(EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA)

1.º) IR À MISSA AOS DOMINGOS (PRECEITO DE DIREITO DIVINO: 3.º MANDAMENTO DO DECÁLOGO).

2.º) À MEDIDA DO POSSÍVEL, NÃO SE ESQUIVAR DE ATENDER ÀS DEMANDAS CRIMINAIS (PRECEITO DE DIREITO DIVINO POSITIVO: MT 25, 36).

3.º) AUXILIAR OS POBRES, PREFERIDOS DE JESUS (LC 4,18), PATROCINANDO-LHES AS CONTENDAS GRATUITAMENTE, À MEDIDA DO POSSÍVEL.

4.º) ENVIDAR ESFORÇOS EM PROL DA CONCILIAÇÃO ENTRE SEU CLIENTE E A OUTRA PARTE NO PROCESSO, DESDE QUE NÃO SE VULNERE A JUSTIÇA COMUTATIVA.  

5.º) SER HUMILDE NO FALAR E, PRINCIPALMENTE NO ESCREVER, A FIM DE QUE AS PESSOAS SIMPLES CONSIGAM COMPREENDER AS PETIÇÕES, AS CONTESTAÇÕES, OS APELOS E OS PARECERES

6.º) RESPONDER COM GENEROSIDADE ÀS CONSULTAS JURÍDICAS DE SEU BISPO OU DE SEU PÁROCO.

7.º) TODO DIA REZAR AO MENOS UM PAI-NOSSO E UMA AVE-MARIA, PEDINDO A INTERCESSÃO DE SANTO IVO (PADROEIRO DOS ADVOGADOS).

8.º) REZAR AO MENOS UMA AVE-MARIA OU UMA SALVE-RAINHA (“ADVOGADA NOSSA”) IMEDIATAMENTE ANTES DA AUDIÊNCIA, IMPETRANDO A INTERCESSÃO DE SANTO IVO, A FIM DE QUE A CAUSA SEJA JULGADA COM JUSTIÇA.  

9.º) INSCREVER-SE EM ASSOCIAÇÃO DE ADVOGADOS OU DE JURISTAS CATÓLICOS.

10.º) NUNCA DEIXAR DE SER ESTUDANTE DE DIREITO, RECICLANDO-SE DIA A DIA.


Edson Luiz Sampel
Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (da Arquidiocese de São Paulo). Autor, entre outros livros, de "Católico até debaixo d'água" (Editora LTR).