PRESIDENTE OU PRESITDENTA?

Dom Benedicto De Ulhoa Vieira*

Agora, que pela primeira vez o Brasil tem na Presidência da República uma mulher, não é novidade que haja quem pense que se deverá expressar a ela num falso feminino - ou seja, "presidenta". Se não estou enganado (o que é muito possível) no próprio dia da posse - 1º de janeiro - houve quem dissesse num discurso: "presidenta"!

Os dicionários Houaiss e Aurélio registram este dissonante feminino "presidenta". A revista Veja (edição 2204 de 16.022011) cita entre aspas a senadora Marta Suplicy que, saudando a atual ocupante da Presidência da República, usou o infausto termo "presidenta". E a revista, com espírito zombador, pospõe ao nome dela, evidentemente feminino, os termos: "descontenta, impacienta, tenenta, pacienta, adolescenta e clienta"! (pág 52). Dói nos ouvidos. Ainda bem que a revista o faz para evidenciar o linguístico desuso.

A palavra "presidente" é do verbo latino "praesidere" - cujo particípio presente é "praesidens" que em português é presidente, aquele que preside. Por ser verbo, não tem feminino. Tanto o homem, como a mulher que preside é presidente.

Outra observação é a respeito da nossa língua. Não sei se é desprezo da língua ou ignorância. Mesmo pessoas que escrevem nos jornais parece que não conhecem as regras gramaticais ou, se as conhecem, não amam a língua, que herdamos dos portugueses. Como exemplo do descuido ou desconhecimento da gramática é a colocação dos pronomes oblíquos. Até artigos de jornal andam "pecando" contra as regras de nosso idioma.

Lembro-me dos Padres belgas e holandeses, nossos professores no Seminário Menor, que nos corrigiam, quando errávamos ao falar, perguntando-nos: "Você não ama sua língua?". Assim nos estimulavam a corrigir nosso falar despertando o brio patriótico de respeito ao nosso idioma português.

Voltando ao início, pergunto ao leitor amigo: como você diria à Sra. Dilma, quando S. Excia. vier a Uberaba: "Sra. Presidente ou Presidenta"?

Não é implicância de velho, mas amor de quem se orgulha da beleza de seu idioma.

*Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.