---

METROPOLITA TARASIOS COM FRANCISCO

METROPOLITA TARASIOS COM FRANCISCO

Depois de participar na última reunião do Santo sínodo do Patriarcado Ecumênico, em 07 de julho de 2015, o Metropolita Tarasios retornou à América do Sul e, como Exarca do Patriarca Ecumênico, S. Santidade Bartolomeu I, juntou-se à comitiva de Bispos na viagem do Papa Francisco à Bolívia e ao Paraguai. S. Eminência participa na intensa agenda de visitas do Papa Francisco que chegou nesta sexta-feira (10) …

Leia mais.

---

ATENGORAS DE
CONSTANTINOPLA: O PACIFICADOR

ATENÁGORAS DE CONSTANTINOPLA: O «PACIFICADOR»

Na última terça-feira, 07 de julho de 2015, completou-se 43 anos do adormecimento em Cristo do grande Patriarca Atenágoras de Constantinopla (Ioannina, 1886 - Istambul, 1972), naquela sexta-feira em que deu seu último suspiro no Hospital de Valoukli Town, com semblante calmo e sereno, entregando sua alma a Deus, a quem amou e serviu ao longo de toda a sua vida. …

Leia mais.

O CANTO LITRGICO NA
TRADIO BIZANTINA GREGA: QUANDO A VOZ MASCULINA CANTA DEUS.

«O CANTO LITÚRGICO NA TRADIÇÃO BIZANTINA GREGA: QUANDO A VOZ MASCULINA CANTA DEUS».

A música litúrgica no Oriente desenvolveu-se sobretudo sob o ponto de vista vocal. São as vozes dos cantores, geralmente homens, e muitas vezes as de todo o povo, que marcam o desenrolar-se da liturgia. Testemunhos do canto litúrgico, ou se quisermos da liturgia cantada, na tradição bizantina grega encontram-se já nos textos dos Padres a partir do IV século. É …

Leia mais.

---

ASSEMBLEIA GERAL INTERPARLAMENTAR DA ORTODOXIA
(AIO)

ASSEMBLEIA GERAL INTERPARLAMENTAR DA ORTODOXIA (AIO)

(Orthodoxie.com) De 25 a 29 de junho passado, em Viena (Áustria), teve lugar a 22ª Assembleia Interparlamentar da Ortodoxia (AIO). O evento contou com a participação de grande número de representantes das diversas comunidades ortodoxas do mundo inteiro, de delegações parlamentares de 26 países e grupos de membros de parlamentos de diversos outros países. A cerimônia inaugural aconteceu em Viena, na antiga …

Leia mais.

---