O segundo dia da visita ad limina teve o seu início com a celebração da eucaristia na Basílica São Pedro, na capela do túmulo do apóstolo, às 7h30m. Dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba e presidente do Regional presidiu a celebração. Destacou a importância do momento para a comunhão eclesial e a manifestação da fidelidade ao sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI, com o qual os bispos hoje se encontrarão. Foi recordado os três bispos falecidos desde a última visita ad limina: Dom Eliseu, Dom Olívio Fazza e Dom Domingos Gabriel Wisnieswski.

Tribunal da Assinatura Apostólica

        As 9h30m os bispos foram recebidos no Tribunal da Assinatura Apostólica, pelo Cardeal, recém-criado Raymond Leo Burke, Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, o qual acolheu a todos e apresentou alguns livros sobre questões canônicas.

        Dom Frans Daneels acolheu e agradeceu pelo interesse dos bispos do Brasil por visitar o Tribunal. Falou da importância dos tribunais interdiocesanos e de instrutores bem preparados nas dioceses. Apresentou observações sobre os tribunais interdiocesanos de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá, tendo como base os relatórios enviados. Quando se referiu ao tempo do trâmite da causas afirmou que, justiça lenta ou justiça atrasada, já é uma injustiça. Concluiu dizendo que está muito contente com o interesse dos bispos do Paraná e que os Tribunais Eclesiásticos caminham bem.

 

        Em nome dos bispos do Paraná Dom Getúlio fez a seguinte saudação: ¨ Saúdo cordialmente Vossa Eminência, em nome de todos os bispos do Paraná, e agradeço a acolhida neste palácio da Chancelaria, o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica. Todos nós somos felizes de transmitir os nossos parabéns ao Senhor pela nomeação a Cardeal da Santa Igreja Romana.

        Saúdo também o Excelentíssimo Secretário, Dom Frans Daneels, os prelados auditores, os promotores de justiça, os defensores do vínculo, os oficiais e demais Colaboradores deste Tribunal Apostólico.

        O Regional Sul II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, abrange o Estado do Paraná, tem 18 dioceses organizadas em quatro Províncias Eclesiásticas e a Eparquia Ucraniana católica.

       A visita a este Supremo Tribunal tem por finalidade precípua manifestar o Vínculo de comunhão entre nós Bispos e o Santo Padre no exercício do poder judiciário na Igreja. Somos, em nossas Dioceses, os Juízes natos, aqueles que devem julgar e zelar pela reta administração da justiça. Nesta oportunidade queremos manifestar o compromisso de fidelidade ao magistério do Santo Padre, no exercício da justiça em todo o nosso regional.

        Este vínculo de comunhão teve uma bela demonstração no apoio decisivo e seguro que o Supremo Tribunal nos deu, para que a justiça seja mais próxima dos fiéis, quando aprovou a nossa iniciativa na ereção dos tribunais interdiocesanos em cada uma das quatro Províncias do Regional.

        Até o ano de 1999, no nosso Regional havia somente o Tribunal Eclesiástico Regional de Curitiba. Aquele tribunal agia com coragem, determinação, compromisso com o magistério da Igreja e a justiça na verdade. Mas, como as distâncias são enormes o acesso aos fiéis era muito difícil, chegando a mais de 650 km da sede do Tribunal. No ano de 1999 - 2000, com o apoio deste Supremo Tribunal foi aprovada a ereção do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Londrina, com jurisdição sobre a Província Eclesiástica de Londrina. No ano de 2007 pedimos a aprovação para a fundação do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Maringá, com jurisdição sobre a Província de Maringá e, no mesmo ano, o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Cascavel, com jurisdição sobre a Província de Cascavel.

       Todos estes tribunais foram erigidos com o apoio seguro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica. Esta estrutura judiciária organizada no regional tornou a atividade institucional da Igreja nos tribunais mais próxima dos fiéis.

Outro ponto importante e que viemos agradecer é a vigilância exercida por este Egrégio Tribunal sobre a reta administração da justiça, conforme o art. 121 da Constituição Apostólica Pastor Bonus. Esta atividade tem feito com que os Tribunais Interdiocesanos se mantenham na reta observância da lei processual e no direito substantivo; fez com que os tribunais sob a nossa responsabilidade se mantenham fiéis a doutrina do magistério pontifício e na procura da verdade objetiva, certos que a verdade é o fim do processo, como disse o Servo de Deus João Paulo II.

        Fizemos um grande esforço para ter os oficiais em todos os tribunais, como exige a lei, porém não é fácil encontrar as pessoas preparadas e aqueles que querem preparar-se através do estudo do Direito Canônico. Da nossa parte, há o compromisso de continuar a preparar sacerdotes e leigos na ciência canônica para o solícito funcionamento dos Tribunais Eclesiásticos, como nos pediu o Santo Padre Bento XVI.

        Concluo com um convite em nome de todos os Bispos do Paraná a Vossa Eminência. No próximo ano, entre os dias 11-15 de julho, acontecerá o encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas e dos Servidores dos Tribunais do Brasil na cidade de Londrina, em nosso estado. Será para todos nós uma grande alegria que o Senhor queira cortesmente aceitar o convite de participar e fazer uma conferência neste encontro. Será também um momento importante para manifestar a comunhão que existe entre todos os bispos, os Tribunais Eclesiásticos e o Santo Padre, através de vossa Eminência, Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.

        Por último, pedimos a bênção de vossa eminência para os Vigários Judiciais, Juízes e outros oficiais dos nossos tribunais, para que se mantenham, apesar das dificuldades, no amor pela verdade, ponto de encontro entre o direito e a pastoral, como nos exortou o Santo padre Bento XVI¨.

 

       O Sr. Cardeal agradeceu pelo belo discurso de Dom Getúlio e vai olhar com carinho o convite feito pelos os bispos do Paraná. Novamente enfatizou a alegria pela presença dos bispos do Paraná.