No mês de setembro nos colocamos numa atitude mais amorosa e atenta para com Deus, que nos fala e educa. É o mês da Bíblia. Um mês para nos tornar cada vez mais entusiasmados por esta fonte de vida e de verdade. A Bíblia venceu e vence os tempos sem envelhecer. É um livro que fala a todas as situações e a todas as pessoas, as quais, milhões já beberam e continuam a beber dessa fonte inesgotável de comunicação. A Bíblia ensina como viver melhor o Projeto de Deus. Deus se fez Palavra: "O verbo se fez carne e estabeleceu sua morada no meio de nós" (Jo 1, 14). Palavra que é pessoa viva e sempre presente.
A Bíblia é eficaz. Não apenas aura passageira e ocasional refrescando os corações. Ela vem e transforma. "A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até a divisão da alma e do espírito, até as articulações e a medula. É capaz de julgar os pensamentos e as intenções do coração. Não há criatura que fique oculta à sua presença" (Hb 4, 12-13).
A Bíblia é o LIVRO DA VIDA. Vida de Deus que se manifesta no seu Projeto de Salvação, e Vida do povo que busca nela o sentido de sua própria história. A leitura da Bíblia leva necessariamente a atitudes. Cada leitura é um Deus que nos fala para agir. Há três passos a serem seguidos: o primeiro é a difusão da Bíblia. Levar o povo a valorizar este livro sagrado. O segundo passo é a sua leitura comunitária, fazendo com que as pessoas leiam e discutam o seu conteúdo em busca de vivência. O terceiro passo deve ser a leitura orante da Bíblia, que leva a uma comunhão maior e mais afetuosa com o Deus que fala e se revela. "Da mesma forma como a chuva e a neve, que caem do céu e para lá não voltam sem antes molhar a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, a fim de produzir semente para o semeador e alimento para quem precisa comer, assim acontece com a minha palavra que sai de minha boca: ela não volta sem efeito, sem ter realizado o que eu quero e sem ter cumprido a missão para a qual eu a mandei" (Is 55, 10-11). "Toda escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, o homem de Deus estará capacitado e bem preparado para toda boa obra" (2tm 3, 16-17).
Hoje muito se enfatiza a frase de Hebreus: "Jesus Cristo é o mesmo: ontem, hoje e sempre" (Hb 13,8). Jesus Cristo é uma presença viva e atuante na história. A identidade de Cristo permanece sempre a mesma. Cristo não é um objeto descartável, nem uma verdade que passa. É uma pessoa. É Deus, é homem. É a síntese mais admirável da história. Nele se uniram Deus e o homem. O eterno e o temporal. O in-finito e o finito. E pessoalmente. Por isso, Cristo não pode passar e nem se desgastar. Ele é a permanência. Em duplo sentido: enquanto permanece conosco até o final dos tempos (Mt 28,20), e enquanto permanece sempre o mesmo.
Jesus Cristo é a dimensão da história e a dimensão da humanidade. Porque é a dimensão de Deus. E é por isto que Ele é o sentido completo de tudo e de todos. Basta abrir a Bíblia. Multiplicam-se os títulos para dar mensagens. Afirmações que são uma verdadeira teologia existencial. Aceitar o Cristo é dizer-lhe um sim em totalidade.
(fonte: De Evangelização e vida – Arquidiocese de Juiz de Fora – setembro 1996)