REDAÇÃO OFICIAL

CARACTERÍSTICAS

Correção:

Uma comunicação oficial constitui um documento. É indispensável, portanto, que seja escrita segundo a norma culta, isto é, a língua considerada padrão pelos gramáticos.

Mas não basta conhecer as regras. Importa, sobretudo, aplicá-las.

Um trabalho bem escrito deverá observar as normas para acentuação gráfica, concordância, regência, pontuação, etc. No entanto, é fundamental não esquecer as demais características de um bom texto oficial, a seguir especificadas.

Objetividade:

Ao redigir um texto oficial, sua criatividade terá que se exercer no sentido de encontrar meios de expressão independentes de emoção e de tudo que revele constrangimento para "tocar no assunto" ou de de envolvimento positivo ou negativo (apreciação exagerada ou aversão a pessoas ou planos).

Dependendo da natureza do assunto, uma boa contribuição para objetividade é dividir o texto em itens e até em sub-ítens.

Também anexar quadros e sinopses, principalmente quando há vários dados numéricos a mencionar, pode contribuir para uma comunicação mais clara.

Clareza:

Objetividade e clareza - duas características que se associam principalmente na redação oficial. Você já notou que certos textos, mesmo tratando de assuntos simples (como o pedido de aquisição de uma calculadora eletrônica para o serviço de contabilidade de um órgão público), podem gerar dúvidas quanto à interpretação?

Isto pode acontecer quando o redator não conhece bem o assunto ou as implicações de ordem econômica, administrativa ou política de um texto e, receoso de errar, escreve além do necessário. Resultado:o texto parece uma densa floresta, em que se emanharam, por exemplo, justificativas, propósitos e solicitações. Difícil saber onde quer chegar o remetente da mensagem.

Um conselho prático: antes de escrever, arrume suas idéias, fazendo um esquema ou simplesmente uma lista de idéias que precisam ser colocadas no papel. Depois agrupe-as de acordo com a relação existente entre elas, para que no texto fiquem também associadas.

Precisão:

Não apenas os instrumentos funcionam à base de precisão. A comunicação, principalmente a dos tipos oficial e técnico, para ser eficaz, isto é, para atingir seus objetivos, tem que ser precisa.

Se você não empregar as palavras e expressões exatas para a situação, a resposta ou a atitude conseqüente também não corresponderá à expectativa.