Profundo da realidade humana. Com isto o sofrimento passa a ser expressão visível de amor até às últimas consequências.

superar situações extremas de sofrimento. Somos iguais nos prazeres e nos sofrimentos, na perfeição e nas imperfeiçoes, uns mais e outros menos. Tudo isto fazendo parte do mistério da vida humana, que deve ser encarado com discernimento, equilíbrio, coragem e vontade de vencer. O importante é não perder o rumo da história. Uma é a prática do amor, da doação, da partilha e de atos com responsabilidade; outra, como ofensa ao Criador, é a prática do ódio, da vingança e do desrespeito. A via da cruz pode ser um grande caminho de libertação, porque supõe a interiorização do amor.

Sido fácil Cristo, na cruz, dizer aos carrascos: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34). Portanto, a cruz é um desafio, pois ela exige despojamento do poder sem objetivos altruístas e conquista do bem pelo caminho do bem.

ser momento de cruz, principalmente por não conseguir visualizar um candidato que seja confiável. Seu voto pode ser causador de sofrimentos e de muitas cruzes durante mais quatro anos.

É difícil compreender o fato de um instrumento de tortura, Quem ama de verdade, como o fez Cristo, é capaz de Duas coisas devem pesar na consciência de todos nós:

Não é fácil amar a quem nos ofende, como não deve ter Para muitos cidadãos honestos, uma simples eleição pode

Dom Paulo Mendes Peixoto