirarmos a fé em Deus das nossas cidades, enfraquecer-se-á a confiança entre nós, apenas o medo nos manterá unidos, e a estabilidade ficará ameaçada" (LF 55), pois "graças à fé, compreendemos a dignidade única de cada pessoa" (LF 54).

Frio e chuva nos acompanharam ao longo dos primeiros dias da JMJ. Foi uma surpresa para essa cidade conhecida pelo sol e pelo calor. Porém, eu aprendi que essa chuva mansa é a chamada "criadeira", pois faz brotar a semente lançada na terra. Depois vem o sol, que continua a missão de fazer crescer. Assim também esta JMJ: no início a chuva e o frio, demonstrando que nesse mundo que muitas vezes parece frio, a chuva faz com que brote a semente do Evangelho. Agora, como acontece agora, com a luz e o calor do sol, temos certeza de que esses brotos crescerão e as pessoas iluminadas pelo Cristo, luz do mundo, sairão por todos os cantos do planeta contagiando a todos com o calor da Boa Notícia: Deus ama a todos e nos quer seus filhos! No campo da fé as sementes foram lançadas, e regadas e sob a luz do sol elas brotam e crescem e darão seus frutos no seu devido tempo.

O símbolo desta Jornada é um coração, dentro do qual se encontra a imagem do Cristo Redentor. O coração do discípulo que bate no compasso do Mestre. No centro de cada coração reina o Redentor, que sempre está de braços abertos para nos acolher. Obrigado, Papa Francisco, por ser os braços e o coração de Cristo durante esses dias. A passagem de Vossa Santidade pelas ruas dessa cidade acenando e abençoando a todos foi um anúncio de Paz! A figura do homem de batina branca acolhendo e abraçando a todos, doando-se a cada um é uma visão que conservaremos nessa cidade, e que nos convidará a sermos ainda mais empenhados na construção da paz.

Já estamos com saudades dos momentos passados entre nós, confirmando-nos na fé. Sentimos que segunda-feira irá faltar alguém muito importante e próximo de nós! Alguém que nos fez muito felizes e se aproximou de cada um com suas palavras e seus gestos. Mas Vossa Santidade nos anunciou Jesus Cristo. Ele permanece conosco e nos faz unidos, mesmo de longe. Agora é necessário que partamos com a missão de anunciar e reanunciar a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo, para que, por Ele fascinados, os jovens O testemunhem e anunciem, atuando, lá onde estiverem, como sal, luz e fermento do Reino de Deus. Como os apóstolos em torno a Pedro que avisou que ia pescar (Jo 21, 3), Santo Padre, também nós dizemos: "Nós também vamos contigo". Iremos contigo às ruas, às periferias, ao excluídos! Nós encontramos o Senhor no caminho ao partir o pão e ao escutar a Sua Palavra (Lc 24, 32), e aqueceu o nosso coração. Experimentamos o chamado do Senhor, "vinde, meus amigos!" Agora chegou o momento de dizer, Papa Francisco: Envia-nos! A JMJ nos pede: "sejam missionários!" E nós, com certeza, Santo Padre, iremos responder: "Eis-nos aqui, envia-nos" (cfr Is 6,8.)