Uma redação é composta principalmente de idéias claras e objetivas. Aqui daremos uma forma de exemplo que facilitará a confecção de redação.

Primeiro exemplo teremos:

Assunto > Vestibular.

Delimitação: Fatores que levam os jovens ao vestibular.

Objetivo: enumerar (pela ordem de importância) os fatores que levam os jovens ao vestibular.

Quadro de idéias:

- Processo por um posição social.

- Concretização de um ideal.

- Solidificação de uma carreira profissional.

 

Tendo em mente este pequeno esquema inicia-se a confecção propriamente dita do "Texto", onde terá um tema provisório "Vestibular: um desafio".

 

Eis um exemplo breve de redação deixado por um aluno de Jesuânia-MG:

 

O vestibular é um período de transição a que os jovens se submetem. Almejar uma posição social é, muitas vezes, uma utopia para os candidatos menos aplicados. torna-se uma dificuldade cada vez maior pensar em alcançar tal meta. Talvez pela displicência da formação e preparação do próprio indivíduo.

Por outro lado a concretização de um ideal depende intimamente desta aparente barreira, que se torna desafio e uma luta. O vetsibular é, pois, um meio pelo qual seleciona-se o futuro profissional. O campo de profissões encontra-se restrito para os que não fixam seus objetivos, isto é, concretizar uma idéia é fator prepoderante para o sucesso. Todavia, torna-se necessário que o jovem se esforce, pensando único e exclusivamente em vencer os obstáculos que, porventura, possam aparecer e aparecerão. A realização daquilo que s eprocura é algo que traz satisfaão ao nosso íntimo e incentiva com maior tenacidade o progresso profissional que se torna vida e não apenas algo a fazer.

Outro fator que conduz o jovem a prestar o vestibular, além da procura de uma posição na sociedade, é a própria solificação da carreira profissional, uma vez que "o trabalho dignifica o homem". Uma perfeita sintonia da correlação estudo/prática evidencia um bom profisional, este, com a glorificação que recebe da sociedade, é reconhecido e valorizado. Mas não esperando este reconhecimento, mas deixando que ele aconteça como que pela sua própria vivência. O mercado de trabalho (emprego) exige dos candidatos um aperfeiçoamento técnico que é peculiar nos exímios já citados.

Em suma, o vetsibular é um método, um tanto rudimentar para classificar os futuros trabalhadores; porém, é necessário, visando sempre enaltecer os que se destacam. Por isso, recorda-se o pensamento de Horácio: "Este modus in rebus: em tudo deve haver um termo". ...