A Baixa Idade Média, que compreende o período entre os séculos XI e XIV, foi uma época marcada por crises no Papado, guerra contra os turcos no Oriente ( veja as Cruzadas ), o apogeu do feudalismo e a época gloriosa dos cavaleiros medievais. Mas devemos lançar um olhar sobre o que de bom esse período trouxe para a humanidade como as grandes Ordens Religiosas dos dominicanos e dos Franciscanos, as grandes universidades com a De Oxford, de Paris e de Praga entre outras, o auge da vida monástica com destaque para o célebre Mosteiro de Cluny, na França, o apogeu do Papado sob Inocêncio III, as grandes catedrais que foram erguidas nos séculos XII e XIII como a de Notre Dame de Paris, a de Colônia, na Alemanha, a de Milão e outras tantas na Itália. A partir do final de 1200 e durante todo o século de 1300 as construções das catedrais são feitas em estilo gótico com torres semelhantes a agulhas altíssimas, e românico, embelezando as cidades e templos. As igrejas eram construídas com torres em forma de agulhas e pináculos. Foi a  época dos grandes pintores como Giotto, de poetas como Petrarca, Dante Aligheri, prosadores como João Bocaccio autor de "O Decamerão". Também se destacaram os grandes santos como São Francisco de Assis , São Domingos, São Boaventura, São Tomás de Aquino, São Bernardo, Santa catarina de Sena, São Luís IX da França, entre outros.

 

No meio da dificuldades desse tempo não podemos deixar de registrar o terrível flagelo que se abateu sobre a humanidade que foi chamado de "Peste Negra" surgida em 1348 e que durante dois anos ceifou milhares de vidas em toda a Europa. Em 1350, quando ela desapareceu a Europa e o Oriente estava, arrasados como que após uma guerra. O despovoamento só foi compensado após duas ou três gerações.

 

Também não podemos deixar de registrar alguns acontecimentos que marcaram a Baixa Idade Média como por exemplo a invenção da pólvora pelos chineses por volta do ano 1100: uma mistura explosiva de enxofre, salitre e carvão vegetal. Mais tarde o inglês Roger Bacon mencionou a sua existência na Europa, em 1249. Seu uso nas guerras já no final da Idade Média irá mudar bastante o panorama das batalhas. Em 1346 surgiram os primeiros canhões de guerra. A bússola magnética surgiu em 1180. Mais tarde ela seria de extrema importância para as viagens marítimas nos tempos dos descobrimentos. Em 1249 apareceram os óculos e em 1291 surgiram os primeiros espelhos. Em 1335 apareceram os primeiros relógios mecânicos. No século XIII o italiano Marco Polo  empreendeu uma viagem ao desconhecido Extremo Oriente onde chegou até a China. Este fato foi importante para o estabelecimento do comércio entre os europeus e orientais  ( Índia, China e Japão). Contudo o homem medieval mantinha a crença de que a terra era plana e que havia um grande abismo além do mundo conhecido de então que era a Europa, o Norte da África e o Oriente. Julgava-se que o no imenso oceano, além dos mares conhecidos, habitavam enormes monstros marinhos e por isso era perigoso arriscar-se além do horizonte conhecido.

 

Todo esse cenário serve para nos mostrar como foi essa época na história da humanidade. Já no final da Idade Média, a parir de 1400 a mentalidade havia mudado bastante e o tempo medieval dava lugar aos anseios de mudanças para a humanidade.