No próximo dia 17 de Abril, o Seminário Maior de Lamego acolhe as I Jornadas JurídicoPastorais, evento organizado pela Vigararia Judicial da Diocese de Lamego.

O tema destas Jornadas é “O matrimónio e a família: aspectos bíblicos e canónicos” e insere-se, não só no tema do Plano Pastoral deste ano da Diocese de Lamego (“Ide e construí com mais amor a família de Deus”), mas também no caminho de oração e reflexão para o qual o Papa Francisco convocou toda a Igreja no percurso sinodal que esta está a viver.

O primeiro a intervir nas Jornadas será o Sr. D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, que refletirá sobre os aspectos bíblicos do matrimónio e da família. A sua intervenção terá início pelas 10h00, após a apresentação das Jornadas, que está a cargo do Sr. Cón. Doutor Joaquim Assunção Ferreira, Vigário Judicial da Diocese de Lamego. A reflexão do Sr. D. António Couto ganha especial relevo no momento presente, pois a Sagrada Escritura, da qual é eminente especialista, constitui a base fundamental e imprescindível para uma reflexão séria e construtiva sobre o tema do próximo Sínodo de Bispos.

Após um breve intervalo, terá lugar a intervenção do Rev. Pe. Doutor Ricardo Alves Ferreira, Vigário Judicial do Tribunal Patriarcal de Lisboa, sobre os aspectos canónicos do matrimónio.

Após o almoço, o Mons. Fernando Dias de Miranda, Vigário Judicial do Tribunal Interdiocesano Vilarealense abordará o tema “O Tribunal Eclesiástico ao serviço da pastoral diocesana”, intervenção que procurará informar os presentes sobre os mecanismos concretos para articular a pastoral matrimonial e familiar com o funcionamento do Tribunal Eclesiástico.

A entrada para estas Jornadas é livre e gratuita (excepto o almoço). Para quem desejar almoçar no Seminário, requer-se uma inscrição, que pode ser feita junto da Cúria Diocesana de Lamego (por telefone: 254612147) ou junto dos organizadores (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; telemóvel: 938776398).