Diocese de Rio Grande (RS) lança programa “É tempo de Cuidar” com 4 projetos

A motivação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para a Campanha “É tempo de cuidar” impulsionou a diocese de Rio Grande para a construção de um plano de ação neste tempo de pandemia. Na quinta-feira, 30 de abril, a diocese anunciou o programa, que será desenvolvido a partir de quatro projetos: Apóstolos, Comunhão Fraterna, Fração do Pão e Perseverantes na Oração.

Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande.

Dom Ricardo explica que o programa foi construído com diversas lideranças diocesanas através de reuniões online e está previsto para acontecer de hoje (1º de maio) até o dia 31 de julho, ou seja, durante três meses. Isso por entender que “estamos vivendo esta indefinição e que talvez tenhamos um novo panorama.

Por isso, em três meses, saberemos se devemos prorrogar o projeto ou diminuir a intensidade”, ressalta dom Ricardo. A diocese de Rio Grande integra seis municípios, que através de 12 paróquias, atende mais de 290 mil habitantes. No local, a abertura das igrejas está prevista para o dia 14 deste mês, apesar de ainda não haver previsão para o início das celebrações de missas.

O programa de ação emergencial prevê inicialmente o projeto Apóstolos, que quer garantir que a Igreja seja um centro de acolhida e informações. Para isso, tem como meta informar sobre o Covid-19 e dar as condições de proteção contra o contágio, através da confecção de máscaras, plantão de informações, visitas nas periferias levando máscaras para famílias carentes e distribuição de álcool em gel nas paróquias.

Saiba mais: https://cnbbsul3.org.br