Venezuela se prepara para acolher o 4º Congresso Missionário Americano 

 

“Discípulos Missionários de Jesus Cristo em um mundo secularizado e pluricultural".

Entre 26 de novembro a 1º de dezembro de 2013, será realizado o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4 – Comla 9) convocados pela Conferência Episcopal Venezuelana e organizados pelas Pontifícias Obras Missionárias e a Arquidiocese de Maracaibo, reunindo quatro mil missionários oriundos de toda a Igreja, entre locais e de todo o continente.

Os congressos missionários são marcados pela necessidade de oferecer às forças missionárias do continente um espaço propício para partilhar e aprofundar a reflexão, a espiritualidade e as vivências missionárias. Voltam-se à necessária e permanente renovação do compromisso das Igrejas do Continente, chamadas a realizar a missão do Senhor para além de suas próprias fronteiras geográficas, culturais e religiosas.

Para tanto, a comissão metodológica formada estabeleceu estratégias que permitem aos congressistas aprofundarem-se nos eixos temáticos do Congresso Missionário Americano: Discipulado, Conversão, Secularização, Pluriculturalidade e Missão Ad Gentes.

Conheça o Hino oficial do CAM 4 - Comla 9

Conferências Principais

 

Feitas por especialistas, as conferências são exposições que contemplam as linhas fundamentais da reflexão que o Congresso quer oferecer ao continente e à Igreja Universal. Com cerca de uma hora de duração, estão programadas para as manhãs de quarta-feira do dia 27 e quinta-feira de 28 de novembro de 2013.

Painéis

Reúnem peritos que promovem discussões para obter um panorama sobre a diversidade das opiniões expostas durante o congresso. São painéis a serem formados por membros convocados pela Comissão de Metodologia do Congresso durante os dias de sua realização.

Fóruns temáticos

Os fóruns temáticos vêm da experiência desenvolvida em congressos anteriores, tratando-se de debates guiados por especialistas, dirigidos aos que chegam a conclusões que fazem avançar a reflexão. Para o CAM 4-Comla 9 foram estabelecidos 22 fóruns temáticos:

1. Infância e Adolescência Missionária: sujeito e futuro da missão.

2. O desafio das culturas juvenis com a missão da Igreja.

5. A identidade missionária da escola católica.

7. Novas estruturas de organização pastoral para a missão permanente em e desde a América.

8. Centralidade da Palavra de Deus na missão da Igreja.

9. A inculturação da liturgia.

10. Evangelização e ideologias políticas.

11. Evangelização na pós-modernidade.

12. A integridade da criação.

13. O anúncio de Jesus Cristo nas culturas afro-americanas.

14. O anúncio de Jesus Cristo nas culturas indígenas.

15. Religiosidade popular, caminho de evangelização.

16. Evangelizar as culturas urbanas: do templo a casa.

17. O compromisso Ad Gentes da Igreja em e desde a América.

18. Profecia e martírio na América.

19. O desafio missionário da mobilidade humana.

20. Diálogo e anúncio aos incrédulos.

21. O rosto cristão da Ásia.

22. Missão e Ecumenismo.

Estes fóruns temáticos serão realizados durante as tardes de quarta-feira dia 27 e quinta-feira 28 de novembro de 2013. Para participar, os missionários devem escolher o fórum ao formalizar a sua inscrição no Congresso.

A Igreja no Brasil participará do CAM 4 – Comla 9, com uma delegação de pelos menos 160 pessoas. As vagas foram distribuídas entre os Conselhos Missionários Regionais (Comires), organismos e forças missionárias. As inscrições estão sedo efetuadas através das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília (DF).

Mais informações, o evento disponibiliza o endereço  http://www.venezuelacam4.org.ve/ para acesso em espanhol, inglês, português e francês, com atualizações, inscrições e contatos com seus organizadores.

Fonte: Imprensa CAM 4 - Comla 9. Tradução: Cecília de Paiva

*************************************

 

Sede Missionária das POM na JMJ Rio 2013 

 

Por João Guilherme de Mello Simão   

09 / Jul / 2013 13:33

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) estarão presentes na JMJ Rio 2013 com uma Sede Missionária na cidade de Niterói (RJ), a partir do dia 23 de julho. Desde o ano passado, as POM vêm organizando uma atividade muito especial para a 26° edição das JMJ Rio 2013. Por ocasião da JMJ em Madrid, no ano de 2011, a Juventude Missionária do Brasil enviou uma delegação para participar das atividades, em parceria com a Comissão de Juventude da CNBB e visitar a Sede Missionária da JMJ em Madrid, trabalho realizado pelas POM na Espanha. Aproveitando a oportunidade fez também uma “sondagem” especial no intuito de repetir a proposta no Rio de Janeiro.

Depois de um longo tempo de reflexão, estruturação do projeto, divisão das atividades, viagens ao Rio de Janeiro, reuniões com o Comitê de Organizador Local (COL) da JMJ, preparou-se uma programação especial que inclui, um Encontro Internacional da Juventude Missionária (23/07); Exposição "Maria Mãe de todos os Povos" (23 a 26/07); Exposição "Por uma Igreja toda Missionária" (23 a 26/07); Adoração Eucarística e Espiritualidade Missionária (23 a 26/07). Além disso, as POM tambémestarão presentes na Feira Vocacional que acontece entre os dias 23 a 26 de julho, com mais de 100 expositores, na Quinta da Boa Vista.

A Sede Missionária tem por objetivo proporcionar a todos os peregrinos a oportunidade de fazerem uma reflexão missionária, a partir da dinâmica da missão Ad Gentes e conhecer as POM e suas atividades de animação e cooperação missionária na Igreja. Neste espaço, cada jovem terá a oportunidade de conhecer mais o trabalho missionário da Igreja, perceber a riqueza das culturas, partilhar sua caminhada com outros jovens e sair de lá com o coração batendo a mil para a Missão!

Já confirmaram presença, jovens ligados às POM de países como, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Peru, Venezuela, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Porto Rico, Republica Dominicana, Antigua e Barbuda, Estados Unidos, Espanha e Angola; além de materiais vindo de vários lugares do mundo. A Exposição "Maria Mãe de todos os Povos" reunirá Imagens e quadros de Nossa Senhora, Padroeira de vários países. Essa Exposição juntamente com as demais atividades programadas, com a presença de pessoas vindas de várias culturas representa uma grande riqueza. Esse intercâmbio e interatividade é algo a ser guardado para o resto da vida, mas também, ser partilhado com todo mundo.

A Juventude Missionária e as POM convidam para visitar a sua Sede Missionária, entre os dias 23 e 26 de julho, no Museu Solar do Jambeiro em Niterói (RJ), subsede da JMJ Rio 2013. Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel.: (61) 3340 4494

Conheça o Blog da Juventude Missionária

JMJ Rio 2013: Pontifícias Obras presentes na Feira Vocacional 

 

Por Assessoria de Imprensa   

09 / Jul / 2013 20:34

Durante a JMJ Rio 2013 as Pontifícias Obras Missionárias (POM) Brasil, além de oferecerem uma programação especial na Sede Missionária (para ver a programação, clique aqui), também estarão presentes na Feira Vocacional. Com mais de 100 expositores confirmados, a Feira acontece na Quinta da Boa Vista, entre os dias 23 a 26 de julho, das 8h às 20h.

Todos os peregrinos poderão participar do evento sem precisar de qualquer inscrição prévia. Confira abaixo, o artigo do padre Marcelo Gualberto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), sobre a participação das POM na Feira Vocacional.

As POM na Feira Vocacional

A presença das POM na Feira Vocacional durante a JMJ Rio 2013 vem atender à duas razões: dado à universalidade, uma das suas características fundamentais, as POM presentes em mais de 150 países, não poderiam ficar de fora deste ambiente onde a universalidade missionária é muito visível. Outra razão é apresentar as POM como espaço de animação missionária em cada país, conforme tanto deseja o Papa sinalizando a necessidade da missão universal nas igrejas locais.

Assim nossa presença na Feira vocacional é animar e despertar os jovens que por lá passarem, a verem a necessidade das outras Igrejas particulares espalhadas no mundo e se sentirem responsáveis em ajudar cooperando missionariamente com elas. Uma vez que somos irmãos, chamados cristãos, a minha atuação não se resume só em minha realidade, mas no âmbito Católico - Universal.

Mas afinal, o que é a Feira Vocacional na JMJ? Trata-se de um local ideal para encontrar com a vontade de Deus. O primeiro critério na seleção dos expositores é que sejam instituições religiosas com dimensão internacional. De acordo com o padre Leonardo Lopes, membro do Setor de preparação pastoral da JMJ Rio 2013 e coordenador da Feira Vocacional, o principal objetivo é dar aos peregrinos de outros países, a possibilidade de aprofundar sua experiência com Deus depois da Jornada. "Além disso, como há muitos estrangeiros na Jornada, queremos que ao voltar para seus países de origem, eles possam continuar a ter contato com os institutos que estiveram aqui", explicou. Estão confirmados 16 movimentos, 20 novas comunidades, 23 ordens religiosas masculinas e 44 ordens religiosas femininas.

A grande quantidade e diversidade de ordens, movimentos e comunidades participantes mostra a riqueza da Igreja, conforme explica o padre Leonardo. "Nós queremos mostrar em primeiro lugar, a riqueza do dom de Deus que é abundante ao chamar e mostrar os caminhos. Em segundo lugar, a riqueza do que é a Igreja onde sempre tem espaço para todos. O serviço é uma resposta pessoal. Você não é obrigado a entrar em um único caminho. A Igreja respeita muito a individualidade da pessoa, essa diversidade. É um sinal de riqueza contar com todos esses carismas e inspirações".

Todos os públicos

Os estandes vocacionais não são a única atração da Feira. O peregrino poderá passar o dia inteiro no local. Há desde estruturas de catequese, praça de alimentação e restaurantes com o menu do peregrino, até tendas de DJ’s para balada jovem e evangelização 180º, com esportes radicais como escalada e tirolesa.

A Quinta da Boa Vista abrigará ainda, metade dos 100 confessionários desenhados especialmente para a Jornada, além de uma tenda de 600 m² para adoração ao Santíssimo Sacramento. O Papa Francisco vai confessar cinco jovens no local na sexta-feira, dia 26.

Está programada também uma atividade nas tendas a cada meia hora, com testemunhos, palestras e apresentações musicais. O local é de fácil acesso por trem, metrô e ônibus.

Confira a programação da Sede Missionária das POM na JMJ Rio 2013

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel.: (61) 3340 4494

Pe. Marcelo Gualberto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

****************************

Papa concede indulgência para participantes da JMJ Rio 2013

 

Por Assessoria de Imprensa   

09 / Jul / 2013 21:23

O Papa Francisco promulgou o decreto que concede indulgência aos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). De acordo com o texto do decreto, a indulgência pode ser recebida por todos aqueles que participarem da JMJ, até mesmo espiritualmente. O decreto foi assinado em 2 de julho pela Penitenciaria Apostólica.

O decreto explica que será concedida a Indulgência parcial aos fiéis, onde quer que se encontrem durante a Jornada. Para isso, os jovens precisam rezar pelas intenções do Sumo Pontífice elevando fervorosas orações a Deus, concluindo com a oração oficial da Jornada Mundial da Juventude. Os fiéis devem invocar a Santa Virgem Maria, Rainha do Brasil, sob o título de "Nossa Senhora da Conceição Aparecida", bem como aos outros patronos e intercessores da Jornada a fim de que estimulem os jovens a se fortalecerem na fé e a caminharem na santidade. Os jovens também devem se confessar e comungar.

Veja abaixo a íntegra do decreto

Penitenciaria Apostólica

Rio de Janeiro

Decreto


Concede-se o dom das Indulgências por ocasião da "XXVIII Jornada Mundial das Juventude", que será celebrada no Rio de Janeiro durante o corrente Ano da Fé.

O Santo Padre Francisco, desejando que os jovens, em união com os fins espirituais do Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI, possam obter os frutos esperados de santificação da "XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebrará de 22 a 29 do próximo mês de Julho, no Rio de Janeiro, e que terá por tema: 'Ide e fazei discípulos por todas as nações' (cfr. Mt 28, 19)", na Audiência concedida no passado 3 de junho ao subscrito Cardeal Penitenciário-mor, manifestando o coração materno da Igreja, do Tesouro das satisfações de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Beatíssima Virgem Maria e de todos os Santos, estabeleceu que todos os jovens e todos os fiéis devidamente preparados pudessem usufruir do dom das Indulgências como determinado:

a) Concede-se a Indulgência plenária, obtenível uma vez por dia mediante as seguintes condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice) e ainda aplicável a modo de sufrágio pelas almas dos fiéis defuntos, pelos fiéis verdadeiramente arrependidos e contritos, que devotamente participem nos ritos sagrados e exercícios de piedade que terão lugar no Rio de Janeiro.

Os fiéis legitimamente impedidos, poderão obter a Indulgência plenária desde que, cumprindo as comuns condições espirituais, sacramentais e de oração, com o propósito de filial submissão ao Romano Pontífice, participem espiritualmente nas sagradas funções nos dias determinados, desde que sigam estes ritos e exercícios piedosos enquanto se desenrolam, através da televisão e da rádio ou, sempre que com a devida devoção, através dos novos meios de comunicação social;

b) Concede-se a Indulgência parcial aos fiéis, onde quer que se encontrem durante o mencionado encontro, sempre que, pelo menos com alma contrita, elevem fervorosamente orações a Deus, concluindo com a oração oficial da Jornada Mundial da Juventude, e devotas invocações à Santa Virgem Maria, Rainha do Brasil, sob o título de "Nossa Senhora da Conceição Aparecida", bem como aos outros Patronos e Intercessores do mesmo encontro, de modo a que estimulem os jovens a se fortalecerem na fé e a caminharem na santidade.

Para que os fiéis possam mais facilmente participarem destes dons celestes, os sacerdotes, legitimamente aprovados para ouvir confissões sacramentais, com ânimo pronto e generoso se prestem a acolhê-las e proponham aos fiéis orações públicas, pelo bom êxito desta "Jornada Mundial da Juventude".

O presente Decreto tem validade para este encontro. Não obstante qualquer disposição contrária.

Dado em Roma, na Sede da Penitenciaria Apostólica, no dia 24 de Junho do ano do Senhor de 2013, na solenidade de São João Batista.

Cardeal Manuel Monteiro de Castro
Penitenciário-mor

Mons. Krzysztof Nykiel
Regente

Fonte: Rádio Vaticano

**********************

São Paulo realiza 3º Encontro Regional da IAM

 

Por Assessoria de Imprensa   

09 / Jul / 2013 20:09

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Estado de São Paulo realizou, neste fim de semana, dias 05 a 07 de julho, o seu 3º Encontro Regional (ERIAM). O evento reuniu em Joanópolis, diocese de Bragança Paulista, cerca de 300 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, mas participaram também pelo menos, 70 assessores e animadores.

Os trabalhos foram assessorados pela coordenadora da IAM do Regional Sul 1 da CNBB, Nádia Maria da Silva Fusinato, e pelo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti. As reflexões giraram em torno do tema: "Infância e Adolescência Missionária: 170 anos de amor e compromisso à Missão”, e lema "IAM, jovens missionários do amanhã". Cinco oficinas de trabalho aprofundaram o estudo sobre: a realidade missionária; teatro de fantoches; espiritualidade missionária; carisma da IAM e o Papa; e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Além disso, os assessores da IAM no Estado receberam orientações da parte da coordenação. À noite os participantes recitaram o terço missionário caminhando pelas ruas da cidade e em seguida, houve uma confraternização para marcar os 170 anos de fundação da IAM.

Outro momento marcante aconteceu no domingo pela manhã com uma ação conhecida por Bate-lata de Jesus onde as crianças e adolescentes caminharam pelas ruas de Joanópolis. O Encontro encerrou com a missa na matriz, que incluiu testemunhos missionários e o envio. Cada um levou para casa uma vela como sinal de luz para continuar firmes na missão.

Segundo padre Camilo Pauletti, de modo geral, “o Encontro foi muito proveitoso. A presença de 22 dioceses mostra que, o Regional tem uma força grande nas crianças e adolescentes. Um encontro desses, anima e dá força para continuar a caminhada, mas é possível crescer mais e envolver outras pessoas nesta Obra”, avaliou.

O secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, enviou uma mensagem aos participantes. O mesmo gesto foi repetido por dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí e referencial para a missão no Regional Sul 1. Parte da mensagem do bispo dizia: “Vocês são pequenos e grandes missionários, quem se apaixona por Jesus Cristo, deve anunciá-lo”. O bispo de Bragança Paulista, dom Sérgio Aparecido Colombo, também marcou presença e deixou sua mensagem de apoio ao trabalho.

Alagoas realiza encontro estadual de formação para assessores da IAM 

 

Por Assessoria de Imprensa   

08 / Jul / 2013 21:48

A província eclesiástica de Maceió (AL) realizou nos dia 5 a 7 de julho um encontro de formação para assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). A formação contou com a participação de 37 pessoas das dioceses de Penedo, Palmeira dos Índios e Arquidiocese de Maceió.

Assessorou os trabalhos, o secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros que, na ocasião abordou temas como, Encontros de Lideranças Mirins (ELMI), metodologia utilizada pela IAM, programação do Ano da IAM no Brasil, IAM da América a serviço da Missão e comunicação missionária.

"O estado de Alagoas vem desenvolvendo trabalhos positivos dentro das paróquias, dioceses e províncias. Neste ano principalmente, mesmo com dificuldades, os grupos existentes estão procurando viver o carisma da IAM”, disse Elisabete Ferraz, coordenadora estadual da IAM em Alagoas. “Enfim, com o Ano da IAM, estamos procurando, cada dia mais, nos alimentar e fortalecer, como sinal do sagrado que é Cristo Jesus, para celebrar com alegria os próximos anos", relatou a coordenadora.

O coordenador arquidiocesano da IAM em Maceió, Amaro Jorge da Silva, revela que, “um dos aspectos importantes do Ano da IAM na arquidiocese deverá ser o despertar nos padres para o valor e a importância da Obra. As celebrações deverão também, motivar os leigos, os jovens e as crianças para o trabalho com a evangelização na missão em cada paróquia".

Marta Lúcia Silva Costa, coordenadora diocesana da IAM em Palmeira dos Índios informou que, naquela diocese, dom Dulcênio Fontes de Matos tem valorizado o trabalho da IAM nas diversas paróquias. “Quanto à importância do Ano da IAM para a diocese nota-se que vem acontecendo paulatinamente. Esperamos mudanças por parte dos párocos e um novo crescimento", disse.

No sábado houve, no Seminário Maior Provincial, em Maceió, uma missa de ação de graças pelos 50 anos de vida sacerdotal do monsenhor Delfino que foi o fundador da IAM no Estado de Alagoas.

___________________

 

Assessoria de Imprensa das POM
www.pom.org.br
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3340-4494