Pe. Valdir Luiz Koch

Ao darmos início a mais um ano novo e retormar-mos os trabalhos de Evangelização na paróquia Catedral Sagrado Coração de Jesus, nos perguntamos sobre quem vai realizar estes trabalhos pastorais, serviços, organização de eventos em prol da construção e manutenção da estrutura física e da organização administrativa da paróquia?

Antes de responder este questionamento é importante lembrar que a Igreja é de instituição divina, (cf. Mt 16,18) fundada por Jesus Cristo, e que tem como missão principal levar todas as pessoas à salvação. Somos inseridos na Igreja Católica, na Igreja de Cristo, através do sacramento do Batismo, que gera em todos nós batizados vínculos sobrenaturais que são uma participação no Mistério de Cristo e que nos faz co-responsáveis com Cristo para construir a nossa salvação e dos nossos irmãos na fé.

A Igreja é sacramento, ou seja, Cristo atua no mundo, por meio de sua Igreja que conserva e anuncia a Palavra de Deus e administra os Sacramentos para dar continuidade a missão de Jesus de salvar a humanidade. A Igreja é conduzida pelo Papa e os Bispos, que são sucessores dos Apóstolos, aos quais Cristo deu a Missão de "levar o Evangelho a todas as criaturas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo o que vos transmiti"(Mt 28,16).

Dito isso podemos começar a responder o nosso questionamento inicial dizendo que este trabalho de evangelização, de levar as pessoas à salvação, é realizado pelos cristãos batizados, na comunidade onde cada um participa dos Sacramentos, da Catequese e onde devolve o seu dízimo. Esta pessoa é chamada juridicamente de voluntário ou voluntariado, que no Brasil é regulamentado pela lei nº 9.608 de 18/02/98.

A partir do âmbito da fé, nós cristãos somos chamados a desenvolver um trabalho voluntário como co-responsáveis com Cristo na missão de salvar as pessoas. Devemos olhar o trabalho voluntário a partir do maior e principal mandamento deixado por Jesus Cristo: "amai-vos uns aos outros como eu vos amei" ou a partir da regra de ouro que nos diz: "tudo que você quer que os outros te façam, faça você a eles", a partir do princípio da dignidade humana : "tudo o que vocês fizeram a um destes pequeninos foi a mim que o fizestes".

Dentro da Igreja temos vários tipos de trabalhos voluntários, que chamamos de "ministérios", ou seja, serviços que realizamos em favor do Reino de Deus: ministério do catequista, do Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, de Coroinhas, do agente de pastoral, de música, de leitor, de membro dos Conselhos Pastorias e Administrativos (CPP e CAEP), para as obras sociais, etc.

Você querido fiel, é chamado por Cristo a colocar-se ao seu serviço nesta grande missão de levar as pessoas à salvação. Jesus precisa de você. Ele te diz: "vem e segue-me e eu te farei pescador de homens(  ); "seu nome está escrito no livro da vida ( )". Deus quer também o dízimo do seu tempo, dos seus talentos, da vocação que Ele te confiou, para colocá-los a serviço da comunidade, para edificá-la, para que ela seja o verdadeiro Corpo místico de Cristo, constituído de membros fortes, vivos, atuantes e co-responsáveis.

Venha participar conosco desta grande missão que Cristo confiou a todos nós como Povo de Deus, que pertencem à linhagem dos filhos de Deus, que como comunidade possui os meios da salvação (Sacramentos) e que como sociedade procura agir de maneira unitária e organizada!

ANEXOS:

O Voluntariado é via de mão dupla: o voluntário doa e recebe. Ele doa seu tempo e talento, mas recebe o contato humano, a convivência com pessoas diferentes, muitas oportunidades de viver outras situações e experiências, aprendendo coisas novas, além da satisfação de se sentir útil. No voluntariado todos ganham: o voluntário, os grupos atendidos pelo trabalho voluntário e a própria comunidade.

O amor tem pouco a ver com merecimento. O amor não é um premio que se dá aos bons, mas nasce da liberdade da pessoa que ama. Nós não amamos pessoas que achamos que merecem o nosso amor ou que seriam as melhores pessoas para amarmos e sermos amados, mas amamos porque amamos!

Jung Mo Sung, em "O Caminho Espiritual para a Felicidade".

 

Segundo a Wikipedia o "O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio pois o voluntário ajuda quem precisa contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário."

Historicamente o trabalho voluntário iniciou-se no Brasil através da fundação da Santa Casa de Misericórdia em 1543, na Vila de Santos na capitania de São Vicente (atual estado de São Paulo), onde  freiras e leigos impulsionados por preceitos religiosos, ofereciam alimentos e cuidavam da saúde dos internos gratuitamente. Dessa forma, expandiu-se o trabalho voluntário exercidos pelos leigos. Nos séculos XVII e XVIII, a maioria das entidades filantrópicas de que se tem registro era ligada à Igreja Católica.

De acordo com o ISER (Instituto de Estudos de Religião), 22,6% dos adultos no Brasil doam alguma parte do tempo para realizar ações voluntárias em instituições ou para ajuda de pessoa física fora de suas relações mais próximas.

O perfil do voluntário é o do brasileiro médio, do cidadão comum, de diversas idades, rendas, níveis educacionais e filiações religiosas. A média de horas dedicadas aos serviços voluntários é de 74 horas por ano ou de 6 horas mensais.

Das atividades realizadas, 58% se realizam em instituições religiosas e 16,7% na área de assistência social. A área da saúde recebe apenas 6,5% de dedicação.

Dessas ações, mais da metade estão ligadas à manutenção cotidiana da infra-estrutura das organizações como: trabalho em escritório, manutenção das dependências e outros serviços gerais, que não requerem maiores qualificações por parte dos voluntários.

Os oito objetivos do Milênio, traçados pela ONU em 2000, inclui a participação do trabalho voluntário:

a) Erradicar a extrema pobreza e a fome; b) Atingir o ensino básico universal c) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; d) Reduzir a mortalidade infantil; e) Melhorar a saúde materna; f) Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; g) Garantir a sustentabilidade ambiental; h) Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

Lista de pessoas da comunidade de Paulo

1. Barnabé (At 4,36-37; 1Cor 9,6): era proprietário de um campo e depois adotou a vida de artesão itinerante para sustentar sua missão.
2.Febe (Rm 16,1-2): diaconisa em Cencréia, dispunha de recursos para ajudar muitos
cristãos e foi a portadora da Carta de Paulo aos Romanos.
3.Talita ou Dorcas (At 9,36): fazia muitas obras boas e distribuía fartas esmolas.
4.Maria mãe de Marcos (At 12,12): possuía uma casa suficientemente ampla para abrigar a comunidade e tinha empregada a seu serviço.
5.Jasão (At 17,5-9): hospeda os missionários em sua casa em Tessalônica.
6.As mulheres gregas de alta posição (At 17,12).
7.Filemon é dono de escravos e sua casa é bastante ampla para acomodar a reunião da
comunidade e receber hóspedes (Fm).
8.Gaio (Rm 16,23; 1Cor 1,4): acolhe em sua casa toda a comunidade de Corinto.
9. Ninfa (Cl 4,15): em sua casa se reúne a comunidade de Colossos.
10.Cloé (1Cor 1,11): o pessoal de sua casa provavelmente eram serviçais.
11.Cornélio (At 10,1): centurião em Cesária.
12.Crispo (At 18,8; 1Cor 1,4): chefe da sinagoga de Corinto.
13.Sérgio Paulo (At 13,7): procônsul da Ilha de Pafos.
14.Erasto (Rm 16,23): tesoureiro da cidade de Corinto.
15.Lídia (At 16,14): comerciante de púrpura em Filipos.
16.Priscila e Áquila (At 18,1-3; Rm 16,3-5; 1Cor 16,19): fabricantes de tendas, a mesma
profissão de Paulo.
17.Tércio (Rm 16,22): copista, secretário de Paulo.
18.Lucas (Cl 4,14; Fm 24): médico
19.Carcereiro (At 16,33): ele e toda a sua casa.
20.Rode (At 12,13): criada da casa de Maria, mãe de Marcos.
21.A jovem escrava em Filipos (At 16,16).
22.Onésimo (Fm).
23.Ampliato (Rm 16,8): seu nome é o de escravo latino comum.
24.Alguns da casa de Cloé (1Cor 1,11): provavelmente escravos.

 

Voluntário virtual; Voluntário presencial;  Voluntário de campanhas; Voluntário capacitador ou facilitador;  Sócio voluntário.