Reunião com secretários-executivos dos regionais da CNBB acontece de forma on-line

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, realizou uma reunião on-line na segunda-feira, dia 4 de maio, com os secretários-executivos dos regionais da entidade. Participaram também o subsecretário-geral, padre Dirceu de Oliveira; o subsecretário adjunto de pastoral, padre Marcus Barbosa; o ecônomo da CNBB, monsenhor Nereudo Freire Henrique, e o consultor de gestão de processos na CNBB, José Bezerra Luna.

Segundo dom Joel, a reunião esteve embasada em quatro pontos principais: humano, pastoral, administrativo e social. Ele explicou que junto com os secretários pôde fazer uma avaliação do quadro atual de pandemia no país e como a Igreja está lidando e participando ativamente no cuidado aos mais necessitados. “De nossa parte coube ressaltar a importância de se manter o isolamento social e orientar para que este ano não haja mais nenhum encontro de forma presencial”, destacou.

Na ocasião, os secretários-executivos tiveram a oportunidade de compartilhar suas realidades locais e falar sobre como cada regional tem lidado com as novas ferramentas de trabalho. Dom Joel destacou que, ao ouvir os relatos, pôde notar que grande parte dos regionais conseguiu se adaptar ao teletrabalho e manter suas reuniões de forma on-line. “Há ainda alguns, aqueles mais distantes geograficamente, que enfrentam certas dificuldades operacionais, mas temos discutido e pretendemos encontrar meios para que continuem a dar andamento aos trabalhos”, destacou dom Joel.

O irmão Sílvio da Silva, secretário-executivo do regional Oeste 1, afirmou que essa reunião, em especial, o marcou bastante. “Mesmo diante das grandes dificuldades vividas nesse momento, nós tivemos a oportunidade, juntamente com o secretário-geral, de ver a realidade do Brasil de ponta a ponta e observar como a Igreja está presente na vida das pessoas”, disse.

O secretário-executivo disse, ainda, que a reunião trouxe uma oportunidade de reflexão muito grande sobre a solidariedade exercida pela Igreja e pela sociedade nesta época de pandemia. “A gente vê despertar nas comunidades uma solidariedade que antes não víamos ou talvez já estivesse sempre presente, mas dada a movimentação para lá e para cá, nós não percebíamos que o nosso povo, que os nossos cristãos, que a sociedade em si é solidária”, comentou.

“Pudemos falar o que pensamos e o que sentimos a respeito da nossa igreja, da nossa ação como CNBB. Penso que esse respeito que a CNBB tem para com o nosso trabalho é o que nos dá força para continuar”, completou irmão Silvio.

Por fim, sobre a parte administrativa, dom Joel destacou que os participantes conversaram sobre leis trabalhistas e como os regionais estão organizando internamente seus processos e gestão de pessoas durante o período de pandemia.