São quatro os princípios básicos que norteiam a proposta de um pôster:

Proximidade: itens relacionados entre si devem ser agrupados e aproximados uns dos outros, para que sejam vistos como um conjunto coeso e não como um emaranhado de partes sem ligação. Itens ou conjuntos de informações, sejam textuais ou formais, que não estão relacionados entre si devem estar próximos; isto oferece ao receptor (leitor) uma pista visual imediata da organização e do conteúdo da comunicação visual. Quando vários itens estão próximos entre si, eles se tornam uma unidade visual e não várias unidades separadoras. Assim como na vida, a proximidade implica em uma relação. Várias coisas acontecem quando elementos similares são agrupados em uma unidade. O conjunto da página fica mais organizado. É possível saber por onde começar a leitura e onde terminá-la. Fica clara a valoração dos conteúdos: quais os principais, secundários, terciários, etc... Além disso, o espaço em branco (o fundo, o contorno dos elementos formais) também fica mais organizado.

Alinhamento: nada deve ser posicionado ao acaso em um pôster; cada elemento deve ter uma conexão visual com outro e/ou com os demais elementos do conjunto. Isto propicia a limpeza e clareza gráfica. Segundo o princípio do alinhamento não se pode simplesmente jogar as coisas na página nos lugares onde haver espaço. O posicionamento deve ser pensado, estudado. Espaços podem permanecer vazios e em nada desmerecer a proposta final do conjunto.

Repetição: a repetição de elementos formais, como cor, formas, texturas, dimensões, ajuda a criar uma organização e fortalece a unidade do conjunto. O elemento repetitivo pode ser uma fonte em negrito (bold), um fio (linha) grosso, algum sinal de tópico, um elemento formal, relações espaciais... Pode ser qualquer item que se julgar importante. Em princípio sempre usamos repetições: quando criamos títulos com tamanho e peso iguais, quando usamos o mesmo sinal de tótico em uma listagem referente ao trabalho. O que os iniciantes precisam fazer é ir mais além, seguindo esta mesma idéia, ou seja, precisam transformar a repetição imperceptível em um elemento chave visualmente que sirva para dar unidade ao conjunto. Repetir é enfatizar.

Contrataste: o objetivo do contraste é evitar elementos meramente similares em uma proposta de mensagem visual. Se os elementos: tipo de letra, cor, tamanho, espessura da linha, formas, espaços, etc... Não forem os mesmos, mas simplesmente aproximados, diferencie-os completamente, é este o segredo, segundo o princípio do contraste. Se eles diferirem um pouco, mas não muito, não acontecerá o contraste, mas sim um conflito. O contraste costuma ser a mais importante atração visual de uma mensagem visual. São dois os objetivos do contraste: destacar um ponto focal e auxiliar na estruturação do conjunto.